EMEI PINGO DE GENTE
Quinta, 13/01/2022
EMEI PINGO DE GENTE
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua Adolfo Luiz Viana, 277 – Bairro Continental
CEP: 17.524-280
Fone: (14) 3417-7388
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Patrícia Aparecida Mesquita Rodrigues
Aux. de Direção: Larissa Gennari dos Santos
Coordenador(a): Ana Cristina Viana Moraes
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
CEP: 17.524-280
Fone: (14) 3417-7388
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Patrícia Aparecida Mesquita Rodrigues
Aux. de Direção: Larissa Gennari dos Santos
Coordenador(a): Ana Cristina Viana Moraes
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
04/11/2024
Uma deliciosa salada de frutas
Como parte final do projeto de aprendizagem "As cores e os seus sabores", as crianças do Nível 2 prepararam uma deliciosa salada de frutas, juntamente com a professora Silmara e a ADE Lúcia.
A participação das famílias enviando frutas para a escola foi fundamental.
As crianças puderam experimentar as texturas, cores, formas, aromas e, é claro, os sabores de cada fruta separadamente e na salada de frutas ao final.
A participação das famílias enviando frutas para a escola foi fundamental.
As crianças puderam experimentar as texturas, cores, formas, aromas e, é claro, os sabores de cada fruta separadamente e na salada de frutas ao final.
11/10/2024
Experiências no Tanque de areia.
Em uma deliciosa tarde no parque, a turma das abelhinhas foi convidada a construir castelos de areia. Inspirados em fotografias com castelos de areia construídos na praia. Exploraram a areia seca, molhada, encheram o balde, esvaziaram o balde e assim foram descobrindo várias possibilidades de se fazer um castelo. Essa proposta possibilitou que as crianças trocassem ideias, experiências e vivências. Além de explorar a habilidade motora fina através do amassar, pegar e tocar com experiências sensoriais. Como é bom brincar!!!
10/10/2024
Observação da barata d'água, utilizando as lupas.
No dia 22 de Maio, a nossa turma estava brincando tranquilamente no parque e de repente algumas crianças encontraram uma barata d'água. Quando o restante da turma ficou sabendo, todos ficaram muito curiosos e também puderam ver o inseto encontrado. Como a nossa turma não perde tempo, aproveitamos o pequeno animal para realizarmos uma pesquisa sobre suas características e também as crianças puderam observá-lo melhor, utilizando as lupas. Para finalizar, observando imagens inspiradoras, tiveram a oportunidade de desenharem o inseto.
27/05/2024
Turma do Trovão
Durante o mês de Maio, o Infantil 1, Turma do Trovão, da Professora Cássia participou de diferentes e ricas explorações que envolveram a configuração do nome escrito. Depois de uma pesquisa realizada com as famílias onde elas nos contaram sobre a história do nome de cada criança, foram contextos diversificados que permitiram o contato com o nome escrito, com as letras que compõem seus nomes de maneira interativa, lúdica e envolvente. As vivências oportunizaram a montagem do nome com letras móveis, a escrita espontânea do nome em diferentes suportes como cadernos e folhas presas em pranchetas, a escrita do nome na bandeja sensorial com farinha de trigo, a montagem do quebra cabeça do nome e a escrita usando peças de encaixe diversas.
Em todas essas vivências as crianças puderam explorar e refletir sobre a configuração e escrita de seus nomes de maneira leve, divertida e prazerosa.Além disso também realizamos frequentes propostas onde a escrita do nome cumpre sua função social. O contato com as letras que compõem cada nome e o desafio de identificá-las, organizá-las e enfim conseguir combiná-las para que seu nome surgisse gerou grande motivação e entusiasmo nessa turma que tem apresentado muita curiosidade e interesse acerca do que envolve a linguagem escrita.
