Secretaria Municipal da Educação promove encontro com professores de Maternal II sobre o processo de escuta responsiva

Sexta, 26/04/2024
‘Da escuta à documentação: caminhos possíveis’ consistiu no tema do encontro formativo com grupo de educadores da rede

A Secretaria Municipal de Educação de Marília organizou em 17 de abril de 2024, nas dependências do auditório da Secretaria Municipal de Saúde, encontro formativo com grupo de professores de Maternal II, da rede municipal de Educação, com a temática ‘Da escuta à documentação: caminhos possíveis’. O assunto foi ministrado pelas assistentes-técnicas de área de Emei (Educação Municipal de Educação Infantil) Selma Aparecida Locatel e Talita Santana Maciel, orientadas pela supervisora Karina Carrião Gomes de Oliveira.

Participaram do encontro formativo 136 professores, de 30 unidades escolares, que atendem a faixa etária de 3 anos. A proposta do evento foi problematizar questões relacionadas à concepção de criança, trazendo documentos norteadores nacionais e municipais. Ocorreram discussões acerca da Pedagogia Participativa, bem como os passos possíveis que envolvem a efetivação da documentação pedagógica.

“Da escuta à documentação, refletimos sobre a mediação educativa (papel dos professores) a partir dessa pedagogia. Destacamos a escuta, como uma metáfora de disponibilidade, dar voz e vez às crianças, validando as cem linguagens com as quais se expressam e se comunicam. Nesse contexto, a criança apresenta-se como protagonista e as relações necessitam ser respeitosas, humanizadoras e o ambiente educativo necessita ser organizado intencionalmente, tendo a criança como centro do processo”, observou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi.

Os docentes passam de um papel de transmissor para organizador de tempos, espaços, materiais e formas de mediação que potencializam a pesquisa das crianças, reconhecendo a centralidade delas e a importância de se ampliar as possibilidades de interação e aprendizagem. Sendo oportunizado no momento da HEC (Horas de Estudo Coletivo), dentro da sua jornada de trabalho, o encontro é mais uma conquista para os professores do Sistema Municipal de Educação e objetiva a qualidade da educação de nossas crianças. Para finalizar, realizaram uma avaliação sobre o encontro, através do Google Forms. Para a Secretaria Municipal da Educação de Marília, o encontro participativo consistiu num momento ímpar, que contribuiu para as reflexões acerca do fazer docente.

“[...] desenvolver a Pedagogia-em-Participação como um processo de escuta responsiva, é necessário considerar diversas dimensões da pedagogia [...] espaços, materiais e tempos pedagógicos; a organização dos grupos; a qualidade das relações e das interações; a observação, o planejamento e a avaliação da aprendizagem; as atividades e os projetos que trazem vida à construção conjunta da aprendizagem; a documentação pedagógica que cria memória da aprendizagem e meta-aprendizagem e sustenta a avaliação; o envolvimento de pais, famílias e comunidades”. (OLIVEIRA-FORMOSINHO; PASCAL, 2019, p. 89).