Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI MONTEIRO LOBATO
Domingo, 16/01/2022

EMEI MONTEIRO LOBATO

EMEI MONTEIRO LOBATO
Endereço: Avenida Sargento Ananias de Oliveira, 72 – Bairro Centro
CEP: 17.509-200
Fone: (14) 3422-4091
E-mail[email protected]
Diretor(a): Marilu Alves Ângelo
Aux. de Direção: Veridiana e Silva Colombera F. Daun 
Coordenador(a):  Cássia Rita Ferraz Pezzo / Thayse Palmela Nogueira
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial

 
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
10/07/2025
Bibipi: o maternal II E está passando!
O Maternal II E embarcou em uma aventura para desvendar os segredos do trânsito. A exploração começou com um passeio pelos arredores da escola, onde as crianças observaram atentamente o movimento de veículos e pessoas. Nesse contexto, elas criaram narrativas, atribuíram papéis aos veículos e construíram cenários, expandindo seus mundos simbólicos.
"Olhem, um carro vermelho! E uma moto! Onde será que eles vão?", indagou a professora, estimulando a curiosidade. Durante a caminhada, notaram faixas de pedestres, placas de trânsito e os diferentes sons da rua. Cada observação se tornou um ponto de partida para conversas espontâneas sobre a importância de andar de mãos dadas com um adulto, esperar o sinal abrir, não correr na rua e respeitar as regras do caminho, mesmo de motoca ou bicicleta.
De volta ao espaço próximo à sala, a brincadeira tomou outro tom. Cada criança escolheu seu carrinho e o fez deslizar pelas vias imaginárias, criando histórias. "Meu carro está indo para a casa da vovó!", disse uma. "O meu é um de corrida, corre rápido!", explicou outra.
As interações foram o ponto principal: "Cuidado! Sinal vermelho!", alertou um colega, enquanto outro desviava seu carro para dar passagem a um "caminhão de bombeiros" em alta velocidade (com sons de sirene feitos pelas próprias crianças!). A professora Thayse, atuando como parceira mais experiente, lançou perguntas que sofisticaram a brincadeira: "O que acontece se os carros não respeitam o sinal?", "Para onde este caminhão está levando as coisas?", "Como podemos fazer para todos brincarem juntos na pista?".
Essa brincadeira também promoveu a exploração corporal para mover o carro, seja engatinhando lentamente para encaixá-lo na pista ou movimentando-se em pé para auxiliar o carro a passar pelo corredor de giz. Dessa forma lúdica, as crianças assimilaram as regras básicas de trânsito e a função dos diferentes veículos e sinais, desenvolvendo a consciência sobre a segurança e o convívio em sociedade.
Ao negociarem espaços na pista, esperarem a vez, compartilharem os carrinhos e resolverem pequenos "conflitos de trânsito", as crianças aprenderam a colaborar, a respeitar o outro e a expressar suas ideias e sentimentos. A brincadeira com os pares é um poderoso laboratório para o desenvolvimento da empatia e da capacidade de se colocar no lugar do outro.
Essa vivência com os carrinhos e o trânsito é um exemplo claro de como a brincadeira e as interações são as eixos estruturantes na educação infantil, permitindo assim, que às crianças explorar, experimentar, criar e construir conhecimentos de forma significativa e prazerosa, preparando-as para os desafios do entorno.


 
10/07/2025
O Nível II A investiga o milho e seus derivados.
Em uma manhã ensolarada no campo da escola, acompanhada pelo cheiro fresco da terra e o canto distante dos pássaros, as crianças bem pequenas foram convidadas para uma investigação sensorial com milho e seus derivados. O convite despertou muita curiosidade que foi percebida nos olhos e mãos curiosas. 
Sentadas em um tapete estendido na grama verde, rodeadas por uma variedade de objetos do cotidiano humano, a turma já começou a transformá-los em ferramentas de descoberta. Com os funis de diferentes tamanhos, exploraram a gravidade e o fluxo. Peneiras, grandes e pequenas, revelaram as texturas e separação dos elementos. Colheres de tamanhos variados estimulam a coordenação e a precisão dos movimentos. E as bandejas espalhadas pelo chão, delimitaram os espaços de experimentação.
O escolhido para essa exploração foi o milho em suas diversas formas: espigas de milho recém-colhidas, com grãos firmes e brilhantes, convidam ao tato e à tentativa de debulhar. Em pequenos potes, havia seus derivados: a farinha de milho grossa, rústica e granulosa; o fubá, mais fino e aveludado; e a quirera, com seus pedacinhos irregulares, cada um oferecendo uma experiência única.
As crianças usaram os funis para despejar o fubá, observando-o escorrer como areia fina. Pegaram colheres pequenas para transferir a quirera para as bandejas, ou tentaram peneirar a farinha grossa, encantadas com o que fica e o que passa. Os dedos gordinhos exploram a textura das espigas, tentando arrancar os grãos, enquanto as risadas preenchem o ar quando um punhado de fubá foi acidentalmente espalhado pelo tapete, além de degustarem essas novas texturas.
Nesse cenário de descoberta espontânea, cada ação é uma pergunta e cada resultado, uma resposta. As crianças estão aprendendo sobre as propriedades dos materiais, as relações de causa e efeito e a função dos objetos, tudo isso de forma lúdica e totalmente envolvente, guiadas apenas por sua inata curiosidade e pelo desejo de explorar o mundo ao seu redor.
12/06/2025
Brincadeira de roda
Durante a "Semana do Brincar", com o tema "Proteger o Encantamento das Infâncias", nossas turmas vivenciaram um lindo resgate das brincadeiras de roda. A convite do Infantil I, a brincadeira escolhida foi "andar a cavalo". Compartilhamos com cada turma uma "rédea" (um cordão) para que todos pudessem entrar na roda.
Embalados pelo som da música "A Trote, a Galope, a Passo", da Kitty Driemeyer, as crianças se expressaram livremente por meio do movimento, simulando um divertido passeio a cavalo. O ritmo da música se ajustava ao andamento natural do cavalo, indo do passo ao trote e, por vezes, ao galope. Essa experiência musical se tornou ainda mais divertida e imersiva, fortalecendo os vínculos afetivos e preservando as brincadeiras culturais populares tão importantes na educação infantil.
 