Em todas essas vivências as crianças puderam explorar e refletir sobre a configuração e escrita de seus nomes de maneira leve, divertida e prazerosa.Além disso também realizamos frequentes propostas onde a escrita do nome cumpre sua função social. O contato com as letras que compõem cada nome e o desafio de identificá-las, organizá-las e enfim conseguir combiná-las para que seu nome surgisse gerou grande motivação e entusiasmo nessa turma que tem apresentado muita curiosidade e interesse acerca do que envolve a linguagem escrita.
03/05/2024
Educação para o trânsito
Confiram a 2ª edição do Jornal Pingo News onde vocês poderão acompanhar as vivências sobre o Trânsito realizadas pela Turma dos Anjinhos em parceria com a Mafre Seguros.
Professoras Bruna e Jaqueline
Professoras Bruna e Jaqueline
08/04/2024
Projeto Institucional Quintal: Um ateliê de possibilidades: AS ÁRVORES DO NOSSO QUINTAL
Com intuito de promover um olhar apurado para a cultura mais elaborada, além de ampliar seu repertório cultural e histórico, as crianças do Infantil 2 B da Professora Raquel, turma dos super-heróis, puderam apreciar as obras do artista holandês Piet Mondrian. Inspirados em suas produções e contemplando o Projeto Institucional “Quintal: um ateliê de possibilidades”, durante um passeio pela área externa da nossa escola, as crianças observaram atentamente as árvores que compõem a paisagem do nosso quintal. Em seguida, elegeram uma árvore favorita e puderam expressar a sua sensibilidade e criatividade por meio de desenho.
30/11/2023
Fazendo arte com urucum
Fazendo arte com urucum
As tintas naturais são feitas a partir de pigmentos naturais, que podem ser encontrados em plantas, frutas, legumes e outros materiais orgânicos. Dessa forma, elas são uma alternativa sustentável às tintas sintéticas, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
No dia 12 de setembro iniciei o momento de arte com a apresentação do urucum, mostrei as cascas, as sementes e depois o pó. As crianças ficaram encantadas e puderam tocar nas cascas, expliquei que era necessário pegar com cuidado, as cascas na parte externa tem pequenos objetos que se forem apertados podem furar, elas olharam, tocaram e não houve nenhum incidente. Fiz uma porção de tinta para que pudessem observar o processo de transformação do pó para a tinta. Com a tinta pronta foram convidadas a fazer arte.
Por meio dessa proposta as crianças puderam se expressar livremente por meio da arte.
Multisseriada A - Professora Ângela
As tintas naturais são feitas a partir de pigmentos naturais, que podem ser encontrados em plantas, frutas, legumes e outros materiais orgânicos. Dessa forma, elas são uma alternativa sustentável às tintas sintéticas, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
No dia 12 de setembro iniciei o momento de arte com a apresentação do urucum, mostrei as cascas, as sementes e depois o pó. As crianças ficaram encantadas e puderam tocar nas cascas, expliquei que era necessário pegar com cuidado, as cascas na parte externa tem pequenos objetos que se forem apertados podem furar, elas olharam, tocaram e não houve nenhum incidente. Fiz uma porção de tinta para que pudessem observar o processo de transformação do pó para a tinta. Com a tinta pronta foram convidadas a fazer arte.
Por meio dessa proposta as crianças puderam se expressar livremente por meio da arte.
Multisseriada A - Professora Ângela
07/11/2023
Novas descobertas
No dia 26 de outubro, as crianças da turma Multisseriada B, da EMEI Pingo de Gente, exploraram a possibilidade de pintura com beterraba. Foram oferecidos pedaços crus, cozidos e também o suco da beterraba para que as crianças pudessem contar com diversas formas de exploração. Para enriquecer ainda mais a proposta, também foram disponibilizados funis, peneiras, bruxinhas e canudos.
Diversas explorações e descobertas surgiram dessa vivência e as crianças se divertiram com a possibilidade de experimentar as diversas propriedades da beterraba, utilizando sua cor para produzir desenhos, sentido suas texturas e até mesmo experimentando-a e sentindo seu sabor.
