Escola Municipal de Marília inova no combate a dengue ao produzir jornal de notícias com ações dos alunos contra a doença e o mosquito Aedes aegypti

Quarta, 13/03/2024
Ação diferente foi realizada por professoras da Emei Pingo de Gente e pretende melhorar informação levada para toda comunidade sobre o que as crianças aprenderam para o combate a dengue

A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Pingo de Gente, que fica no Jardim Continental, na zona Sul de Marília, inovou no combate a dengue produzindo um jornal de notícias com informações sobre as ações contra a doença e o mosquito Aedes aegypti que os alunos realizam na escola.

Na primeira edição do Jornal Pingo News, a unidade de ensino traz matérias sobre limpeza da área verde da escola, noções de cidadania, dicas de limpeza e ainda uma exposição de arte, que desenhos colocados no hall de entrada da escola para que famílias, funcionários e outras crianças tenham acesso e percebam a relevância do combate a dengue.

“Tudo começou com um folheto. As crianças do Infantil II construíram um folheto informativo de maneira coletiva, tendo as professoras como parceiras de escrita. E durante a semana ainda foram realizadas várias outras atividades. Após a experiência, as professoras Bruna e Jaqueline tiveram a ideia de produzir um jornal para documentar tudo”, contou a diretora da Emei Pingo de Gente, Patrícia Mesquita Rodrigues.

A edição foi encaminhada aos familiares por mensagem de whatsapp e impresso em tamanho maior para ser colado nas paredes da escola. Além das informações e fotos das ações realizadas, o jornal também possui um link que pode ser acessado por QR Code para assistir a um vídeo gravado na escola.

O diretor de Divulgação e Comunicação da Prefeitura, Mauro Brito de Abreu, vê como positiva essa ação. “É legal as crianças se verem no jornal, isso gera nelas um sentimento de protagonismo. Também é um ótimo jeito de levar a informação para os pais e toda a família, já que é muito fácil de compartilhar e mostrar a evolução dos filhos”, comentou.

13/03/2024