Escolas da rede municipal promovem campanha ‘A paz é o caminho’ com a Prefeitura e Secretaria da Educação

Terça, 25/04/2023
Ato contou com incentivo e auxílio do comando e efetivo do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I) de Marília

Com o incentivo e auxílio do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I) de Marília, escolas da rede municipal de ensino promoveram em 20 de abril - quinta-feira da semana passada - a campanha ‘A paz é o caminho’. O ato em prol da segurança nas unidades escolares também combateu a desinformação, que nas últimas semanas alterou as rotinas de pais e famílias. A proposta de trabalho surgiu após reuniões técnicas entre a Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal e comando da Polícia Militar em Marília. Com a participação de todos os diretores escolares da rede municipal de ensino, um desses encontros ocorreu em 18 de abril.

“A campanha consistiu em promover uma ação com as famílias, seja um café da manhã, palestra, roda de conversa, cujo objetivo foi restaurar o acolhimento, a paz, a segurança e, principalmente, o combate à violência e a desinformação no ambiente escolar”, informou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi. Houve a distribuição de placas informativas que reforçam a mensagem do videomonitoramento que ocorre por um período de 24 horas em todas as escolas de Marília.

‘A paz é o caminho’ contou com momentos de acolhimento e partilhas. Todas as escolas da rede municipal de educação realizaram eventos. “Enfatizamos ainda mais que a escola é um território de paz e respeito. A campanha possibilitou às crianças um momento único, ressignificando o contexto atual da sociedade no ambiente escolar”, observou o secretário municipal da Educação.

“Todas as unidades escolares da rede municipal de Marília possuem câmeras de segurança, que abastecem a central de videomonitoramento que possuímos no Paço Municipal. A nossa Ronda Azul, por sua vez, é sincronizada com os órgãos de segurança, incluindo a Polícia Militar. Possuímos sistema de alarme e iremos aperfeiçoar esta proteção ainda mais”, informou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, que incentivou a campanha ‘A paz é o caminho’.

O secretário municipal da Educação considerou que é necessário permanecer com o engajamento da ‘A paz é o caminho’, “justamente porque a proteção das nossas crianças é uma responsabilidade coletiva e prioritária”, concluiu o professor Helter Bochi.