12/06/2025
Cabana literária
A contação de histórias na Educação Infantil é um momento mágico, que abre possibilidades para diversas descobertas e amplia o faz de conta. Nesta proposta, o Maternal II teve um momento de deleite, com um ambiente organizado e propício para se banhar no universo lúdico, ampliando o gosto e o interesse genuíno pela leitura.
A cabana de histórias se tornou um verdadeiro portal de conexão emocional, um espaço super promissor para fortalecer a linguagem e ampliar a aprendizagem. Com livros, fantoches e a contação mediada pelas professoras, a cada página virada e a cada voz interpretada, a história foi um convite direto para as crianças explorarem novos mundos. Nestas propostas, as crianças estão, de fato, produzindo os bens materiais e simbólicos da cultura escrita.
Ler e ouvir histórias é, acima de tudo, tanto reencontrar o que já se conhece quanto fazer novas descobertas. Pode ser uma palavra, uma frase ou uma história que sempre vai provocar sentimentos — seja riso, suspense, choro, alegria, medo ou até mesmo a pura fruição estética. Por isso, a leitura na educação infantil é tão necessária e urgente!
Confira as imagens deste momento tão especial!
 
03/06/2025
Abril Azul
Ao longo do mês de abril, nossa escola se vestiu de azul e promoveu diversas ações dedicadas à conscientização, inclusão e celebração do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Começamos no dia 2 de abril, quando toda a nossa comunidade escolar vestiu a cor símbolo desta importante causa. Em seguida, levamos nossa mensagem de conscientização para as ruas ao redor da escola, distribuindo informações e convidando a todos a fazerem parte deste movimento por uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Preparamos também panfletos para que cada criança pudesse levar essa mensagem para casa, compartilhando o aprendizado com suas famílias. E para eternizar esses momentos de união e descoberta, produzimos um vídeo que retrata os momentos vivenciados dentro da escola. Ademais, promovemos encontros de formação enriquecedores tanto para nossosdocentes quanto para as famílias, com a participação de profissionais especializados na área. Inspirados pela sabedoria de Lev Vygotsky, que nos lembra que "o saber que não vem da experiência não é realmente saber", reafirmamos nosso compromisso de enriquecer as vivências de nossas crianças. Esperamos que aprendam, desde cedo, a acolher e valorizar as diferenças em todas as etapas da vida.

Acompanhe os registros que preparamos com carinho.
02/06/2025
Contexto de leitura - Dia Nacional do Livro Infantil
Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a turma do Nível II B, da professora Beatriz, vivenciou um momento especial ao se encontrar com o Infantil II, da professora Priscila. Juntos, desfrutaram de uma encantadora experiência de leitura compartilhada, na qual as crianças pequenas leram histórias para as crianças bem pequenas.

Foi emocionante observar o cuidado e o carinho dos mais velhos ao narrarem as histórias, e o brilho nos olhos das crianças menores enquanto escutavam com atenção e curiosidade. Cada página virada despertava sorrisos, perguntas e um puro encantamento.

Mais do que uma simples atividade, esse encontro foi repleto de afeto, troca e aprendizado mútuo. A leitura promoveu uma troca enriquecedora entre as turmas, um momento valioso de escuta atenta, desenvolvimento da imaginação e fortalecimento de laços.

