EMEI ESTRELINHA DOURADA
Terça, 25/01/2022
EMEI ESTRELINHA DOURADA
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua Álvaro Lourenço dos Santos, 159 – Bairro Jânio Quadros
CEP: 17511-723
Fone: (14) 3425-2270
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Lucilene Del Ciampo
Aux. de Direção: Amélia Cristina Marinho da Rocha
Coordenador(a): Débora Cristina Júlio Barro
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
CEP: 17511-723
Fone: (14) 3425-2270
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Lucilene Del Ciampo
Aux. de Direção: Amélia Cristina Marinho da Rocha
Coordenador(a): Débora Cristina Júlio Barro
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
05/11/2024
Semana da criança
No mês de Outubro comemoramos a semana das crianças. Nossos meninos e meninas tiveram a oportunidade de compartilhar vivências com todas as turmas, socializando e se divertindo com várias brincadeiras (brinquedos infláveis, festa neon, cineminha com pipoca, Festa com desfile a fantasia, cabelo Maluco, pula-pula (cama elástica), brincadeira com os Palhaços ”Estilingue e Cacareco”, músicas, danças, banho de lama, oficina de sllime e tinta, pintura facial, visita dos personagens infantis: Galinha Pintadinha, Minnie, Pepa-Pig e muito mais...
Brincar é o principal veículo para o desenvolvimento infantil, desenvolve a capacidade de relacionar consigo mesmo e com os outros, aprimora as habilidades motoras, o raciocínio, concentração, atribuindo significado as suas vivências, assumindo papeis e personagens, criando histórias, tramas e cenários para demonstrar seus sentimentos e reproduzir as vivências diárias.
Brincar é o principal veículo para o desenvolvimento infantil, desenvolve a capacidade de relacionar consigo mesmo e com os outros, aprimora as habilidades motoras, o raciocínio, concentração, atribuindo significado as suas vivências, assumindo papeis e personagens, criando histórias, tramas e cenários para demonstrar seus sentimentos e reproduzir as vivências diárias.
15/10/2024
“Entre linhas e tecidos – num cotidiano de uma infância viva”
Levando em conta os interesses e curiosidades das crianças do Maternal I A integral, a professora Vanessa Castro realizou uma observação cuidadosa das interações e brincadeiras das crianças com uma variedade de materiais e objetos. Durante essas propostas, percebeu a importância da socialização entre as crianças, que se manifestou nas trocas e colaborações durante as brincadeiras e explorações com os tecidos, despertando um espírito investigativo nas crianças, que exploraram diferentes texturas, cores e formas, promovendo não apenas o aprendizado sensorial, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras essenciais nesta fase. O assunto “Entre linhas e tecidos” foi selecionado como um direcionamento para as ações investigativas, uma vez que diversas propostas orientaram a turma. O interesse em explorar, sentir e pesquisar evidencia a capacidade da concepção infantil em desenvolver suas próprias teorias sobre as brincadeiras e experimentações com tecidos. Isso envolve todas as crianças de maneira curiosa, incentivando-as a explorar contextos com materiais que possibilitam sentir, criar, tecer, fiar, construir e organizar. Essa abordagem prática e interativa reforça a importância da exploração lúdica como um meio eficaz de aprendizagem e desenvolvimento integral na Educação Infantil.
11/10/2024
BRINCANDO COM TECIDOS
As brincadeiras musicais tem um papel fundamental na Educação Infantil e ao brincar com a música, utilizando tecidos, as crianças realizam o jogo simbólico, desenvolvendo a imaginação, a concentração, o raciocínio, a consciência corporal, a cooperação e a criatividade, fortalecendo assim, a interação entre elas. E com os tecidos em mãos, lá foi o Infantil I A da professora Michele, para mais um momento de brincadeira: “Pano encantado”!
02/07/2024
BRINCADEIRA CAMA DE GATO
A turma do Infantil II A integral explorou a brincadeira “Cama de Gato”, esta brincadeira têm como objetivo promover o movimento, desenvolvendo a autonomia e a identidade corporal das crianças, que aprendem a controlar seu corpo progressivamente. É uma atividade simples, que faz com que a criança adquira confiança descobrindo novas formas de se locomover. Cada criança procura uma estratégia para alcançar o objetivo de atravessar o espaço.
04/06/2024
Explorando cores e texturas com sal grosso colorido
Neste experimento as crianças do infantil II A tiveram a oportunidade de explorar uma bandeja de sal grosso colorido, o que proporcionou uma experiência sensorial rica e estimulante. Com essa atividade puderam sentir a textura do mineral, tendo a sensação tátil ao manipula-lo. A lupa foi o objeto que elas utilizaram para observar e descrever todas as diferentes formas do sal grosso. A experiência foi uma excelente oportunidade para trabalhar conceitos de cores e misturas, permitindo que as crianças observassem as mudanças que ocorrem quando as cores de sal são combinadas, promovendo a curiosidade e criatividade.
