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FEV
03

Prefeitura divulga como será a Retomada Gradual das Atividades Escolares nas Emefs de Marília

Quarta, 03/02/2021
SME

retomada das aulas no Município de Marília para as unidades escolares pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino ocorrerá, na modalidade remota, a partir de 04/02/2021.

A partir de 1º de março de 2021, serão retomadas as atividades escolares presenciais respeitando as orientações e protocolos previstos no Decreto Estadual 65.384/2020 e o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais do Município.

No Sistema Municipal de Educação de Marília, instituiu-se uma subcomissão da Comissão Educacional de Gerenciamento da Covid-19, composta por gestores representantes das diferentes regiões do município, acolhendo junto aos seus pares, as contribuições de profissionais da educação e funcionários de cada região e unidade escolar, refletindo democraticamente acerca da melhor maneira de organizar o cronograma de retomada das aulas presenciais. A citada subcomissão, a partir de reuniões periódicas, estruturou o momento de reabertura, estabelecendo critérios, tempos e condições objetivas com vistas a garantir o retorno gradual às aulas presenciais, com as devidas precauções relacionadas à saúde das crianças, profissionais da educação e familiares.

cronograma de retorno, de forma coordenada com as autoridades da área da saúde, foi elaborado considerando as normativas do Plano São Paulo, instituído pelo Decreto nº 65.319 de 30 de novembro de 2020 e modificado, posteriormente à aprovação do Plano de Retomada das atividades presenciais, pelo Decreto n° 65384 de 17/12/2020.

Neste sentido, optamos por um ensino híbrido que combina o uso da tecnologia digital e atividades impressas não presenciais (ensino remoto) com as interações presenciais (ensino presencial). Sendo o presencial preparado com número reduzido de horas por turno, organizando-o por meio de agendamentos e revezamento de alunos, conforme previsto no Parecer CNE/CP nº 15/2020.

CRONOGRAMA DE RETORNO NAS EMEFs / 2021

  1. A partir de 03/02/2021, todos os professores voltarão ao trabalho presencial, cumprindo sua jornada normal de trabalho na escola, até segunda ordem.
  • Observação 1: todos os demais servidores continuarão com jornada de 6 horas de trabalho durante o mês de fevereiro, até segunda ordem.
  • Observação 2 : durante todo o mês de fevereiro, os HECs serão online, com preenchimento de planilha Home Office apenas para o horário do HEC. Utilizar o HEC para estudar sobre a utilização do material didático de Inteligência Emocional recebido pelas escolas e outras providências didático-pedagógicas. (Os Coordenadores receberão capacitação da Equipe Técnica da SE sobre a utilização do material)
  1. De 03 a 05/02 os professores utilizarão seu tempo na escola para :
  • Organizar seu trabalho pedagógico para as próximas semanas; planejar ações de acolhimento a serem implementadas na EU e que deverão constar no Plano Individual de Retomada da Escola.
  • Fazer um cronograma de atendimento aos pais e familiares para a semana de 08 a 12/02 e comunicá-los desses agendamentos;
  • Acessar a plataforma dias 04 e 05, para atualizá-la e dar as boas vindas aos alunos; nesses dias, serão postadas atividades pela equipe da SME diretamente. 
  1. De 08 a 12/02 :
  • Durante 04 horas  fazer os atendimentos aos pais, com horários agendados, esclarecendo sobre o ensino híbrido, formas de rodízio, e solicitando aos pais que assinem um termo de responsabilidade onde optarão pela atividade presencial, remota ou impressa (TERMO).  Conversar com os pais sobre as medidas de segurança que deverão ser tomadas em casa (CARTA) e sobre o as medidas de segurança que serão adotadas pela escola (Plano de retomada). Direção inicia a busca ativa dos alunos que os pais não comparecerem. Entregar o kit de material escolar e o material de Inteligência Emocional.
  • Durante a outra 01 hora de sua jornada, acessar a plataforma postando e apoiando os alunos com atividades de inserção e acolhida.
  1. Dias 15 e 16/02 : Feriado Carnaval.
  1. De 17 a 19/02 : Planejamento Escolar.
  1. De 22 a 26/02 :
  • Durante 04 horas e meia fazer a aplicação da avaliação diagnóstica aos alunos, de forma presencial, com horário  e data previamente agendados.
  • Na outra meia hora, atividade com os alunos na Plataforma, de inserção e acolhida; favorecer atividades de acolhimento, além do material de Inteligência Emocional.
  1. A partir de 01/03 :
  • Início dos rodízios de acordo com o Plano de Retomada.
  • Avaliação Diagnóstica elaborada pela SME. (no caso dos pais que optarem pelo ensino remoto ou impresso, os alunos deverão ir à escola fazer presencialmente, com horário agendado).