Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JUL
29

Aluno da EMEF Profª “Nicácia Garcia Gil” ganha concurso com jogo feito com produtos recicláveis

Sexta, 29/07/2022
EMEF

Projeto tem o foco voltado para a conscientização do descarte correto dos resíduos, preservando o meio ambiente e o corpo hídrico

No último dia 6 de julho o aluno Eduardo Henrique da Silva Ramos, do 4º ano A, da EMEF Profª “Nicácia Garcia Gil”, das professoras Lígia Mendonça Aukar e Cícera Severino da Silva, venceu o concurso “Protetores do meio ambiente, recicle!”, na categoria 4, produzindo um jogo das cores confeccionado a partir de cartelas de ovos, tampinhas coloridas, tinta guache e dado de papel.

O concurso vencido pelo aluno faz parte do projeto “Coletar para Transformar” iniciativa socioambiental desenvolvida pela ADN Bio, empresa sustentável em parceria com as escolas do estado de São Paulo. Em Marília foi o único vencedor do concurso.

A parceria iniciou-se em 2021 quando a aluna Maria Eduarda Dias Pereira de Jesus, do 3º ano da escola, ficou em segundo lugar no concurso desenhando uma mascote do projeto.

Este ano teve o Concurso Transformando Ideias, cujo tema foi “Protetores do meio ambiente, recicle!”, com o desenvolvimento de um brinquedo produzido majoritariamente por materiais recicláveis.

Foram propostas cinco categorias, de acordo com o ano escolar de cada criança participante: 1º ao 5º ano, onde foi escolhido um ganhador de cada categoria. A regra era usar materiais recicláveis e ser confeccionado pela própria criança.

O PROJETO

O projeto tem o foco voltado para a conscientização do descarte correto dos resíduos, preservando o meio ambiente e o corpo hídrico, voltadas para a mudança de hábitos e desenvolvimento de ações sustentáveis no ambiente escolar contando com uma solução para destinar corretamente óleo de cozinha usado, um resíduo extremamente poluente, evitando, assim, um impacto ambiental muito grande.

Para isso, os alunos e seus familiares podem descartar os óleos usados em suas residências trocando 2 litros e óleo usado por 1 detergente.

Para isso o material a ser descartado deve estar armazenado em garrafas pets de 2 litros.

Além desse trabalho de conscientização e recolhimento desse resíduo extremamente poluente, os alunos desenvolvem atividades sobre o tema com leitura e discussão de textos informativos, jogos pedagógicos e vídeos disponibilizados pela ADN Bio.