Diversas explorações e descobertas surgiram dessa vivência e as crianças se divertiram com a possibilidade de experimentar as diversas propriedades da beterraba, utilizando sua cor para produzir desenhos, sentido suas texturas e até mesmo experimentando-a e sentindo seu sabor.
17/10/2023
Projetos "Plantas Perfumadas"
Observamos, durante um passeio em nossa escola que, em nossos jardins, há muitas folhas perfumadas. Preparamos uma sessão de exploração para que observassem mais de perto as particularidades de cada planta. Nossas crianças foram convidadas a explorar utilizando o apoio das lupas, lanternas, colheres e pratinhos
As sessões de modelagem e de desenho complementaram esse momento tão interessante de manipulação e pesquisa. Maternal 2 A - professora Vanessa
06/09/2023
Proposta: Pintura na bexiga
Possibilitar a utilização de diversos riscadores e suportes é uma das intencionalidades a serem, constantemente, exploradas durante o ano e por este motivo, a turma do maternal II, realizou uma pintura diferente e muito especial! Esta proposta foi uma pintura em bexigas.
Por meio desta pintura, as crianças puderam desenvolver os movimentos manuais e também se expressaram por meio da arte, utilizando como riscadores rolinhos e como suportes, as bexigas.
Pintar em um suporte oval, representou um desafio especial para as crianças, que se envolveram na proposta e se divertiram muito!
Por meio desta pintura, as crianças puderam desenvolver os movimentos manuais e também se expressaram por meio da arte, utilizando como riscadores rolinhos e como suportes, as bexigas.
Pintar em um suporte oval, representou um desafio especial para as crianças, que se envolveram na proposta e se divertiram muito!
05/09/2023
Café com emoção e agradecimento
As crianças da Turma dos Dinossauros demonstram grande admiração pelo trabalho dos coletores. Quando escutam o som do caminhão se aproximando, interrompem suas atividades e correm para o alambrado demonstrar seu carinho.
Diante desse afeto genuíno, decidimos organizar um café da manhã especial para expressar o quanto valorizamos o trabalho desses profissionais.
Antes do café, o funcionário Emerson nos auxiliou em uma atividade prática onde refletimos sobre a maneira correta de descartar objetos cortantes/perfuradores. Através disso, as crianças compreenderam a importância do descarte adequado para evitar riscos aos coletores.
Os pequenos também escreveram uma carta de agradecimento, auxiliaram a professora na organização da mesa do café e criaram desenhos emocionantes para recebê-los.
Quando os profissionais chegaram, foram recepcionados de maneira calorosa pelas crianças, tornando o momento muito emocionante.
As crianças também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, como "para onde vai o lixo recolhido?", "onde fica o caminhão quando terminam o serviço?".
D., expressou o desejo de se tornar um coletor quando crescesse, e recebeu como resposta, palavras de encorajamento e sabedoria “Estude! Estude muito! Assim você poderá ser quem você quiser”. Outro coletor acrescentou “Obedeça seus pais e a professora, eles te mostrarão o melhor caminho”.
R., demonstrou admiração pela força física que esse trabalho exige “Vocês são muito fortes! Porque para correr atrás do caminhão e erguer sacos tão pesados, tem que ter músculos”
Em meio aos diálogos, olhares e expressões de carinho, os coletores expressaram quão profundamente se sentiram valorizados com o gesto do café da manhã.
Também agradeceram pelo trabalho de conscientização com as crianças sobre o descarte do lixo, e relataram terem se machucado diversas vezes com cacos de vidro, agulhas e palitos de churrasco.
Com esperança, expressaram acreditar que os pequenos dessa geração se tornarão cidadãos muito melhores.
Diante desse afeto genuíno, decidimos organizar um café da manhã especial para expressar o quanto valorizamos o trabalho desses profissionais.
