OUT
05
Secretaria da Educação promove Encontro Formativo “Infância e suas Linguagens”
Quarta, 05/10/2022
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Evento contou com a participação dos Professores Coordenadores de todas as escolas de Educação Infantil do Município
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou em suas dependências nos dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira) os encontros formativos intitulados: “Infâncias e suas linguagens”, com participação dos Professores Coordenadores de todas as Unidades Escolares de Educação Infantil do Município de Marília.
Os diálogos oportunizaram a reflexão acerca das Linguagens infantis, por meio da qual as crianças se expressam, sendo elas: Linguagem do Choro, Linguagem dos Gestos, Linguagem dos Cheiros, Linguagem do Desenho, Linguagem da Música e Linguagem das Artes plásticas.
Na quinta-feira, dia 29, foram abordados assuntos referentes às especificidades das crianças de 0 a 3 anos, refletindo acerca do trabalho docente para os bebês e crianças bem pequenas, ministrado pelas assistentes técnicas de área de EMEI Kelly Cardoso Press e Selma Aparecida Locatel.
E na sexta, dia 30, os diálogos se deram por meio das vivências para as crianças de 4 e 5 anos, ministrados pelas assistentes técnicas de área de EMEI Zélia Inez Lázaro Rodrigues e Talita Santana Maciel, com aprofundamento nas Linguagens Visuais.
Tais ações fazem parte do processo de Implementação da Proposta Curricular para Educação Infantil, embasadas por meio dos Documentos Normativos, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, inferindo nos elementos essenciais, assim os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil pontuam a necessidade da compreensão docente para a Dimensão da Multiplicidade de Experiências e Linguagens das crianças.
Como destaca a supervisora da Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira, “vivemos um momento único com a implementação da nossa Proposta Curricular da Educação Infantil, embasando teoricamente nossos docentes para efetivar a busca por uma prática pedagógica que oportunize que as crianças vivenciem as máximas potencialidades humanas, pois assim como o educador italiano Loris Malaguzzi, nós acreditamos que a criança é feita de cem - “cem linguagens”, cem mundos, cem modos de pensar de jogar e de falar”.
O espaço foi intencionalmente organizado com fotografias, esculturas, objetos, materiais, brinquedos e obras de arte, de modo a repertoriar as experiências infantis.
Foi apresentada a releitura de obras dos artistas brasileiros tais como, Alex Cerveny, Beatriz Milhazes, Chelpa Ferro, Cabelo, Chilpo Meireles, Erika Verzutti, Anita Malfatti, Franz Weissmann, Guto Lacaz, e do artista mariliense Guijo.
O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, pontua a relevância de tais ações para ampliar o universo cultural docente, sobretudo para o mundo das artes, oportunizando que os meninos e meninas tenham ricas experiências nos espaços escolares.
Fotos: Divulgação
Fotos vinculadas
05/10/2022
Secretaria da Educação promove Encontro Formativo “Infância e suas Linguagens”
Veja também
Mais notícias da categoria SME
TERÇA, 03 FEV 2026
Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo de 2026 para aproximadamente 19 mil alunos
Aulas começam nos dias 05, 06, 09 e 10 de fevereiro e haverá reunião de pais nesta quarta (04) e quinta-feira (05)
A Rede Municipal de Ensino, composta por 65 escolas – 21 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 44 Emeis (Escolas...
QUINTA, 29 JAN 2026
NOTA – Prefeitura consegue liminar e garante pagamento aos funcionários da GF
A Prefeitura de Marília obteve liminar judicial na tarde desta quinta-feira (29 de janeiro) que garante o pagamento das verbas rescisórias a todos os funcionários da empresa GF – terceirizada que prestava serviços ao Município.
Com a decisão...
QUINTA, 29 JAN 2026
Marília fecha parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol
Presidente da entidade, Thiago Caldeira esteve na Prefeitura apresentando projeto para ser desenvolvido na cidade
Objetivando estabelecer parceria para difusão do Basebol e do Softbol, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marília, Rafael...