EMEI SEMENTINHA
Quinta, 06/01/2022
EMEI SEMENTINHA
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endeerço: Rua Trevellin, 515 – Bairro Jardim Planalto
CEP: 17.523-410
Fone: (14) 3417-7369
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Daniele Dayana Rodrigues de Souza
Aux. de Direção: Maira Juliana de Souza Gaspar
Coordenador(a): Carla Regina Araújo
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
CEP: 17.523-410
Fone: (14) 3417-7369
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Daniele Dayana Rodrigues de Souza
Aux. de Direção: Maira Juliana de Souza Gaspar
Coordenador(a): Carla Regina Araújo
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
14/10/2024
Bem estar: cotidiano das crianças na EMEI
Nesta publicação compartilhamos com vocês algumas conquistas que vem ao encontro de nossos estudos sobre a infância e também evidenciam nosso compromisso com a educação e bem estar das nossas crianças.
Temos como meta institucional e pedagógica o trabalho com contextos de aprendizagens e isso consiste na ação de pensar, refletir e documentar cada momento do cotidiano das crianças, desde sua chegada até sua saída e, desta forma, observar que todos os momentos da jornada na escola servem como fonte de aprendizagens. Planejar contexto abrange DAR SENTIDO À VIDA COTIDIANA DOS MENINOS E DAS MENINAS, respeitando a individualidade de cada um. Pensar nos diferentes momentos do dia com INTENCIONALIDADE é a chave para um planejamento de contexto de qualidade.
Sendo assim, em nosso planejamento anual colocamos também como meta a climatização das salas de repouso. Meta estabelecida, meta cumprida!
Olha que delícia, nestes dias quentes de setembro, ver nossos pequenos dormindo tão gostoso numa sala fresquinha?!
O bem estar das nossas crianças também é nosso objetivo diário!
“As revoluções mais bem-sucedidas geralmente são aquelas que começam exatamente pelo pequeno, pelo diário, pelo indispensável” (Branzi)
Temos como meta institucional e pedagógica o trabalho com contextos de aprendizagens e isso consiste na ação de pensar, refletir e documentar cada momento do cotidiano das crianças, desde sua chegada até sua saída e, desta forma, observar que todos os momentos da jornada na escola servem como fonte de aprendizagens. Planejar contexto abrange DAR SENTIDO À VIDA COTIDIANA DOS MENINOS E DAS MENINAS, respeitando a individualidade de cada um. Pensar nos diferentes momentos do dia com INTENCIONALIDADE é a chave para um planejamento de contexto de qualidade.
Sendo assim, em nosso planejamento anual colocamos também como meta a climatização das salas de repouso. Meta estabelecida, meta cumprida!
Olha que delícia, nestes dias quentes de setembro, ver nossos pequenos dormindo tão gostoso numa sala fresquinha?!
O bem estar das nossas crianças também é nosso objetivo diário!
“As revoluções mais bem-sucedidas geralmente são aquelas que começam exatamente pelo pequeno, pelo diário, pelo indispensável” (Branzi)
11/10/2024
REUNIÃO DE PAIS
“É preciso uma aldeia toda para educar uma criança.” (Provérbio africano)
A Educação acontece em todos os lugares, não apenas dentro dos muros da escola, o que demanda participação e responsabilidade de todos. É notável como a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos ganham proporção quando as famílias são envolvidas ativamente no cotidiano escolar. Daí a importância de organizar as reuniões de pais como um dos momentos para se comunicar as experiências vividas pelas crianças e suas aprendizagens, bem como para ouvir as famílias sobre seus anseios, dúvidas e expectativas.
Na nossa EMEI, as reuniões de pais são momentos riquíssimos, de abertura, flexibilidade e escuta por parte dos gestores e professores. As famílias são envolvidas de modo a conhecer um pouco mais do cotidiano e da prática pedagógica da escola e do desenvolvimento do seu bem mais precioso: a criança.
Em julho tivemos as reuniões de fechamento de semestre e os principais assuntos abordados foram: diálogo com professor; leitura da avaliação da criança; apreciação da documentação pedagógica e combinados para o segundo semestre.
Também tivemos a reunião com os membros da APM e Conselho de Escola. Foram tratados assuntos como a avaliação do 1º semestre, acompanhamento das metas anuais, análise do balancete financeiro e projetação do segundo semestre. Muitas decisões e muito trabalho em prol da qualidade da escola!
Juntos nessa parceria, Escola e Família, construímos uma escola cada vez melhor!