02/05/2024
Construções verticais
Levando em consideração os interesses e as curiosidades das crianças do maternal II A integral, a professora Sandra Paris, observou suas ações e construções com os mais diferentes materiais e objetos, a interação e a socialização com os pares, o envolvimento, a concentração e a constante pesquisa quando se trata das construções verticais.
A temática foi escolhida como uma abordagem para as ações investigativas, visto que parte da atividade guia da turma, o interesse por construir, comparar e pesquisar, nos mostra a potência do pensamento infantil em elaborar suas próprias teorias sobre as construções verticais, envolvendo todas as crianças de maneira curiosa a explorar contextos com materiais que possibilitem construir, sequenciar, empilhar, equilibrar, suspender e organizar.
A temática foi escolhida como uma abordagem para as ações investigativas, visto que parte da atividade guia da turma, o interesse por construir, comparar e pesquisar, nos mostra a potência do pensamento infantil em elaborar suas próprias teorias sobre as construções verticais, envolvendo todas as crianças de maneira curiosa a explorar contextos com materiais que possibilitem construir, sequenciar, empilhar, equilibrar, suspender e organizar.
01/04/2024
O Papel Transformador da Arte na Educação Infantil
06/11/2023
Conhecendo e criando com diferentes suportes e riscantes
Nosso cotidiano é permeado de descobertas e criações, possibilitando às nossas crianças desenvolver a imaginação e a criatividade por meio da linguagem artística.
Os encontros do Maternal I-B com diferentes suportes e riscantes tem possibilitado a livre expressão, a descoberta e atividade criadora!
Com progressiva autonomia nossas crianças tem vivenciado diferentes experiências artísticas e expressivas!
Os encontros do Maternal I-B com diferentes suportes e riscantes tem possibilitado a livre expressão, a descoberta e atividade criadora!
Com progressiva autonomia nossas crianças tem vivenciado diferentes experiências artísticas e expressivas!
04/10/2023
“Passeata - “Escola a favor da sustentabilidade”
Nossas educadoras, visando sanar um problema enfrentado diariamente, elaborou um projeto institucional usando evitar o descarte incorreto do lixo no terreno ao lado da nossa escola.
As crianças do Infantil I B elaboraram cartazes e um folheto orientativo e como ações de trabalho, realizaram uma passeata pelo bairro orientando os moradores, tendo a oportunidade de participar de forma ativa na sua constituição como cidadãos conscientes e “Parceiros a favor da sustentabilidade”.
As crianças do Infantil I B elaboraram cartazes e um folheto orientativo e como ações de trabalho, realizaram uma passeata pelo bairro orientando os moradores, tendo a oportunidade de participar de forma ativa na sua constituição como cidadãos conscientes e “Parceiros a favor da sustentabilidade”.
06/09/2023
O brincar desenvolvente
O brincar é a ação preferida do Maternal II A, grande entusiasta deste recurso que possibilita aprendizagens significativas e o mais importante: protagonismo das crianças, que através da roda de conversa ou de diversos momentos sugerem novas possibilidades de brincadeiras utilizando os mais diversos recursos materiais desde os mais convencionais, como bolas até colchonetes, cavalos, brinquedos de montar entre outros, em brincadeiras inovadoras.
A exploração dos elementos da natureza proporciona as crianças inúmeras possibilidades e brincadeiras; uma forma divertida de explorar as cores, texturas, cheiros e formas, além de trabalhar a concentração e a coordenação dos movimentos. Os conceitos de trabalho em equipe colaboram para uma aprendizagem muito importante, a partilhar dos elementos e objetos; afinal estamos possibilitando vivências que auxiliem as nossas crianças a viverem em sociedade.
A exploração dos elementos da natureza proporciona as crianças inúmeras possibilidades e brincadeiras; uma forma divertida de explorar as cores, texturas, cheiros e formas, além de trabalhar a concentração e a coordenação dos movimentos. Os conceitos de trabalho em equipe colaboram para uma aprendizagem muito importante, a partilhar dos elementos e objetos; afinal estamos possibilitando vivências que auxiliem as nossas crianças a viverem em sociedade.
02/08/2023
Projeto “Brasinha - Como evitar acidentes?”
Como culminância do Projeto “Brasinha - Como evitar acidentes?”, as crianças do Infantil II visitaram o Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Os meninos e as meninas ficaram entusiasmados com as cores do caminhão e o seu tamanho. Também conheceram o veículo do resgate, as funções de ambos e puderam retomar alguns conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto.
Os meninos e as meninas ficaram entusiasmados com as cores do caminhão e o seu tamanho. Também conheceram o veículo do resgate, as funções de ambos e puderam retomar alguns conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto.
07/07/2023
Projeto Investigativo: Os dinossauros já moraram em Marilia?
