EMEI IRMÃO MAURÍCIO
Sexta, 21/01/2022
EMEI IRMÃO MAURICIO
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua 21 de Abril, 03 – Bairro Maria Isabel
CEP: 17.515-220
Fone: (14) 3432-2307
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Célia Regina Damasceno Passos
Aux. de Direção: Eliane Prado
Coordenador(a): Aline Amorim Alexandre
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral
CEP: 17.515-220
Fone: (14) 3432-2307
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Célia Regina Damasceno Passos
Aux. de Direção: Eliane Prado
Coordenador(a): Aline Amorim Alexandre
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
09/06/2025
SEMANA DO BRINCAR
Vivenciamos alegres momentos na semana do brincar em nossa escola, cujo tema foi “Proteger o encantamento nas infâncias”.
Com a participação especial das ADEs Gláucia e Caroline tivemos a contação de história: Os três porquinhos com fantoches socializando as turmas N I A e N I B.
Em outro momento especial a auxiliar Marcela também participou tocando violão e cantando lindas músicas infantis para as duas turmas em diferentes horários.
O frescor da hortelã veio perfumar nosso dia de brincadeiras com cones e plantas, assim como brinquedos estruturados e não estruturados tiveram lugar onde a imaginação não conhece limites!
Em breve teremos registros de brincadeiras e passeios que as famílias fizeram participando também da semana do brincar!
Com a participação especial das ADEs Gláucia e Caroline tivemos a contação de história: Os três porquinhos com fantoches socializando as turmas N I A e N I B.
Em outro momento especial a auxiliar Marcela também participou tocando violão e cantando lindas músicas infantis para as duas turmas em diferentes horários.
O frescor da hortelã veio perfumar nosso dia de brincadeiras com cones e plantas, assim como brinquedos estruturados e não estruturados tiveram lugar onde a imaginação não conhece limites!
Em breve teremos registros de brincadeiras e passeios que as famílias fizeram participando também da semana do brincar!
22/05/2025
O Poder das brincadeiras
Assim que os materiais foram apresentados, as crianças se aproximaram com curiosidade. Sentaram-se juntas, exploraram os brinquedos com atenção e trocaram olhares, gestos e até brinquedos. Algumas crianças convidaram a professora para brincar, mostrando orgulho do que estavam construindo. Foi um momento alegre, de descobertas e muita interação.
22/05/2025
“BRINCADEIRA COM PANELINHAS”
Numa tranquila manhã de clima ameno, saímos para brincar no pátio 1 aberto com recursos variados de cozinha. As crianças que estavam com sono ficaram tirando um gostoso cochilo a céu aberto nos colchões. As que estavam despertas naquele momento se divertiram com os brinquedos em forma de panelinhas, xicaras, pratos e frutas coloridas, de variadas formas e tamanhos, dentre outros itens. Enquanto exploravam os brinquedos, a professora cantava músicas infantis para eles.
11/11/2024
Piquenique e sorbet de frutas vermelhas
A turma do nível I-E integral, da professora Camila teve a oportunidade de participar de uma atividade saborosa e muito refrescante. A professora organizou um piquenique delicioso e, com a ajuda das crianças, preparou um sorbet de frutas vermelhas. Ao chegarem no pátio e verem as bandejas com as frutas as crianças sentaram e começaram a comer, escolhendo e provando as frutas vermelhas que estavam dispostas em travessas de inox. Entre melancias, amoras, morangos e framboesas, elas se deliciaram e escolheram suas preferidas. Foi um momento muito especial, onde a professora e as auxiliares, junto com as crianças, puderam compartilhar e apreciar as frutas. Na hora de fazer o sorbet, as crianças participaram ativamente, ajudando a professora a colocar as frutas congeladas na máquina. As crianças adoraram fazer parte do processo de produção do sorbet. Seus olhos brilhavam de emoção e curiosidade, e as risadas eram contagiantes. Após a produção, as crianças tiveram a oportunidade de saborear o sorbet de frutas vermelhas que elas mesmas fizeram. Foi uma experiência incrível!
15/10/2024
Tinta natural com água da beterraba e pincéis de folhas e galhos.
Em uma manhã ensolarada, utilizei alguns materiais como a água da beterraba e alguns riscadores feitos com galhos e folhas. Logo que as crianças avistaram esses materiais, aproximaram-se e começaram a manuseá-los. Ao passo que manuseavam os materiais, ficavam encantados com a cor avermelhada da água da beterraba e com os galhos de árvores, nos quais misturavam um com o outro, às vezes passavam a mão na água da beterraba e logo em seguida passava a mão no chão, em outros momentos pegavam os galhos de árvores e os colocavam dentro da água de beterraba ou até mesmo levavam até a boca, tudo isso na maior diversão e interação.
