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Secretaria Municipal da Educação de Marília promove encontro com coordenadores sobre transtorno do espectro autista e rotina escolar
Terça, 30/04/2024
EMEI
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O tema foi ministrado por educadoras especialistas com amplos conhecimentos teóricos e práticos na área
Durante dois dias a Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram encontro com coordenadores da rede municipal de ensino sobre o transtorno do espectro autista e a rotina escolar. O evento aconteceu nos dias 11 e 25 de abril de 2024, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. Além dos coordenadores, também participaram gestores da rede. Conforme informou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, ao todo foram oito horas de estudos e nesta oportunidade os educadores receberam as informações de educadoras especialistas, todas com amplos conhecimentos teóricos e práticos nesta área do saber.
As conferencistas de mais este encontro formativo foram: professora doutora Karen Regiane Soriano, mestre Adriana Magali Dezotti Baptista, professora Vanessa Aparecida Pellucio de Azevedo e professora Franciele Rosa Lima Soares, do Centro Escola Municipal de Atendimento Escolar, o CEMAEE. O intuito do encontro foi tratar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a rotina escolar, trazendo para as discussões critérios diagnósticos e níveis de suporte, conceitos sobre a hiporreatividade, hiper-reatividade, busca sensorial. Discorreu-se sobre a integração sensorial e os tipos de disfunções, dispraxia, diferenciação entre birra e crise, e a importância da organização das rotinas para as crianças com o transtorno.
As discussões também aconteceram em torno das estratégias para o amparo às crianças com TEA na rotina escolar. Os coordenadores participaram de um estudo de casos: através da observação e de um roteiro, eles documentaram as características das crianças de suas escolas, e isso embasou a atividade prática do dia 25 de abril, que foi realizada em 6 grandes grupos. A atividade prática consistiu em analisar um perfil de uma criança a partir do checklist, que se enquadra em algum transtorno. A partir das questões respondidas do perfil da criança, o objetivo foi elaborar uma rotina escolar que atendesse às suas necessidades. Posteriormente às discussões, foram realizadas as apresentações pelos representantes do grupo.
No final, foi oportunizada de cada encontro, uma avaliação, com objetivo de refletirem sobre os pontos abordados e as contribuições para a orientação e encaminhamento do trabalho pedagógico em cada unidade escolar. As temáticas que ocorreram no mês de abril pela equipe do CEMAEE, proporcionaram o aperfeiçoamento das estratégias valiosas para trabalhar com as crianças com transtornos na rotina educativa, traçando estratégias de apoio para um atendimento de qualidade das crianças com TEA.
Fotos: Divulgação
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