Antes do café, o funcionário Emerson nos auxiliou em uma atividade prática onde refletimos sobre a maneira correta de descartar objetos cortantes/perfuradores. Através disso, as crianças compreenderam a importância do descarte adequado para evitar riscos aos coletores.
Os pequenos também escreveram uma carta de agradecimento, auxiliaram a professora na organização da mesa do café e criaram desenhos emocionantes para recebê-los.
Quando os profissionais chegaram, foram recepcionados de maneira calorosa pelas crianças, tornando o momento muito emocionante.
As crianças também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, como "para onde vai o lixo recolhido?", "onde fica o caminhão quando terminam o serviço?".
D., expressou o desejo de se tornar um coletor quando crescesse, e recebeu como resposta, palavras de encorajamento e sabedoria “Estude! Estude muito! Assim você poderá ser quem você quiser”. Outro coletor acrescentou “Obedeça seus pais e a professora, eles te mostrarão o melhor caminho”.
R., demonstrou admiração pela força física que esse trabalho exige “Vocês são muito fortes! Porque para correr atrás do caminhão e erguer sacos tão pesados, tem que ter músculos”
Em meio aos diálogos, olhares e expressões de carinho, os coletores expressaram quão profundamente se sentiram valorizados com o gesto do café da manhã.
Também agradeceram pelo trabalho de conscientização com as crianças sobre o descarte do lixo, e relataram terem se machucado diversas vezes com cacos de vidro, agulhas e palitos de churrasco.
Com esperança, expressaram acreditar que os pequenos dessa geração se tornarão cidadãos muito melhores.
02/08/2023
Movimentos - Infantil 1 A – Professoras Daniela e Raquel
Durante nossa semana, entre os dias 24 e 28 de Julho, nós do Infantil 1 A, fizemos várias propostas diferentes e muito significativas, mas elegemos essa como a nossa preferida já que se refere a movimentos e nós somos uma turma que adora se movimentar de diferentes maneiras.
A professora colocou uma playlist diversificada que variava desde músicas clássicas até rock, assim poderíamos aproveitar os ritmos para desenvolver nossos movimentos.
Tínhamos duas caixas cheias de tecidos com cores, formas, tamanhos e estampas variadas. Nós poderíamos escolher os tecidos e dançar com as músicas na quadra.
As brincadeiras com movimentos são importantes para o desenvolvimento integral das crianças, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas favorecem a expressão, a comunicação, a convivência, a exploração e o conhecimento de si e do mundo. A BNCC destaca o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e nos diferentes campos de conhecimento.
Ao brincar com tecidos, a criança explora o espaço físico que a rodeia, desenvolve o raciocínio, a memória, a imaginação, a linguagem, a consciência corporal, a criatividade, a cooperação, a interação com outras crianças e lida com diversas emoções como medo, frustração, alegria e ansiedade.
Nossa proposta foi muito prazerosa. Além de fazermos movimentos corporais com as músicas, ainda utilizamos os tecidos para fazermos fantasias variadas para brincarmos de faz de conta, o que transformou nossa proposta em algo ainda mais enriquecedor e estimulante.
A professora colocou uma playlist diversificada que variava desde músicas clássicas até rock, assim poderíamos aproveitar os ritmos para desenvolver nossos movimentos.
Tínhamos duas caixas cheias de tecidos com cores, formas, tamanhos e estampas variadas. Nós poderíamos escolher os tecidos e dançar com as músicas na quadra.
As brincadeiras com movimentos são importantes para o desenvolvimento integral das crianças, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas favorecem a expressão, a comunicação, a convivência, a exploração e o conhecimento de si e do mundo. A BNCC destaca o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e nos diferentes campos de conhecimento.
Ao brincar com tecidos, a criança explora o espaço físico que a rodeia, desenvolve o raciocínio, a memória, a imaginação, a linguagem, a consciência corporal, a criatividade, a cooperação, a interação com outras crianças e lida com diversas emoções como medo, frustração, alegria e ansiedade.
