Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI CURUMIM
Quarta, 26/01/2022

EMEI CURUMIM

EMEI CURUMIM
Endereço: Rua Paraíba, 280 – Bairro Marília
CEP: 17.509-060
Fone: (14) 3433-3461
E-mail[email protected]
Diretor(a): Elaine Cristina Cirino Funchal de Oliveira
Aux. de Direção: Jéssica Larissa Gomes Mariucio
Coordenador(a): Eula Aparecida Ferreira
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral

 
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
17/10/2024
As materialidades da beterraba
Inicialmente nesta vivência, as crianças usaram conchas de metal para manipular a meleca de beterraba. Atraídos pela cor e textura da meleca os pequenos aos poucos deixaram os utensílios de lado para sentir de forma plena a sensação gelatinosa da mistura que pintava de vermelho intenso os seus delicados dedinhos.
10/06/2024
Marcas em um dia ensolarado
Em uma tarde de sol, as crianças do Nível I - C puderam experienciar gelos feitos com água e corantes alimentícios. Observaram, manipularam, sentiram a temperatura, experimentaram e deixaram suas marcas feitas com o gelo no papel.
09/04/2024
Vivenciando novas experiências
Nossos primeiros meses na escola foram permeados de emoções, novas brincadeiras e muitas descobertas, onde as cores, os cheiros, os sons, os objetos e materiais vão sendo dia a dia desvendados por olhos e ouvidos atentos, mãozinhas ágeis e um corpo que experimenta e sente tudo ao seu redor, tudo isso acompanhando de sorrisos e até mesmo choros.
E nessa interação entre adultos, crianças e o meio ambiente os pequenos vão crescendo e se desenvolvendo, por isso as brincadeiras e interações vivenciadas na educação infantil são tão importantes para o desenvolvimento das crianças.
13/11/2023
As descobertas de Lucas e Alicia
Numa bonita manhã de sol, a turma do Nível I-A vivenciou uma rica experiência: gelo com pigmentos naturais! Que delicia. Alicia e Lucas realizaram suas investigações ao explorar gelos com pigmentos naturais. Ao tocar e sentir a textura e o sabor, realizaram novas descobertas ampliando suas aprendizagens!
03/10/2023
Parece Mágica!
A textura curiosa da amora chama atenção dos bebês, que agora passam a experimentar também com seus corpos. Com suas mãos, aperta a amora que rapidamente passa a colorir suas mãos. Parece mágica! Minhas mãos mudaram de cor. Que gosto será que tem? Vou colorir minha boca também. Quanta alegria... Quanta novidade. E muitos olhares de curiosidade!
05/09/2023
Delícias de laranja
Temática: Delícias de laranja

Em uma tarde ensolarada a professora Magali ofertou delícias de laranja, em diversas formas (cortada, com casca, em tiras), na diversidade apresentada Catarina encontrou algo que a instigou muito. Uma laranja inteira, sem a casca, mas ainda não dava para comer. Catarina pesquisou de diversas formas a fruta, tentou provar, tentou apertar, mas não conseguiu seu suco tomar. Intrigada solicitou a ajuda da educadora Marli, que depois de fazer um furinho, apertou a laranja e prontamente fez o suco sair. Catarina ficou encantada e provou uma delicia de laranja direta da fruta.
28/08/2023
Aromas, cores e sabores
As crianças do Nível II-A encontram-se na fase objetal manipulatória, por meio da qual exploram o mundo através do contato oral realizando novas descobertas. Assim, envolveram-se nesta rica proposta sensorial, explorando a gelatina descobrindo suas cores, aromas e sabores. 
Nesta vivencia, através de um espaço previamente organizado de forma intencional, foi disponibilizado uma bacia cheia de gelatina, como também utensílios de cozinha, despertando a curiosidade dos pequenos e instigando-os a tocar, provar  o sabor, brincar e se lambuzar, possibilitando a elas o despertar de diferentes sensações como a de sentir a temperatura, a textura, o cheiro e o gosto desse alimento, ampliando o conhecimento do mundo ao seu redor.
03/07/2023
Dando asas à imaginação
Considerando a importância de que as crianças explorem diferentes riscantes e riscadores, foram propostas pela professora Cristiane da turma de nível I-D, vivências tendo como temática a cultura popular: “Festa Junina’. Nesta vivência em questão, as crianças realizaram a confecção de balões de garrafa pet explorando a tinta guache, estimulando assim os sentidos, e auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora fina, incentivando na percepção das cores e desenvolvendo a criatividade e da imaginação. Facultando assim, o acesso dos pequenos à cultura em sua forma mais elaborada, e propiciando que participem de forma ativa de seu processo de aprendizagem.
“O objeto não existe sem a brincadeira, não se faz sem o corpo e a imaginação, não tem o caráter de narrativa sem o brincar.”
(Gandhy Piorski-p.61)
06/06/2023
As cem linguagens do lado de fora
Durante a “Semana do Brincar”, as crianças estiveram em contato com a natureza, por meio das experiências sensoriais e diversidade sensorial dos materiais, ampliando o repertório de elementos e recursos para o brincar e o aprender assim como a ampliação também das possibilidades de imaginação, criação, aprendizado e movimento.
Por meio da vivência: “Exploração de tintas naturais”, os pequenos exploraram a tinta de beterraba, realizando suas investigações e novas descobertas em contato com a natureza ao seu redor, intermediados pelas brincadeiras e interações.
08/05/2023
Para além da sala de aula: O contato com a natureza
Luna se encanta com as nuances que as folhas e as flores ganham com os contornos da luminosidade da mesa de luz. Uma folha seca prende sua atenção e se torna foco de sua pesquisa. Com um olhar atento e um toque preciso, ela amassa a folha o observa o que acontece.
Alice investiga o TAPETE SENSORIAL COM ELEMENTOS DA NATUREZA. Suas mãos se apoiam e sentem as diferentes texturas que ali se encontram. Com a mão esquerda, ela percebe as pequenas folhas finas e, num próximo gesto, sua mão direita percebe a rigidez de uma pequena casca de árvore, que mobiliza sua atenção e o movimento de seus dedos para percorrer aquele elemento.
17/04/2023
Período de Inserção
 O período de inserção é marcado pelo ingresso e/ou retorno das crianças em nossa escola. Durante este período, buscamos acolher as crianças e familiares respeitando seus direitos e oferecendo a todas as crianças possibilidades de viver, aprender, conviver e, ao mesmo tempo, singularizar-se.
Assim, considerando a ambientação e o acolhimento como pontos privilegiados de encontro entre a escola da infância e as famílias, oportunizamos a ampliação dos conhecimentos de forma colaborativa, iniciando nosso ano letivo conhecendo nossos bebês, e contando também com a presença dos pais em nossa escola, onde por meio de uma relação orgânica, demonstrando segurança, e acolhendo-os em suas necessidades, buscando estabelecer uma relação afetiva com as crianças e familiares