EMEI SACI PERERÊ
Sábado, 08/01/2022
EMEI SACI PERERÊ
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 479 – Bairro Jardim Alvorada
CEP: 17.513-020
Fone: (14) 3454-9241
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Francine de Souza Nunes Celoto
Aux. de Direção: Ana Paula Amaral Penteado Faria
Coordenador(a): Simone Silveira dos Santos
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral
CEP: 17.513-020
Fone: (14) 3454-9241
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Francine de Souza Nunes Celoto
Aux. de Direção: Ana Paula Amaral Penteado Faria
Coordenador(a): Simone Silveira dos Santos
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
10/07/2025
Contexto de aprendizagem: Bandinha Musical com Material Não Estruturado
No contexto de aprendizagem “Bandinha Musical com Material Não Estruturado”, a professora Vânia organizou um espaço intencional na sala de referência da “turma Pérola” (Nível 1 A) com dois tapetes de crochê no chão. Foram disponibilizados materiais como latas, potes plásticos, colheres, talheres e alguns instrumentos musicais de brinquedo. A ideia foi montar uma pequena bandinha usando materiais recicláveis e brinquedos musicais, para que os bebês pudessem explorar diferentes sons.
Durante o contexto, cantamos músicas infantis e cantigas conhecidas, convidando os bebês a explorarem com todo o corpo, bater, chacoalhar e experimentar os sons produzidos pelos objetos. Os bebês interagiram com curiosidade e interesse, explorando e fazendo descobertas através das próprias investigações. Cada bebê interagiu à sua maneira e ao seu tempo.
Durante o contexto, cantamos músicas infantis e cantigas conhecidas, convidando os bebês a explorarem com todo o corpo, bater, chacoalhar e experimentar os sons produzidos pelos objetos. Os bebês interagiram com curiosidade e interesse, explorando e fazendo descobertas através das próprias investigações. Cada bebê interagiu à sua maneira e ao seu tempo.
09/06/2025
Riscando em Movimento!
A Turma "Voando na Imaginação" é repleta de artistas e juntamente com a Professora Valéria e Auxiliar Keity vivenciaram uma forma diferente de expressar sua imaginação!
A Professora organizou um contexto de riscadores oferecendo como suporte pratos de papel e os pequenos carrinhos se tornaram os riscadores.
Para aguçar ainda mais a criatividade dos pequenos as marcas artísticas foram realizadas ao som de boas músicas. As crianças se movimentavam e enquanto isso produziam suas marcas! Foi uma tarde de muito entusiasmo para todos!
A Professora organizou um contexto de riscadores oferecendo como suporte pratos de papel e os pequenos carrinhos se tornaram os riscadores.
Para aguçar ainda mais a criatividade dos pequenos as marcas artísticas foram realizadas ao som de boas músicas. As crianças se movimentavam e enquanto isso produziam suas marcas! Foi uma tarde de muito entusiasmo para todos!
09/05/2025
Leitura, educação socioambiental, sensibilização e conscientização.
Neste mês, os alunos embarcaram nas aventuras da Turminha Special Dog, aprendendo sobre consciência socioambiental de forma lúdica e transformadora! Os personagens do gibi tratam de problemas e de soluções que valorizam a mudança de atitude, impactando positivamente as crianças.
05/11/2024
Semana das Crianças
Brincamos o ano todo, pois compreendemos que pelo Brincar os bebês e as crianças bem pequenas vão se apropriando e formando uma visão de mundo, desenvolvendo sua inteligência e personalidade. No mês de Outubro dedicamos um tempo para viver mais intensamente o Brincar, com vivências que encantam, envolvem e fortalecem os laços! E este ano não foi diferente! As crianças entraram em personagens e se divertiram com as fantasias e um baile dançante. Também tivemos muitas experiências e brincadeiras com água, além da divertida brincadeira de espuma. Vivenciamos muitas experiências com melecas. E, para fechar a semana, tivemos deliciosas bandejas de experimentações com variadas frutas, além das brincadeiras com a cama elástica e a piscina de bolinha. Ao final, as crianças levaram uma afetiva e singela lembrancinha!