Nossa proposta foi muito prazerosa. Além de fazermos movimentos corporais com as músicas, ainda utilizamos os tecidos para fazermos fantasias variadas para brincarmos de faz de conta, o que transformou nossa proposta em algo ainda mais enriquecedor e estimulante.
04/07/2023
Festa na roça e suas músicas
No mês de junho demos início aos ensaios de nossa dança, para nossa “Festa na Roça” onde semanas antecedentes à festa, as crianças puderam viver de perto a vida no campo, alimentação da roça e claro suas músicas típicas, conhecendo um pouco da vida de Luiz Gonzaga e suas músicas. Nossas rodas começaram de forma diferente nesses dias, dia 16 de junho cantamos diversas músicas escolhidas pelas crianças ao som do violão, e descobrimos que esse instrumento de cordas é muito utilizado nas músicas típicas do campo. Amaram a experiência, onde cada criança pode explorar o instrumento das mais diversas formas e todos acompanhamos e cantamos. Arthur com muita desenvoltura segurou e arriscou alguns acordes puxando a turma com sua música preferida “Pão de Queijo”, foi um momento muito animado e com envolvimento de todos.
Logo dia 21 de junho nossa roda foi com uma sanfona de verdade, segundo palavras das crianças, pois nossa música para festa chamava “O Sanfoneiro Só Tocava Isso”, cantamos e manuseamos a sanfona, descobrindo que é um instrumento muito difícil, pois exige combinações de movimentos, além de ser pesada. Foi um sucesso, e não é que todos conseguiram coordenar os movimentos e tocar esse importante instrumento para as músicas tradicionais? Essas vivências me inspiraram a dar continuidade à exploração de outros instrumentos podendo comparar diferentes sons, desenvolver criatividade (pois cantamos e criamos músicas próprias), descoberta de novos instrumentos e desenvolvimento da coordenação motora. Seguem algumas fotos desses deliciosos momentos:
Logo dia 21 de junho nossa roda foi com uma sanfona de verdade, segundo palavras das crianças, pois nossa música para festa chamava “O Sanfoneiro Só Tocava Isso”, cantamos e manuseamos a sanfona, descobrindo que é um instrumento muito difícil, pois exige combinações de movimentos, além de ser pesada. Foi um sucesso, e não é que todos conseguiram coordenar os movimentos e tocar esse importante instrumento para as músicas tradicionais? Essas vivências me inspiraram a dar continuidade à exploração de outros instrumentos podendo comparar diferentes sons, desenvolver criatividade (pois cantamos e criamos músicas próprias), descoberta de novos instrumentos e desenvolvimento da coordenação motora. Seguem algumas fotos desses deliciosos momentos:
05/06/2023
Semana do Brincar
Na semana do Brincar, que foi realizada em nossa escola, do dia 22 a 26 do mês de maio, foram preparados vários contextos e materiais para que as nossas crianças pudessem explorá-los e exercerem o seu indispensável direito de brincar; foram eles: um espaço montado com os mais diversos elementos da natureza, brinquedos folclóricos, músicas e brincadeiras musicais, brincadeiras com água e gincana ao ar livre.
No dia da exploração dos elementos da natureza, que foram coletados pelas próprias crianças, elas também utilizaram utensílios de cozinha para enriquecer todo faz de conta criado e construído por elas. Até um churrasco foi feito e uma fogueira de acampamento! Tudo a partir dos elementos disponibilizados e do envolvimento de cada criança.
Para a exploração do contexto com água, as crianças puderam utilizar caninhos de metal, canudos, canecas, água colorida, bolinhas de gel e muitos outros materiais. Perceberam que podiam fazer bolinhas de sabão de várias maneiras, nos potes e nas vasilhas, com diferentes instrumentos e vários tamanhos; desafiaram-se e divertiram-se muito com isso.
