OUT
03
Prefeitura Municipal de Marília inaugura mais uma sala de amamentação em berçário, a 10ª do Município
Terça, 03/10/2023
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Objetivo é facilitar o aleitamento materno, atendendo às mães trabalhadoras que deixam os bebês na unidade escolar
A Prefeitura Municipal de Marília inaugurou na última sexta-feira, dia 29 de setembro, mais uma sala de amamentação. É a 10ª sala criada no município, criada na Emei Catavento, no Jardim Domingos de Léo, Zona Sul de Marília. O projeto é inédito no Brasil e vem sendo implementado desde 2019 pelo Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria Municipal da Educação.
A iniciativa pioneira favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos: o de aleitamento materno por pelo menos até os dois anos de idade. A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, destaca que nessas salas as mamães possuem conforto, segurança e a garantia de um direito.
As mães em aleitamento materno exclusivo, ao retorno ao trabalho, precisam ser apoiadas e continuar oferecendo o leite materno. “O apoio da família e do empregador é muito importante para não interromper a amamentação. No caso do trabalho, é lei, é uma garantia da mulher. Nas salas as mães podem armazenar o próprio leite para que as cuidadoras ministrem a mamadeira na ausência da mãe”, declarou.
Em todo o País, por força de Lei Federal, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito a duas pausas, de 30 minutos cada, para amamentar. O benefício pode ser convertido a uma hora a menos de trabalho. Esse direito não interfere na licença maternidade de 120 dias (quatro meses).
Inaugurações
Na quarta-feira da semana passada houve a inauguração da 9ª sala de amamentação, no Lar da Criança, que contou com a presença do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, do secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, do secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, do presidente do Lar da Criança, Valter Cavina, da supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues e dos vereadores Professora Daniela (PL), Vania Ramos (Republicanos) e Dr. Élio Ajeka (PP).
Já a inauguração da sala de amamentação na Emei Catavento contou com as presenças do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues e dos vereadores Professora Daniela (PL) e Marcos Rezende (PSD).
Fotos: Divulgação
Fotos vinculadas
03/10/2023
Prefeitura Municipal de Marília inaugura mais uma sala de amamentação em berçário, a 10ª do Município
Veja também
Mais notícias da categoria SME
QUINTA, 29 JAN 2026
NOTA – Prefeitura consegue liminar e garante pagamento aos funcionários da GF
A Prefeitura de Marília obteve liminar judicial na tarde desta quinta-feira (29 de janeiro) que garante o pagamento das verbas rescisórias a todos os funcionários da empresa GF – terceirizada que prestava serviços ao Município.
Com a decisão...
QUINTA, 29 JAN 2026
Marília fecha parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol
Presidente da entidade, Thiago Caldeira esteve na Prefeitura apresentando projeto para ser desenvolvido na cidade
Objetivando estabelecer parceria para difusão do Basebol e do Softbol, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marília, Rafael...
QUARTA, 28 JAN 2026
Prefeitura define cronograma de volta às aulas nas 65 escolas municipais
Ano letivo terá início nos próximos dias 5, 6, 9 e 10 de fevereiro para aproximadamente 19 mil alunos
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, definiu na tarde desta terça-feira (27 de janeiro) o cronograma de volta...