A Educação acontece em todos os lugares, não apenas dentro dos muros da escola, o que demanda participação e responsabilidade de todos. É notável como a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos ganham proporção quando as famílias são envolvidas ativamente no cotidiano escolar. Daí a importância de organizar as reuniões de pais como um dos momentos para se comunicar as experiências vividas pelas crianças e suas aprendizagens, bem como para ouvir as famílias sobre seus anseios, dúvidas e expectativas.
Na nossa EMEI, as reuniões de pais são momentos riquíssimos, de abertura, flexibilidade e escuta por parte dos gestores e professores. As famílias são envolvidas de modo a conhecer um pouco mais do cotidiano e da prática pedagógica da escola e do desenvolvimento do seu bem mais precioso: a criança.
Em julho tivemos as reuniões de fechamento de semestre e os principais assuntos abordados foram: diálogo com professor; leitura da avaliação da criança; apreciação da documentação pedagógica e combinados para o segundo semestre.
Também tivemos a reunião com os membros da APM e Conselho de Escola. Foram tratados assuntos como a avaliação do 1º semestre, acompanhamento das metas anuais, análise do balancete financeiro e projetação do segundo semestre. Muitas decisões e muito trabalho em prol da qualidade da escola!
Juntos nessa parceria, Escola e Família, construímos uma escola cada vez melhor!
10/10/2024
Projeto “Leitura: formando pequenos leitores e autores”
A partir do “Programa Leitura em casa: formando pequenos leitores” da Secretaria Municipal da Educação, todas as turmas da escola tem desenvolvido ações que envolvem crianças e professores, famílias e demais educadores da escola. O projeto tem como objetivo principal democratizar o acesso à leitura, oferecendo as condições necessárias para a formação dos futuros leitores e escritores de nossa sociedade.
Entre as ações previstas no projeto estão: leitura diária buscando inserir diferentes estratégias e recursos; exploração dos livros que as crianças receberam; convite a familiares e/ou convidados para sessões leitura e mediação; intercâmbio literário entre as turmas (maiores x menores x EMEF); formação docente (HEC) sobre leitura e literatura; produção de um livro literário da turma e a feira dos livros.
Neste fim de semestre, as turmas estão envolvidas na autoria dos próprios livros que envolve a criação das histórias e as diversas possibilidades gráficas e artísticas para as ilustrações. É a projeção e o processo de criação do livro de autoria, algo tão rico e significativo para as crianças, professores, escola e famílias.
A culminância do projeto acontecerá no segundo semestre, com a sessão de autógrafos das nossas crianças-autoras na feira do livro aqui na escola.
Entre as ações previstas no projeto estão: leitura diária buscando inserir diferentes estratégias e recursos; exploração dos livros que as crianças receberam; convite a familiares e/ou convidados para sessões leitura e mediação; intercâmbio literário entre as turmas (maiores x menores x EMEF); formação docente (HEC) sobre leitura e literatura; produção de um livro literário da turma e a feira dos livros.
Neste fim de semestre, as turmas estão envolvidas na autoria dos próprios livros que envolve a criação das histórias e as diversas possibilidades gráficas e artísticas para as ilustrações. É a projeção e o processo de criação do livro de autoria, algo tão rico e significativo para as crianças, professores, escola e famílias.
A culminância do projeto acontecerá no segundo semestre, com a sessão de autógrafos das nossas crianças-autoras na feira do livro aqui na escola.
05/06/2024
Formação de professores (HEC): Contexto de aprendizagem
Neste ano, uma das metas do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é “inserir no trabalho das turmas a exploração dos contextos de investigativos / contextos de aprendizagem”. Esta meta envolve a todos da escola: gestão, professores e funcionários em prol de um olhar humanizador e potente às vivências com as crianças na escola de educação infantil, afinal “Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende” (César Coll).
Iniciamos pela ação formativa com os professores nas HECs (mês de maio). A princípio, nosso objetivo foi sensibilizar os docentes quanto à temática. Desta forma, o ambiente de reunião foi intencionalmente organizado para a recepção do grupo com o contexto de aprendizagem “O que tem no kraft?”. A organização do espaço (tatames no chão, bacias com água e vários pacotes de kraft com fita crepe) foi um convite empático à curiosidade, ao brincar, a experimentação de sensações e sensibilização formativa inicial dos docentes. A ideia era que os nossos professores vivenciassem esteticamente as sensações de ter um contexto preparado a eles. Houve tempo para a exploração e, durante as formações do mês de maio, aprofundamos o estudo a respeito dos contextos de aprendizagem.