O projeto investigativo: “Os dinossauros já moraram em Marília?” surgiu da curiosidade da turma do Infantil I A, por ocasião da proximidade do aniversário de Marilia, promovemos uma roda da conversa com apreciação de fotos da cidade e as crianças demonstraram muito interesse pelas imagens em que aparecia o dinossauro utilizado como símbolo da nossa cidade, inclusive na capa do caderno de desenho. Este fato provocou a curiosidade delas em descobrir por que esse animal, que já está em extinção é um dos símbolos do nosso munícipio.
Na Semana do Brincar as crianças puderam experimentar como os paleontólogos trabalham. E assim, brincando, aprenderam que é necessário muito cuidado e habilidades manuais para recuperar os fósseis encontrados nas rochas e até no gelo.
Na Semana do Brincar as crianças puderam experimentar como os paleontólogos trabalham. E assim, brincando, aprenderam que é necessário muito cuidado e habilidades manuais para recuperar os fósseis encontrados nas rochas e até no gelo.
06/06/2023
Semana do Brincar na EMEI Estrelinha Dourada
Na semana de 22 a 28 de maio realizamos a “Semana do brincar”. Uma semana inteira voltada para o brincar. Esse ano nossa temática foi: “A NATUREZA NO BRINCAR”. Essa proposta visa estimular a conexão das crianças com o ambiente natural, despertando a curiosidade, criatividade e o cuidado com o meio ambiente. Nossas vivências foram planejadas pensando nas brincadeiras ao ar livre, explorando a natureza, os elementos naturais, as brincadeiras em grupo, visando a interação com outras turmas garantindo assim o direto do brincar das crianças.
Nossos meninos e meninas do Maternal II B e Maternal II A interagiram e brincaram no parque de “poções mágicas”. Foram ofertados para as crianças diversas especiarias como açafrão, café, beterraba em pó, canela em pó, alecrim em pó, camomila em pó, além disso, o ambiente foi organizado de forma intencional e atrativa para explorarem e imaginarem diversas situações do cotidiano. Organizamos o ambiente com panelas, colheres, baldes, copos, e é claro, muita água para as crianças usarem a imaginação!
Nossos meninos e meninas do Maternal II B e Maternal II A interagiram e brincaram no parque de “poções mágicas”. Foram ofertados para as crianças diversas especiarias como açafrão, café, beterraba em pó, canela em pó, alecrim em pó, camomila em pó, além disso, o ambiente foi organizado de forma intencional e atrativa para explorarem e imaginarem diversas situações do cotidiano. Organizamos o ambiente com panelas, colheres, baldes, copos, e é claro, muita água para as crianças usarem a imaginação!
20/04/2023
Vivência de integração
As aprendizagens essenciais (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) foram garantidas nessa vivência de integração de turmas (Infantil 2B e Infantil 1 A) com crianças de faixas etárias diferentes no dia 20/04/2023 com a organização do espaço em nichos com diferentes tipos de materiais não estruturados.
Nossos meninos e meninas demonstraram na convivência proposta, respeito mútuo, controle de conduta, atitudes de cooperação, iniciativa e participação, ampliando movimentos, gestos, formas de expressão e experiências emocionais, cognitivas, sensoriais e relacionais.
Nossos meninos e meninas demonstraram na convivência proposta, respeito mútuo, controle de conduta, atitudes de cooperação, iniciativa e participação, ampliando movimentos, gestos, formas de expressão e experiências emocionais, cognitivas, sensoriais e relacionais.
10/04/2023
Propostas Interativas
Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.
Acolher com humanidade foi o propósito da nossa EMEI nesse começo de ano e pensando nisso toda a equipe Estrelinha se mobilizou de forma a receber nossos pequenos com amor, segurança e empatia.
Ambientes previamente planejados e organizados, propostas interativas, atrativas e envolventes que transmitiram segurança e satisfação para nossas crianças e seus familiares, que também participaram desse momento, afinal, o período de inserção é um momento que deve acolher a todos.
01/03/2022
Período de inserção na EMEI Estrelinha Dourada
O início do ano letivo é marcado por um período que exige muito acolhimento, respeito e amor. A inserção da criança no contexto escolar precisa acontecer de forma prazerosa e afetiva, respeitando o tempo e necessidade de cada uma. É nesse período que os vínculos afetivos serão estabelecidos com as crianças e famílias.
Ao longo do mês de fevereiro nossas crianças vivenciaram momentos de muitas brincadeiras e interações, puderam explorar, conviver, conhecer-se, se expressar, brincar e participar de variadas vivências tornando esse momento inicial mais seguro, respeitoso e feliz para nossos meninos, meninas e famílias!
Ao longo do mês de fevereiro nossas crianças vivenciaram momentos de muitas brincadeiras e interações, puderam explorar, conviver, conhecer-se, se expressar, brincar e participar de variadas vivências tornando esse momento inicial mais seguro, respeitoso e feliz para nossos meninos, meninas e famílias!