‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, inspira abordagem criativa para estimular a escrita e leitura nos alunos da Emef Paulo Freire, na zona Sul de Marília

Quarta, 15/05/2024
Obra que até inspirou o cinema foi trabalhada na classe pelo professor Cláudio Machado com os estudantes do 5ºano B
A peça de teatro escrita pelo escritor brasileiro Ariano Suassuna (1927-2014) no ano de 1955, ‘Auto da Compadecida’, está inspirando um projeto pedagógico na rede municipal de ensino de Marília. Através de abordagem criativa desenvolvida pelo professor Cláudio Machado, que também é poeta e escritor, estudantes do 5º ano B da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Paulo Reglus Neves Freire’ estão sendo estimulados a ler, escrever e criar a partir dos aspectos mais relevantes da cultura popular.

O professor Cláudio Machado adotou uma abordagem criativa para estimular os estudantes do 5° ano B a desenvolverem habilidades de escrita, leitura e apreciação da cultura popular brasileira. Para isso, apresentou uma adaptação infantil da obra ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna - peça que inspirou filmes no cinema brasileiro. Após a apresentação, os alunos foram incentivados a escrever sua própria adaptação, intitulada ‘As Aventuras de João Grilo e Chicó’.

Sob a mediação do docente, as atividades envolveram não apenas a disciplina de Língua Portuguesa, mas também Oficinas de Leitura e Produção de texto para a elaboração do roteiro, bem como a Oficina de Expressões Artísticas: Plástica, Musical e Cênica, com a realização e criação de cenário para a peça, figurino e uma composição de coral.

Ao incorporar músicas como ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, e ‘Força Estranha’, de Caetano Veloso, o professor Cláudio Machado não apenas enriqueceu a experiência dos estudantes, mas também promoveu a valorização da cultura brasileira e incentivou a autoestima dos alunos por meio da expressão artística e da participação ativa na apresentação da peça. A Emef ‘Paulo Freire’ conta com o apoio pedagógico e administrativo da auxiliar de direção, professora Elisângela da Silva Callejon e das coordenadoras professoras Maria Cláudia Aguiar da Silva e Valéria Del Masso Pinto. A unidade de ensino, que tem na direção a professora Marisa Blumer Peron de Alencar Alves e é de tempo integral, tendo 433 estudantes matriculados no atual ano letivo, fica na rua José Cunha de Oliveira, nº 50, no jardim Teotônio Vilela, na zona Sul.

15/05/2024