Destacamos aqui a importância da boa formação de professores em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. Com as formações, percebemos isso acontecer nos planejamento e nas vivências com as crianças na escola: os professores envolvidos em desafiar-se nesta nova estratégia de trabalho e riquíssimas vivências com as crianças.
“O crescimento precisa ser intencional, ninguém melhora por acidente.” (John Maxwell)
Iniciamos pela ação formativa com os professores nas HECs (mês de maio). A princípio, nosso objetivo foi sensibilizar os docentes quanto à temática. Desta forma, o ambiente de reunião foi intencionalmente organizado para a recepção do grupo com o contexto de aprendizagem “O que tem no kraft?”. A organização do espaço (tatames no chão, bacias com água e vários pacotes de kraft com fita crepe) foi um convite empático à curiosidade, ao brincar, a experimentação de sensações e sensibilização formativa inicial dos docentes. A ideia era que os nossos professores vivenciassem esteticamente as sensações de ter um contexto preparado a eles. Houve tempo para a exploração e, durante as formações do mês de maio, aprofundamos o estudo a respeito dos contextos de aprendizagem.
Destacamos aqui a importância da boa formação de professores em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. Com as formações, percebemos isso acontecer nos planejamento e nas vivências com as crianças na escola: os professores envolvidos em desafiar-se nesta nova estratégia de trabalho e riquíssimas vivências com as crianças.
“O crescimento precisa ser intencional, ninguém melhora por acidente.” (John Maxwell)
07/05/2024
Contexto de aprendizagem: "UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO NA TURMA"
Brincar com a natureza é um brincar rico e cheio de oportunidades. Na nossa EMEI temos uma área externa bem agradável, com árvores frutíferas, gramado, parques e tanques de areia. Um espaço privilegiado e muito favorável aos contextos de aprendizagem, que são intencionalmente planejados e organizados pelas professoras para as crianças e, mais do que isso, com as crianças.
O objetivo é assumir com as crianças uma atitude curiosa diante do processo de aprendizagem, fazendo da escola um lugar de possibilidades éticas, estéticas e políticas. Um espaço para pesquisa e para a criatividade.
Pensando nisso, a professora Jaqueline, observadora atenta dos assuntos de interesse das crianças na roda de conversa, planejou o contexto a partir do tema “aniversário”. Para isso, ampliou e sofisticou o brincar na areia, trazendo alguns elementos simples, como pedrinhas coloridas e chapéus de aniversários. Os alunos também contribuíram trazendo flores e outros elementos naturais.
O resultado foi tocante! As crianças ficaram envolvidas e concentradas no contexto de aprendizagem organizado e, assim como a criatividade, o protagonismo das crianças ficou evidente nesta proposta.
E aí, aceita um bolinho de aniversário no capricho desta turma incrível?
"Quando a criança toca a terra, também é tocada por ela." (Gandhy Piorski)
O objetivo é assumir com as crianças uma atitude curiosa diante do processo de aprendizagem, fazendo da escola um lugar de possibilidades éticas, estéticas e políticas. Um espaço para pesquisa e para a criatividade.
Pensando nisso, a professora Jaqueline, observadora atenta dos assuntos de interesse das crianças na roda de conversa, planejou o contexto a partir do tema “aniversário”. Para isso, ampliou e sofisticou o brincar na areia, trazendo alguns elementos simples, como pedrinhas coloridas e chapéus de aniversários. Os alunos também contribuíram trazendo flores e outros elementos naturais.
O resultado foi tocante! As crianças ficaram envolvidas e concentradas no contexto de aprendizagem organizado e, assim como a criatividade, o protagonismo das crianças ficou evidente nesta proposta.
E aí, aceita um bolinho de aniversário no capricho desta turma incrível?
"Quando a criança toca a terra, também é tocada por ela." (Gandhy Piorski)
08/04/2024
NOME DE TURMA: o início da nossa história e identidade!
Todos os anos nossas turmas escolhem um nome para caracterizar a turma!
Este processo busca fortalecê-los enquanto grupo, estreitar laços afetivos e tornar a turma única e especial. 🥰
Além disso, participar deste processo de sugestão, votação, escolha e decisão possibilita que nossas crianças vivenciem o processo DEMOCRÁTICO desde pequenos!
Após a efetiva escolha, cada professora fez uma arte para divulgar e compartilhar com as famílias da escola o nome das turmas.
