Ação integrada durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno fortalece parceria entre Educação e Banco de Leite Humano

Terça, 11/06/2024
As salas de amamentação protegem e incentivam o aleitamento materno no ambiente escolar para as mães trabalhadoras

A Prefeitura Municipal de Marília por meio das Secretarias Municipais da Saúde e Educação, em parceria com o Banco de Leite Humano, promoveram no dia 28 de maio nas dependências da EMEI Prof.ª Marly Mussi “Pedacinho do céu” um encontro reflexivo sobre a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”.

Com a participação dos diretores das escolas que atendem bebês de 4 meses a 2 anos, o encontro evidenciou a relevância da proteção ao aleitamento materno, prática que se efetiva nos espaços afáveis das salas de apoio à amamentação das unidades escolares.

“Nossas escolas protegem a amamentação. Desde o ato da matrícula, todas as famílias são acolhidas e apoiadas a amamentar o bebê ou deixar seu leite congelado nas salas de apoio à amamentação”, destacou o secretário municipal da Educação, Hélter Bochi.

O encontro também contou com a presença do vereador Elio Ajeka, que entregou um certificado com votos de congratulações a todas as equipes envolvidas na criação das primeiras salas de amamentação em unidades escolares do mundo.

A supervisora da Educação Básica, Priscila Lopes Fachini, destaca que "A amamentação é um direito fundamental das mulheres e das crianças, e as escolas de bebês têm um papel importante na sua promoção e proteção.  Com a implementação das salas de apoio à amamentação nas escolas, temos proporcionado um ambiente favorável para que as mães amamentem seus filhos e continuem oferecendo o leite materno. Amamentar fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho e contribui para o desenvolvimento saudável da criança em todos os aspectos".

“Como ação pioneira no Brasil e no mundo, o município de Marília proporciona para as mulheres trabalhadoras o benefício de amamentar em ambiente escolar, com espaço humanizado e aconchegante para as mamães e seus bebês usufruírem de momentos afetuosos e nutritivos nas Salas de Apoio à Amamentação”, enfatiza a supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues.