Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

SAREM

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (SAREM) é a avaliação externa aplicada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação desde 2004, objetivando avaliar sistematicamente os alunos de 4º ano (em anos pares) e de 5º ano (em anos ímpares) das escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
SAREM monitora os avanços do ensino na Rede Municipal de Educação para, com base nos resultados apresentados, obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenções técnico-pedagógicas em nível de sistema de ensino, gestão escolar e do próprio docente.
 

Todo o processo de planejamento, elaboração, distribuição, aplicação, correção e análise de resultados são coordenados pela Equipe Técnico-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação.
 

  
  


A 19ª edição do SAREM foi realizada nos dias 25 e 26 de junho de 2024, avaliando o desempenho dos alunos de 4º ano em relação às habilidades de Leitura, Produção de Texto e Matemática, as quais integram a Proposta Curricular do Sistema Municipal de Ensino e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É possível acompanhar no gráfico os índices da aprendizagem dos alunos participantes da Avaliação Externa – SAREM nas três últimas edições realizadas.
 



 

MASCOTE SAREM

Na edição de 2022 foi lançado o Concurso Cultural “A procura de uma mascote para o SAREM”, direcionado às turmas de 4º e 5º anos das 21 escolas de Ensino Fundamental que faziam parte do Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 

  
  


Em parceria com os pais, os alunos puderam criar suas mascotes e, em processo transparente e democrático de votação, o selecionado foi o personagem Sabido, da autoria de Davi Luiz Roque Soares, aluno do 4º ano da EMEF “Prof. Américo Capelozza”.

   


Assim, em 2023, Sabido fez sua estreia nas capas das avaliações SAREM, retornando em 2024 para acompanhar os alunos durante a realização das provas.