Confira a seguir a divulgação dos nomes escolhidos de algumas turmas👇🏼:
Este processo busca fortalecê-los enquanto grupo, estreitar laços afetivos e tornar a turma única e especial. 🥰
Além disso, participar deste processo de sugestão, votação, escolha e decisão possibilita que nossas crianças vivenciem o processo DEMOCRÁTICO desde pequenos!
Após a efetiva escolha, cada professora fez uma arte para divulgar e compartilhar com as famílias da escola o nome das turmas.
Confira a seguir a divulgação dos nomes escolhidos de algumas turmas👇🏼:
07/11/2023
Passeio na Fazendinha da UNIMAR
Os alunos das turmas do Maternal II B da professora Aline e do Infantil I A das professoras Jéssica e Nathália fizeram um animado passeio à Fazendinha da UNIMAR no último dia 25 de outubro. O passeio foi referente a premiação das turmas que mais prendas arrecadaram para a festa junina deste ano.
Durante o passeio, as turmas foram acompanhadas pelo técnico agrônomo, Fábio, que atenciosamente apresentou os animais, explicou sobre o funcionamento da fazendinha e respondeu às curiosidades das crianças. Para finalizar, realizaram um delicioso piquenique.
As crianças ficaram encantadas com tudo o que conheceram e vivenciaram na fazendinha. Com certeza, um passeio inesquecível e que ficará nas memórias das nossas meninas e meninos.
Durante o passeio, as turmas foram acompanhadas pelo técnico agrônomo, Fábio, que atenciosamente apresentou os animais, explicou sobre o funcionamento da fazendinha e respondeu às curiosidades das crianças. Para finalizar, realizaram um delicioso piquenique.
As crianças ficaram encantadas com tudo o que conheceram e vivenciaram na fazendinha. Com certeza, um passeio inesquecível e que ficará nas memórias das nossas meninas e meninos.
09/10/2023
EMEI Sementinha promove exposição histórica dos seus 30 anos
No mês de setembro deste ano a EMEI Sementinha desenvolveu o projeto institucional “Sementinha 30 anos”. Durante todo o mês de setembro, gestão, professores e crianças envolveram a comunidade escolar neste resgate histórico dos 30 anos da unidade. Tal ação oportunizou às crianças e atual equipe conhecer um pouco da formação da escola ao longo destas 3 décadas por meio de pesquisa em álbum de fotos, relatos de ex-funcionários e diretoras e famílias.
A abertura do projeto com as crianças foi marcada com hora social, canção de “parabéns!” e cupcake de cacau. Durante todo o mês, as turmas se mobilizaram em pesquisas, entrevistas, produções e construções utilizando diferentes linguagens. As crianças puderam, por meio do projeto, compreender o processo das transformações ocorridas durante 3 décadas de história e perceber as necessidades para tais mudanças na estrutura física e no desenvolvimento da formação humana e histórica percebida na relação de tempo entre o passado e os dias atuais, também vislumbrando o próprio futuro. Tivemos uma mobilização emocionante e saudosista de quem por aqui passou e de tantos que ainda estão, fazendo desta uma história realmente memorável.
A culminância deste projeto se deu por meio da exposição deste resgate histórico com os trabalhos de pesquisas das crianças, professores e gestão escolar, ocorrida no dia 30 de setembro.
A abertura do projeto com as crianças foi marcada com hora social, canção de “parabéns!” e cupcake de cacau. Durante todo o mês, as turmas se mobilizaram em pesquisas, entrevistas, produções e construções utilizando diferentes linguagens. As crianças puderam, por meio do projeto, compreender o processo das transformações ocorridas durante 3 décadas de história e perceber as necessidades para tais mudanças na estrutura física e no desenvolvimento da formação humana e histórica percebida na relação de tempo entre o passado e os dias atuais, também vislumbrando o próprio futuro. Tivemos uma mobilização emocionante e saudosista de quem por aqui passou e de tantos que ainda estão, fazendo desta uma história realmente memorável.
A culminância deste projeto se deu por meio da exposição deste resgate histórico com os trabalhos de pesquisas das crianças, professores e gestão escolar, ocorrida no dia 30 de setembro.
05/09/2023
Uma pipa e muitas histórias: um encontro entre EMEI e EMEF
Você já viu um olhar curioso de criança avistando uma pipa bailando no céu?
Foi o olhar sensível da professora Isabel que percebeu esse encantamento das crianças sempre observando as pipas no céu próximo a escola. A princípio a ideia era simples: fazer uma capucheta; contudo as crianças encontraram uma armação de pipa e decidiram que queriam aprender a fazer uma pipa daquele tipo.