A Gincana foi um momento muito gostoso, pois todos da turma estavam envolvidos nos jogos e deram o seu máximo para vencer, como no cabo de guerra, brincadeira na qual as crianças estavam empenhadas a fazerem que suas equipes vencessem e usaram de toda sua força e agilidade para que isso acontecesse. Também tentado equilibrar a bolinha na colher, mostraram equilíbrio e muito espírito esportivo, pois não desistiam até terminar o percurso!
Para encerrar as vivências da semana, fomos fazer um passeio até a praça próxima à nossa escola. Disponibilizamos no local, vários brinquedos folclóricos: vai e vem, amarelinha, 5 marias, corda, bilboquê , elástico e etc, com o intuito de que as crianças apreciassem e explorassem esses objetos culturais, que interagissem e principalmente brincassem muito! O espaço é tão rico em possiblidades, que as crianças até foram além, organizaram-se e começaram a brincar de esconde-esconde. Foi um momento que oportunizou uma experiência incrível às crianças e finalizou a semana do brincar com “chave de ouro”.
No dia da exploração dos elementos da natureza, que foram coletados pelas próprias crianças, elas também utilizaram utensílios de cozinha para enriquecer todo faz de conta criado e construído por elas. Até um churrasco foi feito e uma fogueira de acampamento! Tudo a partir dos elementos disponibilizados e do envolvimento de cada criança.
Para a exploração do contexto com água, as crianças puderam utilizar caninhos de metal, canudos, canecas, água colorida, bolinhas de gel e muitos outros materiais. Perceberam que podiam fazer bolinhas de sabão de várias maneiras, nos potes e nas vasilhas, com diferentes instrumentos e vários tamanhos; desafiaram-se e divertiram-se muito com isso.
A Gincana foi um momento muito gostoso, pois todos da turma estavam envolvidos nos jogos e deram o seu máximo para vencer, como no cabo de guerra, brincadeira na qual as crianças estavam empenhadas a fazerem que suas equipes vencessem e usaram de toda sua força e agilidade para que isso acontecesse. Também tentado equilibrar a bolinha na colher, mostraram equilíbrio e muito espírito esportivo, pois não desistiam até terminar o percurso!
Para encerrar as vivências da semana, fomos fazer um passeio até a praça próxima à nossa escola. Disponibilizamos no local, vários brinquedos folclóricos: vai e vem, amarelinha, 5 marias, corda, bilboquê , elástico e etc, com o intuito de que as crianças apreciassem e explorassem esses objetos culturais, que interagissem e principalmente brincassem muito! O espaço é tão rico em possiblidades, que as crianças até foram além, organizaram-se e começaram a brincar de esconde-esconde. Foi um momento que oportunizou uma experiência incrível às crianças e finalizou a semana do brincar com “chave de ouro”.
11/05/2023
Encontro com a Natureza
Somos o Infantil 2 C, parcial, do período vespertino da EMEI Pingo de Gente. Mais conhecidos como a turma dos Cangurus. Nossa escola está cercada por muitas árvores e flores. E todos nós, cuidamos de cada cantinho com muito amor e carinho. Amamos a natureza!
Além disso, somos questionadores e curiosos. Apreciamos uma boa pesquisa.
Por isso, em nossa proposta, saímos para contemplar o belo e registramos aquilo que mais nos chamou atenção. Cada um de nós recebeu uma prancheta, um lápis preto e uma folha de papel. Caminhamos por nossa escola e paramos para apreciar todos os espaços em que o verde estava presente. Durante o percurso, acomodamo-nos nos mais diferentes espaços para fazermos nossos registros: sentamo-nos sob as sombras das árvores, usamos a arquibancada na quadra, e até o tronco de uma delas, nos acolheu.
Foi um trabalho em equipe! Concentramo-nos e procuramos fazer o nosso melhor. Quando alguém tinha dificuldade, fomos solícitos e nos ajudamos. Demos dicas e fizemos pequenos retoques nas obras uns dos outros.
E assim, criamos as nossas obras de arte.
Além disso, somos questionadores e curiosos. Apreciamos uma boa pesquisa.
