Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI MONTEIRO LOBATO
Domingo, 16/01/2022

EMEI MONTEIRO LOBATO

EMEI MONTEIRO LOBATO
Endereço: Avenida Sargento Ananias de Oliveira, 72 – Bairro Centro
CEP: 17.509-200
Fone: (14) 3422-4091
E-mail[email protected]
Diretor(a): Marilu Alves Ângelo
Aux. de Direção: Veridiana e Silva Colombera F. Daun 
Coordenador(a):  Cássia Rita Ferraz Pezzo / Thayse Palmela Nogueira
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial

 
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
14/10/2024
Vamos observar o céu?
A turma do Maternal II F da Professora Elaine vivenciou um desenho de observação do céu. Em um ambiente organizado e preparado, as crianças foram convidadas a observar o entorno da escola, o céu, as árvores e depois representá-lo com tinta guache e pincéis. Entre uma piscadela e outra, uma pincelada aqui, outra ali, sorrisos, conversas e trocas significativas entre seus pares, os desenhos foram surgindo como uma ponte de investigação, expressão e comunicação com o entorno da escola. Edith Derdyk nos convida a refletir sobre o desenho infantil como sendo uma linguagem inata a toda criança e afirma que toda a criança, em qualquer tempo e lugar, desenha. Corroborando com seu pensamento, confiram os desenhos abaixo e se deleitem com as produções.
11/10/2024
Desenho na sombra
A turma do Infantil II C da Professora Fernanda está investigando sobre a estrela SOL e perceberam que os dias ensolarados trouxeram a oportunidade de desenhar de uma maneira diferente, usando as sombras. Nessa vivência as crianças observaram a silhueta projeta no chão a partir de um brinquedo, cujo proposta proporciona a investigação, desperta a curiosidade e o gosto pelas descobertas, além de favorecer a observação sobre a ação da luz e da sombra.
10/10/2024
UMA AVENTURA COM CORES E TEXTURAS
As crianças foram incentivadas a experimentar a areia colocando as mãos para sentir a textura. Para melhor execução e auxilio esta proposta foi realizada com 6 crianças de cada vez. Cada cor de areia foi colocada em um pote e disponibilizei no centro da mesa facilitando para que cada criança escolhesse as cores de sua preferência. Utilizamos como suporte o papel filipinho preto, as crianças criaram desenhos, figuras e formas manuseando o tubo de cola, em seguida polvilharam a areia colorida por cima, após preencher toda a cola viraram o papel tirando o excesso da areia, deixamos secando no outro dia a arte estava pronta. Vejam as fotos e acompanhe o resultado.
06/06/2024
No balanço da pintura
O Maternal I da professora Adriana experimentou novos materiais e descobriram diferentes possibilidades de expressar suas marcas gráficas, além disso, enfrentaram um grande desafio: expressar-se em um suporte que move. Com o papelão pendurado nas árvores, tiveram que encontrar uma maneira para torná-lo estável e assim iniciar seus primeiros rabiscos, encontrando uma solução para este problema. Este contexto de aprendizagem trouxe grandes descobertas e desafios para as crianças bem pequenas.
06/05/2024
Os contextos encantadores do Nível II
Os contextos são espaços devidamente planejados e organizados para que as crianças possam ser protagonistas das suas aprendizagens. Os materiais são pensados de acordo com a atividade guia da turma com a devida curadoria dos materiais, o espaço adequado à quantidade de crianças, o tempo necessário para que as crianças permaneçam engajadas e os grupos de aprendizagem constituídos. No contexto as crianças se relacionam com os materiais de acordo com o seu conhecimento de mundo e os adultos que lá estão, fazem a mediação com o conhecimento da humanidade. Nas palavras de Fochi (2019, p. 242) “o modo como os contextos são organizados favorecem, dificultam ou consolidam as experiências de aprendizagens das crianças”.
11/04/2024
Varal Literário
Oportunizar em ambiente natural experiência literária. Cada criança terá seu momento de escolha (diante do varal de livros) sendo possível exercer comportamnteo leitor nos ambientes previamente preparados para a vivência ao ar livre.
10/10/2023
O que posso criar sobre um isopor?
A turma do Infantil I participou de uma atividade muito legal! O ambiente foi preparado com placas de isopor colados na parede e potes de tintas de cores variadas distribuídos para cada criança.
Pintar no isopor é uma maneira de experimentar e explorar novos materiais, ele é leve e fácil de manipular e seu uso como tela pode levar a descobertas criativas únicas. A pintura no isopor permite que as crianças expressem sua criatividade, experimente as cores, formas e texturas de maneira não estruturada, o que estimula a imaginação e a inovação. À medida que as crianças trabalham em suas criações, podem discutir suas escolhas de cores, formas e histórias por trás de suas obras de arte, estimulando o desenvolvimento da linguagem e a capacidade de expressar ideias.
26/09/2023
Um “Passeio de Bonde” nos revela belas paisagens!
As crianças da turma puderam realizar um desenho de observação a partir de um passeio no Bonde da nossa escola. No interior do bonde, as crianças tiveram acesso a materiais que puderam explorar e criar produções artísticas partindo do olhar atento sobre a paisagem que observavam fora do Bonde.
11/05/2023
Confecção de camisetas para o dia das Mães
Em comemoração ao dia das mães fizemos uma oficina para que as crianças, na companhia das mamães, trabalhassem a arte da camiseta - um presente único e emocionante.
30/04/2023
Cultura Indígena
O Infantil I F da professora Caroline pode encantar-se com a riqueza da cultura indígena. 
Inspirados fizeram uma adaptação relacionada à pintura dos povos indígenas com folha de bananeira.