A partir desse interesse das crianças, surgiu uma sequência didática: assistiram a vídeo instrucional de como fazer uma pipa, fizeram lista dos materiais necessários e rodas de conversa sobre as experiências das crianças com este brinquedo. Mas uma coisa ainda preocupava a professora: como daria conta de fazer sozinha com as crianças tantas pipas? - visto que todos queriam ter a sua própria. Surge neste momento a ideia de pedir ajuda para as crianças do 5° ano da EMEF Paulo Freire.
Foi o olhar sensível da professora Isabel que percebeu esse encantamento das crianças sempre observando as pipas no céu próximo a escola. A princípio a ideia era simples: fazer uma capucheta; contudo as crianças encontraram uma armação de pipa e decidiram que queriam aprender a fazer uma pipa daquele tipo.
A partir desse interesse das crianças, surgiu uma sequência didática: assistiram a vídeo instrucional de como fazer uma pipa, fizeram lista dos materiais necessários e rodas de conversa sobre as experiências das crianças com este brinquedo. Mas uma coisa ainda preocupava a professora: como daria conta de fazer sozinha com as crianças tantas pipas? - visto que todos queriam ter a sua própria. Surge neste momento a ideia de pedir ajuda para as crianças do 5° ano da EMEF Paulo Freire.
Convite aceito e crianças muito animadas com esse encontro entre escolas, o grande dia chegou e aconteceu na quadra da EMEI Sementinha. A interação entre as crianças do infantil I da professora Isabel e do 5º ano da professora Milady foi sinônimo de INTERESSE, TROCAS, ACOLHIMENTO e PROTAGONISMOS entre as crianças. Foi encantador vivenciar como as crianças maiores tiveram paciência com as crianças da EMEI, e estas por sua vez, foram atuantes no seu papel de aprendiz colaborativo na confeccionar das pipas. O inverso também ocorreu: alunos da EMEI ensinando os maiores da EMEF a fazer rabiola, por exemplo. Ao final, cada criança da EMEI confeccionou a sua pipa completa, da estrutura à rabiola e pôde levá-la para casa.
08/08/2023
A literatura na Educação Infantil
Em consonância com o “Programa Leitura em casa: formando pequenos leitores” da SME, temos na escola o Projeto de Leitura. Este tem como um dos objetivos promover o acesso à literatura por meio dos momentos diários de leitura e das interações entre as crianças, entre elas e os adultos, entre os adultos (formação). Acreditamos que somente formaremos crianças que gostem de ler e tenham uma relação prazerosa com a literatura se propiciarmos a elas, desde bebês, o contato frequente e agradável com os livros e com o ato de ouvir e contar histórias.
Com este pensamento, incluímos e valorizamos os momentos de leitura na rotina das turmas e também na formação dos docentes por meio das Horas de Estudo Coletivo (HEC). Outro ponto assertivo tem sido com relação ao envolvimento das famílias nesta prática: incentivo a leitura com as crianças em casa, convite aos familiares para a contação de histórias na escola e a leitura e contação de histórias digitais via WhatsApp. Entre essas e outras ações, vamos espalhando boas sementes no coração e memória das nossas crianças e famílias da nossa comunidade.
Com este pensamento, incluímos e valorizamos os momentos de leitura na rotina das turmas e também na formação dos docentes por meio das Horas de Estudo Coletivo (HEC). Outro ponto assertivo tem sido com relação ao envolvimento das famílias nesta prática: incentivo a leitura com as crianças em casa, convite aos familiares para a contação de histórias na escola e a leitura e contação de histórias digitais via WhatsApp. Entre essas e outras ações, vamos espalhando boas sementes no coração e memória das nossas crianças e famílias da nossa comunidade.
28/07/2023
Festa Junina e Reunião de Pais
Ao final de junho tivemos a tradicional festa junina da EMEI Sementinha. A festividade foi aberta para a comunidade, que compareceu em massa e desfrutou de uma prazerosa tarde de domingo com danças juninas, quadrilha, pais e filhos, brincadeiras, além de deliciosas comidas típicas juninas. Durante as semanas que antecederam a festa, as crianças participaram da organização do evento, ensaiando as danças e confeccionando parte da decoração, assim como os espantalhos que compuseram o adornamento da quadra – plataforma das apresentações.