17/10/2024
Revitalizando nosso Jardim
Criança e Natureza é uma conexão que buscamos construir no cotidiano da nossa Emei, transformando nosso jardim sensorial em potentes ambientes brincantes. O cuidado com o nosso jardim acontece o ano todo e, durante o mês de Setembro dedicamos um tempo para revitalizar nossos ambientes, criando nossos espaços e realizando novos plantios. Nossos pequenos realizaram vivências de experimentações com a terra e seus elementos, também realizaram o plantio de flores, alpiste e ervas aromáticas. As crianças participam ativamente, se relacionando com a terra e cuidando do plantio. Contamos também com a participação das famílias, que se disponibilizaram em vir realizar o plantio junto com os bebês. Tais ações são fundamentais para que a conexão entre as crianças e a natureza culmine no respeito e cuidado com o meio ambiente.
14/10/2024
Espaço Estético com Lanternas
Numa manhã de frio e tempo nublado, o tempo perfeito para organizarmos o espaço de forma convidativa, colocando cobertores nas janelas, tornando o espaço o mais escuro possível, incluímos vários elementos que geraram explorações e descobertas, tomamos o cuidado de disponibilizar uma lanterna para cada criança, pois sabemos que esse material é sempre um sucesso.
Assim que chegamos as crianças já encontraram tudo organizado, caminharam pelo espaço observando e já pegando as lanternas, que foram apontadas para todas as direções da sala e também para os demais elementos ofertados.
Com o passar do tempo, as caixas ganharam seu protagonismo, chegando a serem disputadas, o que nos levou a providenciar mais algumas, elas se transformaram em cama, trem e até moto.
De forma individual podemos relatar as explorações e experiências realizadas pelo Erick, desde que chegamos ele já pegou uma lanterna, olhou para sua luz, apontou para o chão, para o teto, andou pela sala observando sua sombra.
Ao chegar em frente a parede encostou a lanterna bem próxima, andava para trás, via o círculo de luz aumentar, voltava a andar para frente observava atento o círculo de luz diminuir, andava para trás, girava a lanterna para que a luz “corresse” pelo espaço, em determinado momento, Riquelmy sempre junto a ele, e depois outras crianças começaram a imitá-lo. Joaquim observou o colega e também o imitou, de forma mais tímida mais muito atenta.
Em um determinado momento, decidiu explorar o objeto, olhou o botão de ligar e desligar, tentou mexer, como não conseguiu, continuou suas explorações, a educadora perguntou se ele queria desligar, ele disse “não Prô”.
Professora Paula, ADE Carla e turma Maternal 1 B.
Assim que chegamos as crianças já encontraram tudo organizado, caminharam pelo espaço observando e já pegando as lanternas, que foram apontadas para todas as direções da sala e também para os demais elementos ofertados.
Com o passar do tempo, as caixas ganharam seu protagonismo, chegando a serem disputadas, o que nos levou a providenciar mais algumas, elas se transformaram em cama, trem e até moto.
De forma individual podemos relatar as explorações e experiências realizadas pelo Erick, desde que chegamos ele já pegou uma lanterna, olhou para sua luz, apontou para o chão, para o teto, andou pela sala observando sua sombra.
Ao chegar em frente a parede encostou a lanterna bem próxima, andava para trás, via o círculo de luz aumentar, voltava a andar para frente observava atento o círculo de luz diminuir, andava para trás, girava a lanterna para que a luz “corresse” pelo espaço, em determinado momento, Riquelmy sempre junto a ele, e depois outras crianças começaram a imitá-lo. Joaquim observou o colega e também o imitou, de forma mais tímida mais muito atenta.
Em um determinado momento, decidiu explorar o objeto, olhou o botão de ligar e desligar, tentou mexer, como não conseguiu, continuou suas explorações, a educadora perguntou se ele queria desligar, ele disse “não Prô”.
Professora Paula, ADE Carla e turma Maternal 1 B.
11/10/2024
A Turma Dinossauro e as Bandejas de Experimentação
A Professora Gláucia, com o apoio da Auxiliar Keity e da cuidadora Josi, organizaram intencionalmente um contexto com bandejas de experimentação, com a intenção exploratória de instigar diferentes pesquisas das crianças da Turma do Dinossauro (Maternal 1 A), através de fubá , água, sal e potes diferenciados tanto de água como para as experiências.
As crianças ao depara-se com as bandejas ficaram encantadas , primeiramente manusearam o fubá e o sal secos, alguns já observaram alguns recipientes que no local com água, as garrafas tinham furos e outros tinham válvulas para apertar.
