EMEI PRÍNCIPE MIKASA
CEP: 17.510-050
Fone: (14) 3454-4309
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Alex Júnior Ramos
Aux. de Direção: Fernanda Dias Ferraz Soriano
Coordenador(a): Juliana dos Santos Pereira Lima Donegá
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
A visita teve como intencionalidade a apreciação por parte das crianças da história sonorizada " O ovo".
Com o passar dos dias, o interesse ficou mais evidente durante a rotina, por meio dos questionamentos, falas e hipóteses apresentadas pelas crianças, como por exemplo, “ Se o avião é tão pesado e grande como ele fica lá no céu sem cair?”, e muitas hipóteses foram levantadas pelo grupo de crianças como por exemplo, “ É porque ele tem asas!; “Ele tem asas e piloto por isso não cai!”, não satisfeito com as hipóteses apresentadas pelos amigos de turma, Pedro resolveu perguntar ao seu pai visando solucionar a sua dúvida, e no dia seguinte durante a roda de conversa relatou a sua descoberta, “Que o avião não cai porque Deus deu inteligência para os humanos e eles fizeram o avião assim!”. A turma achou interessante a resposta de Pedro, mas eles ainda não estavam convictos que a hipótese do amigo estava totalmente correta. Com o passar dos dias os questionamentos e hipóteses não cessaram, e observando a curiosidade investigativa da turma, a Professora propôs que eles pesquisassem e validassem suas hipóteses por meio do Projeto investigativo.
Como culminância as crianças, famílias e comunidade participaram da Festa Junina, no dia 9 de junho na Emei Príncipe Mikasa. As danças tipicas apresentadas pelas turmas abrilhantaram a festa.
As investigações das crianças ocorreram com a combinação dos seguintes materiais (conta gotas, roll on, colheres de metal, pincel, seringas e os suportes distintos como TNT, Algodão cru, e Papel pardo) visando oportunizar que as crianças realizassem as suas pesquisas acerca do uso social dos materiais ofertados.
E foi com intuito de promover uma rica reflexão acerca das diferenças e particularidades de cada criança, que a escola desenvolveu o Projeto Institucional "Cada um do seu jeito...Somos todos diferentes!".
A culminância desse rico Projeto ocorreu no dia 28 de outubro com uma linda Exposição, na qual as famílias puderam apreciar todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo.
Numa tarde ensolarada, perto do jardim da nossa escola, com o espaço previamente organizado, a turma do Maternal I C, da professora Sueli realizou suas pesquisas por meio das Bandejas de Experimentação. As crianças testaram suas hipóteses, combinaram os materiais entre si, aprendendo por meio do brincar, da exploração, da investigação, das descobertas.
Foram disponibilizados: objetos do cotidiano que aguçaram a pesquisa (como funil, peneira, escumadeira, etc.); materiais contáveis ( ou seja, que podemos contar, como macarrão e os elementos da natureza); materiais não contáveis (fubá, farinha de trigo, quirela que proporcionam, além das descobertas sensoriais, várias investigações). Na Emei Príncipe Mikasa as crianças aprendem e se desenvolvem nos diferentes espaços educativos da escola.
Os elementos escolhidos para um contexto têm uma organização pensada com antecedência. Há em cada proposta, um modo atrativo para apresentá-los, seja por sua disposição, seja por sua intencionalidade, seja pela qualidade do elemento. Por meio da manipulação, as crianças podem comunicar suas ideias, seus pensamentos. Trata-se de um modo de expressão, de comunicação.
À vista disso, a Professora Cássia Ramos do Infantil I C organizou um contexto investigativo tendo como elemento de estudo o Milho, momento esse que propiciou inúmeras aprendizagens por intermédio do olhar intencional da professora ao assegurar o contato da turma com a cultura mais elaborada em todas as etapas realizadas.
Segundo Vygotsky (1984), o brincar corresponde à atividade que, entre zero e seis anos, melhor permite o desenvolvimento da inteligência e da personalidade da criança, isto é, as funções psíquicas superiores, como a atenção, a memória, a linguagem, o pensamento, o controle da conduta, etc.
Dessa forma, nós enquanto educadores, defendemos o desemparedamento da infância, no qual por meio de propostas intencionalmente planejadas à criança se reaproxime dos espaços externos tendo contato direto com a natureza. É notório que esse contato com o ambiente natural reduz o estresse, aumenta a concentração, melhora a saúde e estimula a criatividade. Vamos desemparedar a educação infantil e valorizar a natureza?
No período de 22 a 28 de Maio os professores da EMEI Príncipe Mikasa aderiram às ações da Semana Mundial do Brincar.
O Brincar se faz presente na rotina da nossa escola, pois enquanto educadores sabemos da importância desses momentos para aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças. "A infância de verdade é aquela que permite com que a criança possa brincar, sonhar e se desenvolver. As brincadeiras desempenham um papel muito importante para a evolução motora, social, física, emocional e psíquica da criança".
Dessa forma, as crianças foram convidadas a vivenciarem distintos momentos que possibilitaram pesquisas, investigações e descobertas nos espaços da área externa da nossa escola".
A escola é um lugar de PAZ e AMOR! JUNTOS somos mais FORTES!
Durante a semana de 20 a 24 de março as crianças da nossa unidade escolar desenvolveram distintas vivências envolvendo o tema Água.
As vivências tiveram como intencionalidade a preservação desse bem tão precioso para vida e para o nosso planeta.
Uma nova etapa na vida de todos vocês está prestes a começar... Etapa essa cheia de encantamento, conhecimento e muita diversão. Sejam bem-vindos!