SEMANA MUNICIPAL DO BRINCAR EM MARÍLIA: INICIATIVA MOBILIZA UNIDADES ESCOLARES, PAIS E COMUNIDADES DO MUNICIPIO

Terça, 07/06/2022

Com o tema “Confiar na força do Brincar”, foi realizada pela primeira vez, no período de 21 a 29 de maio de 2022, a “Semana Municipal do Brincar”, envolvendo as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que atendem as crianças de quatro meses a seis anos de idade e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que atendem as crianças de sete a 12 anos de idade.

Trata-se de uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, articulada à mobilização mundial, promovida desde 2009 pela Aliança pela Infância, que tem como objetivo falar sobre o direito de brincar e dar visibilidade à cultura da infância. A adesão de nosso Município nesse ano de 2022 possibilitou reflexões teóricas e práticas acerca do direito da criança a ter infância e ser respeitada em seu direito de brincar nesse tempo de “aprender a confiar”, conforme o lema da semana.

A proposta em nosso município foi a de espalhar o brincar por diversas regiões e comunidades nas quais se localizam as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Marília/SP, como um ato transformador e que extrapolasse os muros da escola.

A programação foi construída coletivamente nos momentos das HECS (Horas de Estudo Coletivo) junto aos professores, com atividades a partir das temáticas abaixo, mas que considerassem as especificidades de cada unidade escolar.

Segunda-feira (23/05) - Brincadeiras com materiais, objetos e elementos da natureza;
Terça-feira (24/05) - Brincadeiras com elementos não estruturados;
Quarta-feira (25/05) - Brincadeiras com jogos simbólicos e de faz de conta;
Quinta-feira (26/05) - Brincadeiras da cultura corporal e do movimento;
Sexta-feira (27/05) - Culminância: brincadeiras nos espaços aos arredores da escola, além de convite aos familiares para vivências de brincadeiras com as crianças no espaço escolar;
Sábado e Domingo (28 e 29/05) - Solicitação às famílias para brincarem com as crianças no final de semana.

O Secretário Municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, evidenciou o olhar sensível da atual gestão para a criança, explicitando que durante as brincadeiras os espaços devem ser organizados de forma a proporcionar que as crianças possam brincar, criar, sofisticar conhecimentos, saberes e habilidades de forma a aprender e se desenvolver, além do quanto as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Marília tem se comprometido com essa premissa. Destacou ainda, o fato de ser primordial que brinquemos juntos com as crianças, interagindo com elas nessa fase tão importante de suas vidas.

A supervisora da Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira ressaltou que com a semana em questão, reforçamos a nossa confiança no brincar como um ato essencial para o desenvolvimento das crianças. Que é importante lembrar que o brincar é um direito universal e fundamental, previsto por lei, que precisa ser garantido de forma intencional e envolvendo a todos, crianças, pais e comunidade em geral.

Todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino de Marília participaram da iniciativa mobilizando mais de 10.000 alunos e seus familiares. Assim, professores, diretores e demais profissionais da Educação não pouparam esforços, nem criatividade, para proporcionar às crianças momentos de muitas brincadeiras e diversão. Muito mais que um momento pontual, serviu para mobilizar o poder público e a sociedade em possibilidades de engajamento sobre as formas de colocar em prática o direito de brincar.