Ao descobrir, algumas crianças começaram a misturar com os secos. Uma criança comentou que o sal virou água, mas a maioria misturou o sal com a farinha e água, onde transformou em uma massa .
Uma das crianças associou a massa com a massinha caseira que já fizeram na escola. Outros falaram que estava fazendo pão.
O interessante foi o jeito que cada criança usou a água, algumas gotejar na farinha outras rosquearam a garrafa . O de válvula usaram como se fosse um galão de água, perguntavam se os amigos estavam com sede .
Foi uma experiência significativa para as crianças que já fizemos em outras vivências aumentando e mudando de materiais .
As crianças ao depara-se com as bandejas ficaram encantadas , primeiramente manusearam o fubá e o sal secos, alguns já observaram alguns recipientes que no local com água, as garrafas tinham furos e outros tinham válvulas para apertar.
Ao descobrir, algumas crianças começaram a misturar com os secos. Uma criança comentou que o sal virou água, mas a maioria misturou o sal com a farinha e água, onde transformou em uma massa .
Uma das crianças associou a massa com a massinha caseira que já fizeram na escola. Outros falaram que estava fazendo pão.
O interessante foi o jeito que cada criança usou a água, algumas gotejar na farinha outras rosquearam a garrafa . O de válvula usaram como se fosse um galão de água, perguntavam se os amigos estavam com sede .
Foi uma experiência significativa para as crianças que já fizemos em outras vivências aumentando e mudando de materiais .
10/10/2024
Explorando elementos de cozinha
Que experiência maravilhosa os bebês do "Nível I A" vivenciaram! A professora Vânia organizou um espaço com diferentes elementos de cozinha. Um contexto convidativo para os bebês explorarem e experimentarem com todo o corpo.
Foi um contexto organizado intencionalmente com panelas, utensílios de cozinha e brinquedos que imitam alimentos, oferecendo uma oportunidade rica para que os bebês explorarem diferentes texturas, formas e sons e sensações.
Os bebês tocaram, seguraram e sentiram as diferentes superfícies das panelas e utensílios.
As panelas foram batidas com conchas, colheres, peneiras e copos de plástico, criando sons diferentes o que despertou o interesse e curiosidade dos bebês em repetir os movimentos várias vezes!
A manipulação livre dos objetos permitiu que os bebês realizassem muitas descobertas por meio da experimentação!
Os bebês fizeram muitas descobertas com os materiais de alumínio e plástico!
Foi um contexto organizado intencionalmente com panelas, utensílios de cozinha e brinquedos que imitam alimentos, oferecendo uma oportunidade rica para que os bebês explorarem diferentes texturas, formas e sons e sensações.
Os bebês tocaram, seguraram e sentiram as diferentes superfícies das panelas e utensílios.
As panelas foram batidas com conchas, colheres, peneiras e copos de plástico, criando sons diferentes o que despertou o interesse e curiosidade dos bebês em repetir os movimentos várias vezes!
A manipulação livre dos objetos permitiu que os bebês realizassem muitas descobertas por meio da experimentação!
Os bebês fizeram muitas descobertas com os materiais de alumínio e plástico!
06/06/2024
Semana do Brincar - Vem pra roda no ritmo do brincar!
Ao longo da semana, organizamos ricas e encantadoras experiências brincantes com os nossos pequenos. A partir de acolhidas com brincadeiras cantadas e cantigas de roda, ao longo dos dias, vivenciamos diferentes experiências a partir de diversos contextos de aprendizagens que foram organizados por nossas Professoras. Vivenciaram contextos de projeção de estilos musicais no data show e expressão por meio de instrumentos musicais e objetos sonoros. Também vivenciaram contexto com diferentes riscadores e suportes, embalado por cantigas de roda para criar o ritmo da expressão. As crianças exploraram diferentes desafios e movimentos com o seu corpo a partir de divertidos circuitos. Finalizamos a semana em meio a natureza, com a organização de sessões heurísticas e bandejas de experimentações.
