ABR
29
Marília sedia o Giro Undime 2026 e se consolida como referência em Educação Inclusiva e Primeira Infância
Quarta, 29/04/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Evento reuniu representantes de 54 municípios para um amplo diálogo sobre políticas públicas para o setor. O programa mariliense Educação Acolhedora foi um dos destaques do encontro.
O município de Marília foi sede na última segunda-feira (dia 27 de abril) do Giro Undime 2026, evento que reuniu equipes técnicas e secretários municipais de Educação de 54 municípios para um amplo diálogo sobre políticas públicas voltadas à primeira infância e à educação especial e inclusiva.
A realização do encontro reforçou o protagonismo de Marília no cenário educacional paulista, evidenciando o conjunto de ações estruturadas que vêm sendo implementadas na Rede Municipal de Ensino. Entre os destaques está o programa Educação Acolhedora, que instituiu salas de primeiríssima infância, salas multissensoriais para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e espaços de acolhimento nas unidades escolares do município.
Outras iniciativas também têm contribuído para esse reconhecimento, como a substituição de sinais sonoros por músicas nas escolas, promovendo um ambiente mais sensível e inclusivo; a implementação de sistemas de comunicação alternativa e suplementar; além do investimento na contratação e qualificação de professores. Essas ações, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, fortalecem o atendimento educacional e garantem melhores condições de aprendizagem e permanência para todos os estudantes.
O evento, promovido no auditório da Univem, contou com a presença do presidente da Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), Luiz Miguel Martins Garcia, que destacou o papel de Marília como referência em educação. “Marília tem se destacado por ações concretas e estruturadas, especialmente na inclusão e no cuidado com a primeira infância. É um município que inspira outras redes pela seriedade e compromisso com a educação pública”, comentou o presidente da Undime-SP.
A abertura oficial foi realizada pelo prefeito Vinicius Camarinha – que esteve acompanhado da primeira-dama Tássia Camarinha, e foi amplamente elogiado pelos participantes pela presença ativa e pela importância atribuída à educação no município. Em sua fala, o chefe do Executivo reforçou o papel transformador da área educacional. “A educação é o caminho mais seguro e essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas e transformar o mundo. Nosso compromisso é seguir investindo, cuidando das nossas crianças e garantindo oportunidades para todos”, frisou Vinicius.
O evento ocorreu das 8h às 17h, com programação dividida em dois períodos. Pela manhã, os participantes acompanharam uma formação conduzida por especialista jurídico da Graboski Advogados sobre a legislação do ICMS. No período da tarde, a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, ministrou palestra sobre Educação Especial e Inclusiva, compartilhando as experiências e avanços da rede pública de Marília.
Na sequência, a supervisora de Educação Básica de Marília, Izadora Maleski Serrano, conduziu a formação sobre o Plano da Primeira Infância, destacando a importância do planejamento intersetorial e do investimento nos primeiros anos de vida como estratégia fundamental para o desenvolvimento educacional e social.
“A realização do Giro Undime 2026 em Marília reafirma a nossa cidade como um polo de inovação e boas práticas educacionais, consolidando o município como referência estadual nas políticas de inclusão e atenção à primeira infância, com uma gestão que coloca a educação no centro das prioridades”, concluiu a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
O município de Marília foi sede na última segunda-feira (dia 27 de abril) do Giro Undime 2026, evento que reuniu equipes técnicas e secretários municipais de Educação de 54 municípios para um amplo diálogo sobre políticas públicas voltadas à primeira infância e à educação especial e inclusiva.
A realização do encontro reforçou o protagonismo de Marília no cenário educacional paulista, evidenciando o conjunto de ações estruturadas que vêm sendo implementadas na Rede Municipal de Ensino. Entre os destaques está o programa Educação Acolhedora, que instituiu salas de primeiríssima infância, salas multissensoriais para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e espaços de acolhimento nas unidades escolares do município.
Outras iniciativas também têm contribuído para esse reconhecimento, como a substituição de sinais sonoros por músicas nas escolas, promovendo um ambiente mais sensível e inclusivo; a implementação de sistemas de comunicação alternativa e suplementar; além do investimento na contratação e qualificação de professores. Essas ações, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, fortalecem o atendimento educacional e garantem melhores condições de aprendizagem e permanência para todos os estudantes.
O evento, promovido no auditório da Univem, contou com a presença do presidente da Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), Luiz Miguel Martins Garcia, que destacou o papel de Marília como referência em educação. “Marília tem se destacado por ações concretas e estruturadas, especialmente na inclusão e no cuidado com a primeira infância. É um município que inspira outras redes pela seriedade e compromisso com a educação pública”, comentou o presidente da Undime-SP.
A abertura oficial foi realizada pelo prefeito Vinicius Camarinha – que esteve acompanhado da primeira-dama Tássia Camarinha, e foi amplamente elogiado pelos participantes pela presença ativa e pela importância atribuída à educação no município. Em sua fala, o chefe do Executivo reforçou o papel transformador da área educacional. “A educação é o caminho mais seguro e essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas e transformar o mundo. Nosso compromisso é seguir investindo, cuidando das nossas crianças e garantindo oportunidades para todos”, frisou Vinicius.
O evento ocorreu das 8h às 17h, com programação dividida em dois períodos. Pela manhã, os participantes acompanharam uma formação conduzida por especialista jurídico da Graboski Advogados sobre a legislação do ICMS. No período da tarde, a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, ministrou palestra sobre Educação Especial e Inclusiva, compartilhando as experiências e avanços da rede pública de Marília.
Na sequência, a supervisora de Educação Básica de Marília, Izadora Maleski Serrano, conduziu a formação sobre o Plano da Primeira Infância, destacando a importância do planejamento intersetorial e do investimento nos primeiros anos de vida como estratégia fundamental para o desenvolvimento educacional e social.
“A realização do Giro Undime 2026 em Marília reafirma a nossa cidade como um polo de inovação e boas práticas educacionais, consolidando o município como referência estadual nas políticas de inclusão e atenção à primeira infância, com uma gestão que coloca a educação no centro das prioridades”, concluiu a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...
SEGUNDA, 15 JUN 2026
Educação realiza Audiência Pública para debater a Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral
Encontro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, buscou coletar ideias e sugestões da comunidade e de especialistas, visando a consolidação de uma educação pública cada vez mais inclusiva, integrada e de qualidade
Na última sexta-feira (dia...