Por isso, em nossa proposta, saímos para contemplar o belo e registramos aquilo que mais nos chamou atenção. Cada um de nós recebeu uma prancheta, um lápis preto e uma folha de papel. Caminhamos por nossa escola e paramos para apreciar todos os espaços em que o verde estava presente. Durante o percurso, acomodamo-nos nos mais diferentes espaços para fazermos nossos registros: sentamo-nos sob as sombras das árvores, usamos a arquibancada na quadra, e até o tronco de uma delas, nos acolheu.
Foi um trabalho em equipe! Concentramo-nos e procuramos fazer o nosso melhor. Quando alguém tinha dificuldade, fomos solícitos e nos ajudamos. Demos dicas e fizemos pequenos retoques nas obras uns dos outros.
E assim, criamos as nossas obras de arte.
30/04/2023
Pesquisas com a natureza
As crianças da turma dos dinossauros, Infantil 2 B, são apaixonadas pela natureza. Nos passeios pelo quintal da escola, contemplam as árvores com encantamento e comentam sobre as cores, formatos, texturas e tamanhos das folhas. Diante desse interesse, a professora Bruna Mansano organizou uma vivência para aprofundarem suas observações e pesquisas.
As crianças coletaram as folhas que mais lhes chamaram atenção e participaram de um momento de pesquisa. Com auxílio de lupas e uma mesa de luz, observaram os detalhes das folhas.
A criança A. percebeu que em uma das folhas haviam pintinhas marrons; Y. expressou que algumas apresentavam desenhos que pareciam as veias do nosso corpo; E. comunicou que uma das folhas estava com marca de mastigação de lagarta; G. se encantou com a folha roxa, pois só tinha visto flores dessa cor.
Após o momento de investigação, as crianças registraram suas descobertas por meio da linguagem artística.
Vivências como essa oferecem condições para que as crianças ampliem seu olhar curioso para a natureza, desenvolvam uma postura pesquisadora e aperfeiçoem as possibilidades do desenho. Mais do que isso, possibilitam que os pequenos assumam seu papel de protagonista na aprendizagem.
As crianças coletaram as folhas que mais lhes chamaram atenção e participaram de um momento de pesquisa. Com auxílio de lupas e uma mesa de luz, observaram os detalhes das folhas.
A criança A. percebeu que em uma das folhas haviam pintinhas marrons; Y. expressou que algumas apresentavam desenhos que pareciam as veias do nosso corpo; E. comunicou que uma das folhas estava com marca de mastigação de lagarta; G. se encantou com a folha roxa, pois só tinha visto flores dessa cor.
Após o momento de investigação, as crianças registraram suas descobertas por meio da linguagem artística.
Vivências como essa oferecem condições para que as crianças ampliem seu olhar curioso para a natureza, desenvolvam uma postura pesquisadora e aperfeiçoem as possibilidades do desenho. Mais do que isso, possibilitam que os pequenos assumam seu papel de protagonista na aprendizagem.
01/03/2022
Período de inserção na EMEI Pingo de Gente
Durante os meses de Fevereiro e Março, a equipe de Educadores da EMEI Pingo de Gente se debruçou em garantir que as crianças que frequentam este espaço escolar tivessem garantidos alguns de seus direitos básicos, principalmente no que diz respeito ao brincar e à atenção especial, visando a segurança e o bem estar da criança.
Neste momento da inserção é importante que a criança senta-se acolhida e pertencente ao espaço e ao grupo, para tal foram pensadas propostas que favorecessem a possibilidade de pesquisas, investigações, brincadeiras e descobertas, promovendo este encontro entre crianças, educadores e cultura.
Neste momento da inserção é importante que a criança senta-se acolhida e pertencente ao espaço e ao grupo, para tal foram pensadas propostas que favorecessem a possibilidade de pesquisas, investigações, brincadeiras e descobertas, promovendo este encontro entre crianças, educadores e cultura.