02/05/2024
Contexto de Experimentação da Laranja
A professora Carla organizou um contexto de experimentação com a laranja com sua turma de Nível 2. Organizou em diferentes formas de apresentação, sendo ela inteira, descascada, apenas retalhos de cascas, rodelas, fatias, etc. Organizou o ambiente do barracão com um bela toalha de mesa e dispôs a fruta sob a mesa de modo convidativo. As crianças ficaram encantadas e mesmo aquelas que, nos dias que são servido laranja no lanche e recusam, ficaram curiosas em pegar e experimentar. Era nítida a expressão de encanto e curiosidade dos pequenos não só ao degustar, mas também ao manipular e explorar seus diferentes formatos, aromas, texturas e sabores, pois tiveram o contato e a curiosidade em conhecer a casca, que tem sabor diferente da polpa, realizando diversas descobertas.
09/04/2024
Período de Inserção: construindo vínculos entre convites e acolhidas
O Período de Inserção é marcado pelo início da vida escolar daqueles pequenos que estão chegando em nossa escola, mas também representa o retorno dos amigos que ficaram um período de férias em casa e, agora retornam com novas experiências e em um novo momento do seu desenvolvimento. Desta forma, é um período de profundo acolhimento, pois, separar-se da família neste espaço de tempo em que permanecem na escola não é fácil e requer dos adultos uma escuta atenta e sensível para acolher os pequenos por meio do planejamento e da organização intencional do ambiente, com a oferta de diferentes tipos de acolhidas, a partir de contextos de aprendizagens que coloquem as crianças em contato com diferentes materiais em diferentes ambientes da escola. De modo que, gradativamente, os vínculos afetivos vão se formando e, a segurança afetiva em conquistar cada espaço da escola também, a partir da construção de relacionamentos saudáveis com os adultos e com os pares. A partir do Brincar Livre, as crianças foram convidadas as viverem diferentes experiências para manipular, explorar e investigar o mundo dos objetos e da cultura.
17/10/2023
Contexto Investigativo com o Macarrão
A Professora Gláucia e sua Auxiliar Alana, organizaram uma encantadora vivência de investigação com o macarrão para a turminha do Boi (Nível 2). As crianças encontraram um ambiente convidativo, de modo que puderam realizar suas escolhas e combinações a partir de diferentes texturas e formatos com o macarrão cru e cozido.
15/09/2023
Investigando com a Gelatina
Convidei as crianças para vivenciar a experiência de investigar com a Gelatina a partir da combinação entre o elemento em pó e a água, produzindo assim transformações em seu estado físico. A partir da organização da proposta em variadas bandejas de experimentação, as crianças puderam realizar as suas próprias descobertas, misturando, transpondo, combinando, etc. Num processo colaborativo, as crianças foram realizando suas misturas e produzindo diversas colorações. Eureka! Quantas possibilidades foram surgindo e novas curiosidades se formando e a investigação se aprofundando.
31/08/2023
O agradável aroma das ervas!!!
Vamos plantar, sentir e experimentar!!!
O agradável aroma das ervas, nos fez despertar a intencionalidade de realizar uma proposta que levasse até as nossas crianças um “despertar” para o plantio e o conhecimento de aprender um pouco sobre essas plantinhas!
Além de promover o contato com diferentes ervas como: o alecrim, a hortelã e o manjericão!
Possibilitando o desenvolvimento sensorial percepção visual, tátil, olfativa e gustativa, a manipulação e a curiosidade de cada uma de nossas crianças!
Assim, cada criança no seu modo e no seu momento de exploração e manipulação, bem como com o desenvolvimento e a aprendizagem no contato com estes aromas, as plantaram em nosso jardim sensorial!
O agradável aroma das ervas, nos fez despertar a intencionalidade de realizar uma proposta que levasse até as nossas crianças um “despertar” para o plantio e o conhecimento de aprender um pouco sobre essas plantinhas!
Além de promover o contato com diferentes ervas como: o alecrim, a hortelã e o manjericão!
Possibilitando o desenvolvimento sensorial percepção visual, tátil, olfativa e gustativa, a manipulação e a curiosidade de cada uma de nossas crianças!
Assim, cada criança no seu modo e no seu momento de exploração e manipulação, bem como com o desenvolvimento e a aprendizagem no contato com estes aromas, as plantaram em nosso jardim sensorial!
13/06/2023
Contexto investigativo: conhecendo o sagu e a tinta natural de beterraba
Intencionalidade: Proporcionar exploração, experimentação e promovendo experiências sensoriais que estimulem o tato, o olfato e o paladar. Conhecer novas texturas e sabores. Pesquisar, investigar e fazer descobertas em espaços ao ar livre e em contato com a natureza.