Para o fechamento do semestre, tivemos também as reuniões de pais para a apresentação da documentação pedagógica das crianças, assim como o relatório individual de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento destas. Este momento das famílias na escola é importante para estreitar ainda mais as relações, aprimorar o processo ensino/aprendizagem e construir laços que contribuam para uma parceria em prol do desenvolvimento das crianças.
Para o fechamento do semestre, tivemos também as reuniões de pais para a apresentação da documentação pedagógica das crianças, assim como o relatório individual de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento destas. Este momento das famílias na escola é importante para estreitar ainda mais as relações, aprimorar o processo ensino/aprendizagem e construir laços que contribuam para uma parceria em prol do desenvolvimento das crianças.
05/06/2023
Projetos investigativos
O trabalho com Projetos Investigativos tem sido uma forma privilegiada de trabalho com projetos na educação infantil e uma experiência extremamente rica tanto para as crianças quanto para os professores, direção e coordenação, de tal maneira que nos proporcionou um crescimento muito grande diante dos desafios que propõe e diante da grandeza na aquisição dos conhecimentos adquiridos.
Esses Projetos têm como meta a investigação e possibilitam a mobilização e a organização das crianças em torno de um assunto que desperta curiosidade. Esse interesse provém da necessidade trazida pelas crianças ou percebida pelo olhar sensível e escuta atenta do professor; assim esse tipo de trabalho abre perspectivas imprescindíveis de busca de conhecimento, transitando pelas várias áreas do conhecimento num movimento de transdisciplinaridade.
Neste primeiro semestre foram acolhidas temáticas variadas para os projetos investigativos, como as nuvens, tamanduá-bandeira, urubus, espaço e planetas, tigre, sapos, bolas, formigas, dinossauros e passarinhos.
Esses Projetos têm como meta a investigação e possibilitam a mobilização e a organização das crianças em torno de um assunto que desperta curiosidade. Esse interesse provém da necessidade trazida pelas crianças ou percebida pelo olhar sensível e escuta atenta do professor; assim esse tipo de trabalho abre perspectivas imprescindíveis de busca de conhecimento, transitando pelas várias áreas do conhecimento num movimento de transdisciplinaridade.
Neste primeiro semestre foram acolhidas temáticas variadas para os projetos investigativos, como as nuvens, tamanduá-bandeira, urubus, espaço e planetas, tigre, sapos, bolas, formigas, dinossauros e passarinhos.
05/05/2023
Hora Social
A Hora Social é uma atividade de toda a escola pensada para a interação das turmas e principalmente para comunicar de maneira lúdica o trabalho desenvolvido no cotidiano na educação infantil por cada turma. São momentos muito especiais e cheio de aprendizagem! Temos um cronograma e a cada mês uma turma é responsável pelo momento com todos da escola.
Quando propomos atividades em que as crianças se apresentam ou assistem uma apresentação, dentre outras coisas, elas aprendem sobre planejamento, organização, respeito, comunicação, emoções, coletividade, linguagem, arte e muito mais!
No mês de abril tivemos as estreias das turmas de Infantil 2 das professoras Talita, Jacqueline e Fabiana. Eles arrasaram, foi um sucesso!
Quando propomos atividades em que as crianças se apresentam ou assistem uma apresentação, dentre outras coisas, elas aprendem sobre planejamento, organização, respeito, comunicação, emoções, coletividade, linguagem, arte e muito mais!
No mês de abril tivemos as estreias das turmas de Infantil 2 das professoras Talita, Jacqueline e Fabiana. Eles arrasaram, foi um sucesso!
11/04/2023
Jogos Heurísticos: uma abordagem pedagógica
O Jogo Heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diferentes tipos de objetos, formas e materiais. Em nossa escola, o brincar heurístico foi temática de formação para os professores no ano de 2022 e essa “ideia” continua viva no cotidiano com as crianças desde então.
O Brincar Heurístico é uma abordagem pedagógica muito potente e como não há uma única maneira correta de fazê-lo, tivemos nossas próprias ideias e meios para organizar os materiais. Com efeito, um dos grandes méritos dessa abordagem é que ela tem corroborado para o desenvolvimento da criatividade, curiosidade e espontaneidade em desvendar o mundo a sua volta por meio da exploração e do brincar.
O Brincar Heurístico é uma abordagem pedagógica muito potente e como não há uma única maneira correta de fazê-lo, tivemos nossas próprias ideias e meios para organizar os materiais. Com efeito, um dos grandes méritos dessa abordagem é que ela tem corroborado para o desenvolvimento da criatividade, curiosidade e espontaneidade em desvendar o mundo a sua volta por meio da exploração e do brincar.