14/10/2024
Exploração de tinta natural de beterraba
As crianças do Nível I - A tiveram a oportunidade de vivenciar momentos mágicos com as ações investigativas através de uma tinta natural de beterraba cremosa, quentinha e comestível. Onde puderam realizar suas descobertas sensoriais, utilizando o próprio corpo como suporte.
Foram tantos momentos especiais vivenciados pelas crianças, que as marcas gráficas dessa gostosa brincadeira investigativa ficaram por todas as partes, no corpo de cada criança, no tecido que forrava o chão, nas bandejas de experimentação, mas principalmente na memória e nos corações de todos nós que vivenciamos cada instante dessa grande aventura artística.
Foram tantos momentos especiais vivenciados pelas crianças, que as marcas gráficas dessa gostosa brincadeira investigativa ficaram por todas as partes, no corpo de cada criança, no tecido que forrava o chão, nas bandejas de experimentação, mas principalmente na memória e nos corações de todos nós que vivenciamos cada instante dessa grande aventura artística.
11/10/2024
Contexto investigativo: Experimentações com tintas e pigmentos naturais
A turma do Nível I-E, da professora Camila teve a oportunidade de participar de uma experiência envolvendo tintas naturais feitas com couve, colorau, açafrão e beterraba. No pátio 2 coberto, em cima de um tecido cru, as crianças experimentaram as tintas e exploraram os elementos naturais usados na produção das tintas, como folhas de couve inteiras e cortadas, e beterrabas inteiras e cortadas. Durante a atividade, as crianças usaram pincéis, broxinhas, talos de couve, além de suas mãos e pés. Foi uma experiência incrível, onde as crianças puderam expressar seus sentimentos e sensibilidade estética por meio da arte!
10/10/2024
EXPLORAR FARINHA DE TRIGO, FARINHA DE MILHO FLOCADA, SAGU E GELATINA
A professora Sandra Regina e a coordenadora Aline juntas organizam o ambiente para mais uma ação investigativa. No pátio 1 aberto sobre tiras de papelão funil, peneiras, colheres, farinha de trigo e de milho flocada, gelatina em pó e sagu. As crianças do Nível I D, prontamente aceitam o convite, foram chegando fazendo suas escolhas iniciando as investigações nas farinhas dentro das bandejas. As bolinhas de sagu, a farinha de trigo e a farinha de milho era um convite as experimentações. Como protagonistas de suas aprendizagens colocam em prática a criatividade e imaginação.
Apertam as bolinhas de sagu, sentindo a textura, observando o tamanho. Nesse laboratório de objetos que se misturam despertando sensações, sentem-a vontade para investigar com o corpo todo. Que delícia farinhas e sagu espalhadas pelo chão para esse corpo que almeja conhecer cada vez mais.
Apertam as bolinhas de sagu, sentindo a textura, observando o tamanho. Nesse laboratório de objetos que se misturam despertando sensações, sentem-a vontade para investigar com o corpo todo. Que delícia farinhas e sagu espalhadas pelo chão para esse corpo que almeja conhecer cada vez mais.
05/06/2024
CAIXAS E MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: UM MUNDO DE POSSIBILIDADES
Caixas, tecidos, tocos de madeira, cestos, cordas e um convite à exploração para a turma do Nível I B. Os bebês realizaram suas explorações das mais diversas maneiras, testando todas as possibilidades do brincar. Cestos que viram chapéus ou até mesmo máscaras, caixas que permitem entrar e sair, subir e descer, empurrar e até guardar os outros objetos.
Movimentos, interações entre os pares e com os objetos, explorações e investigações marcaram a tarde do Nível I B.
Movimentos, interações entre os pares e com os objetos, explorações e investigações marcaram a tarde do Nível I B.
07/05/2024
Garrafas Mágicas
No pátio da escola, as crianças se divertiram ao brincar com garrafas pet, água e tinta. Garrafas com água dispostas no tapete chamaram a atenção das crianças, que ao movimentarem as garrafas perceberam a transformação ocorrendo. Cada movimento realizado era um encantamento, as crianças percebiam que a água mudava de cor, esboçando sorrisos com as suas descobertas.
