Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
10/07/2025

Bibipi: o maternal II E está passando!

O Maternal II E embarcou em uma aventura para desvendar os segredos do trânsito. A exploração começou com um passeio pelos arredores da escola, onde as crianças observaram atentamente o movimento de veículos e pessoas. Nesse contexto, elas criaram narrativas, atribuíram papéis aos veículos e construíram cenários, expandindo seus mundos simbólicos.
"Olhem, um carro vermelho! E uma moto! Onde será que eles vão?", indagou a professora, estimulando a curiosidade. Durante a caminhada, notaram faixas de pedestres, placas de trânsito e os diferentes sons da rua. Cada observação se tornou um ponto de partida para conversas espontâneas sobre a importância de andar de mãos dadas com um adulto, esperar o sinal abrir, não correr na rua e respeitar as regras do caminho, mesmo de motoca ou bicicleta.
De volta ao espaço próximo à sala, a brincadeira tomou outro tom. Cada criança escolheu seu carrinho e o fez deslizar pelas vias imaginárias, criando histórias. "Meu carro está indo para a casa da vovó!", disse uma. "O meu é um de corrida, corre rápido!", explicou outra.
As interações foram o ponto principal: "Cuidado! Sinal vermelho!", alertou um colega, enquanto outro desviava seu carro para dar passagem a um "caminhão de bombeiros" em alta velocidade (com sons de sirene feitos pelas próprias crianças!). A professora Thayse, atuando como parceira mais experiente, lançou perguntas que sofisticaram a brincadeira: "O que acontece se os carros não respeitam o sinal?", "Para onde este caminhão está levando as coisas?", "Como podemos fazer para todos brincarem juntos na pista?".
Essa brincadeira também promoveu a exploração corporal para mover o carro, seja engatinhando lentamente para encaixá-lo na pista ou movimentando-se em pé para auxiliar o carro a passar pelo corredor de giz. Dessa forma lúdica, as crianças assimilaram as regras básicas de trânsito e a função dos diferentes veículos e sinais, desenvolvendo a consciência sobre a segurança e o convívio em sociedade.
Ao negociarem espaços na pista, esperarem a vez, compartilharem os carrinhos e resolverem pequenos "conflitos de trânsito", as crianças aprenderam a colaborar, a respeitar o outro e a expressar suas ideias e sentimentos. A brincadeira com os pares é um poderoso laboratório para o desenvolvimento da empatia e da capacidade de se colocar no lugar do outro.
Essa vivência com os carrinhos e o trânsito é um exemplo claro de como a brincadeira e as interações são as eixos estruturantes na educação infantil, permitindo assim, que às crianças explorar, experimentar, criar e construir conhecimentos de forma significativa e prazerosa, preparando-as para os desafios do entorno.