“Marília é uma cidade educadora e a nossa rede municipal sabe fazer uma educação de qualidade”, garante Daniel Alonso no lançamento do programa MenteInovadora

Quarta, 06/03/2024
Inédito, projeto inovador visa impulsionar os índices educacionais dos alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental

Após ser considerada um exemplo para todo o Estado de São Paulo na alfabetização de crianças, Marília inova ainda mais ao lançar nesta quarta-feira, dia 6 de março de 2024, o programa MenteInovadora. Voltada às escolas de tempo integral da rede municipal de ensino, a iniciativa otimiza o uso de jogos e abordagens lúdicas de ensino, auxiliando a transformar as unidades escolares em centros eficazes para o desenvolvimento educacional, cognitivo e socioemocional. “Marília é uma cidade educadora e a nossa rede municipal de ensino sabe fazer uma educação de qualidade. Recentemente recebemos das mãos do governador Tarcísio de Freitas o prêmio pelo elevado desempenho na alfabetização das nossas crianças e agora lançamos este inovador programa”, destacou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, ao discursar na manhã desta quarta-feira, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Nelson Gabaldi, localizada na zona Oeste.

A solenidade reuniu educadores, como a diretora da unidade, professora Vanessa Cristina Passarelli Barbacovi, e gestoras das outras oito escolas que vão integrar o MenteInovadora: Emef Professor Amaury Pacheco, Professor Antônio Moral, Professora Cecília Alves Guelpa, Professor Célio Corradi, Professora Nicácia Garcia Gil, Nivando Mariano dos Santos, Paulo Freire e Emefei Antônio Garcia Egéa. Presente também ao lançamento, o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, que enaltece os aspectos construtivos do MenteInovadora. “É pelo exemplo que a gente educa e fico feliz nesta oportunidade, justamente porque a proposta de uma escola integral é despertar nos estudantes as habilidades para a vida”, garantiu. Além do prefeito Daniel Alonso e secretário Helter Bochi, fizeram o uso da palavra a diretora da escola, professora Vanessa Barbacovi, a gestora de relacionamento da Mind Lab, Renata Batista Minéo, e Kleber Novaes de Lima, pai do estudante Lukas Pessini Novaes de Lima, aluno do 4º ano B da Emef Nelson Gabaldi. “Estou muito feliz de participar deste momento, sou pai de aluno e participo da associação de pais da escola, e ficamos admirados com o nível das atividades e materiais pedagógicos do MenteInovadora”, disse.

Ao todo, 2.352 estudantes da rede municipal de Marília já estão sendo beneficiados pela metodologia de ensino. MenteInovadora concentrou, previamente, toda uma preparação dos educadores e diretores das unidades de tempo integral. “Vamos impulsionar ainda mais os nossos índices altíssimos em alfabetização e educação. Marília desenvolve um trabalho sério e vem colhendo os frutos. Ser prefeito é um desafio, nenhuma cidade está completamente pronta e todo dia temos novos enfrentamentos. Quero parabenizar todos os professores, todas as diretoras e toda a nossa rede municipal de ensino pelos esforços contínuos. Vamos em frente, vamos continuar cuidando das nossas crianças”, concluiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Fotos: Mauro Abreu
06/03/2024