08/04/2024
Cilindros Vazados, Carretéis e Tules
Cilindros vazados, carretéis, tules e um mundo de possibilidades. Em cada descoberta magia e encantamento, explorações com as mãos, boca e todo o corpo. As crianças do Nível I – A exploraram todas as possibilidades com os materiais presentes, seus corpos sentiam todas as texturas, os furos dos cilindros, as curvas dos carretéis e o toque macio dos tecidos.
06/11/2023
Cones e rolos - possibilidades de descobertas
A professora do Nível I – C convidou as crianças para uma divertida exploração de cones e rolos revestidos com diferentes texturas. A brincadeira proporcionou grandes descobertas a partir da exploração dos objetos, nesse momento as crianças puderam de forma criativa construir, identificar, diferenciar e comparar as formas.
06/10/2023
Banho nas bonecas
Aproveitando os dias de calor em nossa cidade e com a intencionalidade de promover a consciência corporal e noções de higiene, a turma do nível II – A, participou de uma atividade muito legal, o “Banho nas Bonecas”. A professora previamente organizou o pátio 1 aberto distribuindo bacias com água, esponjas de banho e bonecas. As crianças se divertiram dando banho nas bonecas e ao final entraram nas bacias e também tomaram banho. Essa atividade rendeu muitos sorrisos e gargalhadas. Bacias, bonecas, água e sabão. Essa atividade foi pura diversão!
06/09/2023
Exploração de panelas
As crianças da turma do Nível I A do período da manhã ao participarem da proposta com panelas, puderam realizar suas explorações sentindo as diferentes texturas, pesos e formas. A exploração livre do material permite a criação de novas descobertas, envolvendo as crianças na brincadeira, que demonstram entusiasmo ao perceberem os sons emitidos a partir do contato entre os materiais.
27/07/2023
Encaixe os palitos
A turma do nível II - A participou de uma vivência desafiadora: Encaixar os palitos de sorvetes em diversos suportes confeccionados por eles. A intencionalidade dessa brincadeira foi desenvolver o raciocínio de organização, atenção e concentração. Dessa forma as crianças vão construindo, identificando, diferenciando e comparando as formas de maneira divertida e alegre.
15/05/2023
Batuque de panelas
Com a intencionalidade de possibilitar que as crianças se expressem por meio dos sons. A vivência de Batuque de Panelas envolvem as crianças na brincadeira, alternando as batidas nesse criativo instrumento musical. Nessa linda interação, vivenciam sua melodia, produzindo seus próprios sons.
Entre toques e cantos, vão apresentando interesse e alegria. A cada batida vai surgindo novas notas na música que encanta.
Entre toques e cantos, vão apresentando interesse e alegria. A cada batida vai surgindo novas notas na música que encanta.
10/04/2023
Novas descobertas com a Mesa de Luz
Com o objetivo de promover uma vivência diferenciada para as crianças da EMEI Irmão Maurício Deladurantaye, criando novas possibilidades de descobertas, as professoras trabalham desde o início do ano com um novo recurso: a Mesa de Luz. Através do contato com a luz, a caixa permite que o material/objeto seja visto de outra forma, sob outra composição e contexto. Além disso, instiga a criatividade e imaginação das crianças.
Sobre o acrílico da mesa de luz, as turmas utilizaram diversos materiais para pesquisa e exploração, como toalhas de renda, areia colorida, gel colorido com pérolas e lantejoulas em sacos plásticos, papel celofane, entre outros. Segue fotos desses momentos onde podemos perceber o entusiasmo pela descoberta das crianças.
Sobre o acrílico da mesa de luz, as turmas utilizaram diversos materiais para pesquisa e exploração, como toalhas de renda, areia colorida, gel colorido com pérolas e lantejoulas em sacos plásticos, papel celofane, entre outros. Segue fotos desses momentos onde podemos perceber o entusiasmo pela descoberta das crianças.
01/03/2023
Construindo laços afetivos
Nesse início de ano, recebemos as crianças em nossa escola de maneira acolhedora e humanizada, onde planejamos a organização dos espaços de maneira aconchegante contendo cantos com diversos materiais de manipulação, atraindo a curiosidade e interesse das crianças para explorarem o novo ambiente.
As professoras proporcionaram vivências pensadas nos direitos das crianças, estreitando vínculos e construindo laços afetivos.
As professoras proporcionaram vivências pensadas nos direitos das crianças, estreitando vínculos e construindo laços afetivos.