Estudantes da Educação Infantil do Município de Marília participam de programa sobre segurança viária

Quinta, 18/04/2024
O início da programação aconteceu no dia 15 de abril nos períodos da manhã e tarde e se estenderá até 19 de abril

A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Jural Corretora de Marília e Fundación Mapfre, está proporcionando aos estudantes da Educação Infantil do Município de Marília, semana de educação viária, com o desenvolvimento do programa ‘Na pista certa’.

O programa desenvolvido visa estabelecer o contato do público infantil com conceitos e orientações sobre segurança viária, conscientizando as crianças sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito desde cedo, visando a redução de acidentes e a formação de cidadãos responsáveis.

Com esse propósito, o projeto define a criação de um espaço cenográfico, com uma grande estrutura modular e itinerante, no qual monitores possam dialogar com as crianças acerca da temática, possibilitando que  vivências por meio de atividades lúdicas, pedagógicas e interativas, com simulações da vida cotidiana e engajamento das crianças.

O espaço físico escolhido foi o ginásio Neusa Galetti, após os responsáveis pela Fundación Mapfre terem realizado a visita técnica ao local, aprovando o espaço e considerando-o ideal para a montagem de toda a grande estrutura que envolve o programa. As turmas das escolas de educação infantil foram organizadas por meio de um cronograma para as visitas interativas.

Durante toda a semana que antecedeu a visita ao local, as professoras responsáveis pelas turmas participantes, desenvolveram diálogos com as crianças sobre o tema, como rodas de conversa, vídeos educativos, dentre outros. O início da programação aconteceu no dia 15 de abril nos períodos da manhã e tarde e se estenderá até o dia 19, quando os trabalhos serão concluídos.

O programa ‘Na Pista Certa’ é uma iniciativa exemplar que demonstra o poder da educação na transformação de comportamentos e na promoção da segurança no trânsito, bem como o desenvolvimento e formação das crianças. “Quando falamos em Educação temos que pensar na promoção do desenvolvimento integral da criança, contribuindo para que ela se torne um adulto autônomo, seguro e preparado para enfrentar os desafios da vida”, afirmou a supervisora da Educação Básica, professora Karina Carrião.

Fotos Divulgação