SET
28
Prefeitura Municipal de Marília inaugura no Lar da Criança a 9ª sala de amamentação da rede municipal de ensino
Quinta, 28/09/2023
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Objetivo é facilitar o aleitamento materno, atendendo às mães trabalhadoras que deixam os bebês na unidade escolar
A Prefeitura Municipal de Marília inaugurou na manhã de quarta-feira, dia 27 de setembro, mais uma sala de amamentação em unidade escolar do Município, atendendo berçário da entidade conveniada Lar das Crianças. É a 9ª sala instalada na rede escolar da Secretaria Municipal da Educação pelo Banco de Leite da Secretaria Municipal da Saúde. Em breve será inaugurada a 10ª sala, localizada na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Catavento.
A iniciativa pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Marília, favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos: o de aleitamento materno por pelo menos até os dois anos de idade. A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, afirmou que a sala oferece ambiente adequado para a amamentação no peito, com poltronas confortáveis. Garante ainda geladeira para incentivar a mamãe para que retire o próprio leite e envie em frascos esterilizados, identificados com o nome completo da criança para ser oferecido no período escolar.
A enfermeira destacou ainda que as mães em aleitamento materno exclusivo, ao retornar ao trabalho, precisam ser apoiadas e continuar oferecendo o leite materno. “O apoio da família e do empregador é muito importante para não interromper a amamentação. No caso do trabalho, é lei, é uma garantia da mulher”, declarou. Em todo o País, por força de Lei Federal, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito a duas pausas, de 30 minutos cada, para amamentar. O benefício pode ser convertido a uma hora a menos de trabalho. Esse direito não interfere na licença maternidade de 120 dias (quatro meses).
A inauguração da sala de amamentação no Lar da Criança contou com a presença do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, presidente do Lar da Criança, Valter Cavina (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília), supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues e dos vereadores Professora Daniela (PL), Vania Ramos (Republicanos) e Dr. Élio Ajeka (PP).
“É um orgulho para mim fazer parte desta administração, que tanto vem fazendo para melhorar a qualidade de vida da população, como essas salas de amamentação. Na minha infância, carente, o poder municipal não oferecia nada de alento para a população”, falou o vice-prefeito Cícero.
“Estamos ressignificando (dando novo significado) nossos espaços de educação, com uma política pública de valorização de todos, do aluno, dos professores, dos pais, em prol de um ensino e uma qualidade de vida melhor”, disse o secretário da Educação, professor Helter.
“A manutenção do vínculo entre mãe e bebê é essencial para a saúde dessa criança, a amamentação é essencial e essas salas, esses ambientes e serviços vem facilitar, promovendo saúde e educação de forma conjunta”, afirmou o secretário da Saúde Dr. Osvaldo. O diretor-presidente do Lar da Criança, Valter Cavina, representando a entidade conveniada, que oferece berçário municipal e agora sala de amamentação, parabeniza a Prefeitura de Marília pelo empenho em melhorar cada vez mais a cidade. “Esse projeto beneficia o profissional, as empresas, o potencial de trabalho, ao oferecer espaço e serviço digno para as mães trabalhadoras poderem cuidar dos seus filhos”, finalizou.
Fotos: Divulgação
Fotos vinculadas
28/09/2023
Prefeitura Municipal de Marília inaugura no Lar da Criança a 9ª sala de amamentação da rede municipal de ensino
Veja também
Mais notícias da categoria SME

QUINTA, 16 OUT 2025
Prefeitura inclui Espaço Potencial no Programa de Alimentação Escolar da Rede Municipal
Parceria resultará numa economia anual de R$ 132 mil à entidade, que atende 282 alunos com TEA
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, autorizou na manhã desta quinta-feira (16) a inclusão da Associação de Pais e...

QUARTA, 15 OUT 2025
Dia do Professor: Secretaria da Educação destaca a importância dos professores da Rede Municipal
Reconhecimento se deve ao papel essencial que desempenham na formação das novas gerações e na transformação da sociedade
Em alusão ao “Dia do Professor”, celebrado neste 15 de outubro, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da...

SEXTA, 10 OUT 2025
Rede Municipal promove debate entre docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Objetivo foi garantir que o processo avaliativo nas unidades escolares seja coerente, eficaz e adequado às crianças que chegam no Ensino Fundamental
Professores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e do Ensino Fundamental (EMEF)...