Esses gestos de carinho e partilha demonstram que a escola também se constrói em momentos como este, carregados de significado, emoção e um genuíno interesse pelos livros.
14/10/2024
Vamos observar o céu?
A turma do Maternal II F da Professora Elaine vivenciou um desenho de observação do céu. Em um ambiente organizado e preparado, as crianças foram convidadas a observar o entorno da escola, o céu, as árvores e depois representá-lo com tinta guache e pincéis. Entre uma piscadela e outra, uma pincelada aqui, outra ali, sorrisos, conversas e trocas significativas entre seus pares, os desenhos foram surgindo como uma ponte de investigação, expressão e comunicação com o entorno da escola. Edith Derdyk nos convida a refletir sobre o desenho infantil como sendo uma linguagem inata a toda criança e afirma que toda a criança, em qualquer tempo e lugar, desenha. Corroborando com seu pensamento, confiram os desenhos abaixo e se deleitem com as produções.
11/10/2024
Desenho na sombra
A turma do Infantil II C da Professora Fernanda está investigando sobre a estrela SOL e perceberam que os dias ensolarados trouxeram a oportunidade de desenhar de uma maneira diferente, usando as sombras. Nessa vivência as crianças observaram a silhueta projeta no chão a partir de um brinquedo, cujo proposta proporciona a investigação, desperta a curiosidade e o gosto pelas descobertas, além de favorecer a observação sobre a ação da luz e da sombra.
10/10/2024
UMA AVENTURA COM CORES E TEXTURAS
As crianças foram incentivadas a experimentar a areia colocando as mãos para sentir a textura. Para melhor execução e auxilio esta proposta foi realizada com 6 crianças de cada vez. Cada cor de areia foi colocada em um pote e disponibilizei no centro da mesa facilitando para que cada criança escolhesse as cores de sua preferência. Utilizamos como suporte o papel filipinho preto, as crianças criaram desenhos, figuras e formas manuseando o tubo de cola, em seguida polvilharam a areia colorida por cima, após preencher toda a cola viraram o papel tirando o excesso da areia, deixamos secando no outro dia a arte estava pronta. Vejam as fotos e acompanhe o resultado.
06/06/2024
No balanço da pintura
O Maternal I da professora Adriana experimentou novos materiais e descobriram diferentes possibilidades de expressar suas marcas gráficas, além disso, enfrentaram um grande desafio: expressar-se em um suporte que move. Com o papelão pendurado nas árvores, tiveram que encontrar uma maneira para torná-lo estável e assim iniciar seus primeiros rabiscos, encontrando uma solução para este problema. Este contexto de aprendizagem trouxe grandes descobertas e desafios para as crianças bem pequenas.
06/05/2024
Os contextos encantadores do Nível II
Os contextos são espaços devidamente planejados e organizados para que as crianças possam ser protagonistas das suas aprendizagens. Os materiais são pensados de acordo com a atividade guia da turma com a devida curadoria dos materiais, o espaço adequado à quantidade de crianças, o tempo necessário para que as crianças permaneçam engajadas e os grupos de aprendizagem constituídos. No contexto as crianças se relacionam com os materiais de acordo com o seu conhecimento de mundo e os adultos que lá estão, fazem a mediação com o conhecimento da humanidade. Nas palavras de Fochi (2019, p. 242) “o modo como os contextos são organizados favorecem, dificultam ou consolidam as experiências de aprendizagens das crianças”.
11/04/2024
Varal Literário
Oportunizar em ambiente natural experiência literária. Cada criança terá seu momento de escolha (diante do varal de livros) sendo possível exercer comportamnteo leitor nos ambientes previamente preparados para a vivência ao ar livre.
10/10/2023
O que posso criar sobre um isopor?
A turma do Infantil I participou de uma atividade muito legal! O ambiente foi preparado com placas de isopor colados na parede e potes de tintas de cores variadas distribuídos para cada criança.
Pintar no isopor é uma maneira de experimentar e explorar novos materiais, ele é leve e fácil de manipular e seu uso como tela pode levar a descobertas criativas únicas. A pintura no isopor permite que as crianças expressem sua criatividade, experimente as cores, formas e texturas de maneira não estruturada, o que estimula a imaginação e a inovação. À medida que as crianças trabalham em suas criações, podem discutir suas escolhas de cores, formas e histórias por trás de suas obras de arte, estimulando o desenvolvimento da linguagem e a capacidade de expressar ideias.
26/09/2023
Um “Passeio de Bonde” nos revela belas paisagens!
As crianças da turma puderam realizar um desenho de observação a partir de um passeio no Bonde da nossa escola. No interior do bonde, as crianças tiveram acesso a materiais que puderam explorar e criar produções artísticas partindo do olhar atento sobre a paisagem que observavam fora do Bonde.
11/05/2023
Confecção de camisetas para o dia das Mães
Em comemoração ao dia das mães fizemos uma oficina para que as crianças, na companhia das mamães, trabalhassem a arte da camiseta - um presente único e emocionante.
30/04/2023
Cultura Indígena
O Infantil I F da professora Caroline pode encantar-se com a riqueza da cultura indígena. 
Inspirados fizeram uma adaptação relacionada à pintura dos povos indígenas com folha de bananeira.