Desenvolvimento: O Solário foi previamente e intencionalmente organizado. Dispusemos um pedaço de tecido algodão cru no gramado e sobre ele bandejas de experimentações contendo: sagu cozido e tinta natural feita com beterraba, de modo que, em algumas bandejas haviam apenas o sagu cozido, em outras apenas a beterraba triturada, para que nas ações investigativas as crianças fossem realizando variadas experimentações e combinações. Convidamos as crianças a explorarem livremente. Elas tocaram, amassaram, sentiram a textura das “bolinhas melecadas” e descobriram que podiam colori-las. Que delicia de exploração!
Desenvolvimento: O Solário foi previamente e intencionalmente organizado. Dispusemos um pedaço de tecido algodão cru no gramado e sobre ele bandejas de experimentações contendo: sagu cozido e tinta natural feita com beterraba, de modo que, em algumas bandejas haviam apenas o sagu cozido, em outras apenas a beterraba triturada, para que nas ações investigativas as crianças fossem realizando variadas experimentações e combinações. Convidamos as crianças a explorarem livremente. Elas tocaram, amassaram, sentiram a textura das “bolinhas melecadas” e descobriram que podiam colori-las. Que delicia de exploração!
13/06/2023
Vivência com frutas
Intencionalidade: Incentivar os pequenos a experimentarem novos sabores, sentirem novas sensações e texturas, pois os sentidos fornecem informações sobre o que nos rodeia e sobre o nosso próprio corpo. Experimentar e entender os diferentes sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) é muito importante. Os bebês começam a perceber que podem agir sobre as coisas, provocando mudanças e produzindo algo para ser visto, ampliando sua capacidade de expressão.
Tal vivência foi desenvolvida na semana do brincar.
Desenvolvimento: Disponibilizamos bandejas com abacate, mamão e melancia em pedaços e também a fruta cortada ao meio para conhecimento e exploração dos bebês. O ambiente organizado se tornou um lindo convite para ricas explorações, ampliando as possibilidades de conhecer, manipular e degustar as frutas. Uma vivência repleta de sensações que aguçaram a percepção e de descobertas.
Tal vivência foi desenvolvida na semana do brincar.
Desenvolvimento: Disponibilizamos bandejas com abacate, mamão e melancia em pedaços e também a fruta cortada ao meio para conhecimento e exploração dos bebês. O ambiente organizado se tornou um lindo convite para ricas explorações, ampliando as possibilidades de conhecer, manipular e degustar as frutas. Uma vivência repleta de sensações que aguçaram a percepção e de descobertas.
23/05/2023
Pintando com os elementos da natureza
Passeamos pelo jardim da escola com uma cestinha para recolher os materiais a serem utilizados. Enquanto vamos caminhando pelo jardim vamos recolhendo os gravetos, sementes e folhas secas, depois levamos a cesta em um espaço gramado forrado com plástico no chão, onde foi colocado um grande cartaz de papelão e disponibilizado tinta guache colorida em potinhos, deixando que as crianças mergulhem os elementos naturais(folhas secas, gravetos, sementes) e pintem livremente o cartaz explorando os elementos da natureza e a tinta permitindo uma riquíssima exploração tátil e visual.
10/04/2023
Vivência com Elementos Não Estruturados
Intencionalidade: Explorar um painel de diferentes materiais e texturas com elementos não estruturados; Pintar de forma criativa e divertida; Estimular e respeitar a produção do outro.
Desenvolvimento: Confecção de painel em placas de papelão, onde foram coladas caixas de diversos tamanhos, rolos com várias espessuras como de papel higiênico, papel toalha, caixas de ovos de modelos diferentes, entre outros materiais, onde as crianças receberam instrumentos riscantes como pincel e buchinha, para pintarem esse painel com tinta guache.
Desenvolvimento: Confecção de painel em placas de papelão, onde foram coladas caixas de diversos tamanhos, rolos com várias espessuras como de papel higiênico, papel toalha, caixas de ovos de modelos diferentes, entre outros materiais, onde as crianças receberam instrumentos riscantes como pincel e buchinha, para pintarem esse painel com tinta guache.