Alunos da Emei Raio de Sol visitam Ecoponto Nova Marília

Segunda, 16/05/2022

As crianças receberam educação ambiental sobre a importância da destinação ambientalmente correta dos materiais após seu descarte

Na última sexta-feira, dia 13, os alunos do Infantil 1-A, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Raio de Sol visitaram o Ecoponto Nova Marília, na zona sul do município.

Na ocasião, foram orientados sobre a importância em descartar corretamente cada tipo de resíduo, bem como sobre a reciclagem e reuso de alguns materiais, reduzindo os impactos ambientais gerados pela extração de insumos do meio ambiente.

Vanderlei Dolce, secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, destaca a importância da educação ambiental replicada desde cedo às crianças e os impactos que ações assim trarão imediatas e a longo prazo.

“Estamos orgulhosos da direção da Emei Raio de Sol por organizar essa visita ao Ecoponto Nova Marília. Isso demonstra a preocupação da escola com a qualidade da educação ambiental que estão promovendo às crianças que lá estudam. Estamos empenhados em propagar uma educação ambiental de qualidade em nossa cidade, através de visitas monitoradas em locais onde poderemos ensinar aos alunos sobre a importância em cuidar do meio ambiente e os impactos que as degradações causam diretamente em nossas vidas. Nossa equipe de gestores ambientais está preparada para desenvolver visitas monitoradas no ecoponto, estação de tratamento de esgoto, bosque municipal, projetos com nascentes e vegetação nativa, dentre outros locais onde poderemos agregar valores à educação das nossas crianças desde pequeninos, formando assim cidadãos conscientes de suas participações junto à sociedade”, afirmou o secretário.

Edson Gilmar da Costa, servidor responsável pelo Ecoponto Nova Marília, explica a ação desenvolvida. “Recebemos as crianças com grande alegria. É muito bom ver professores dedicados e preocupados com a educação ambiental desta turma. Orientamos como descartar corretamente cada item, explicamos sobre a reciclagem e a importância deste trabalho para famílias de catadores, falamos sobre como funciona a logística reversa, compostagem das podas urbanas e toda destinação ambientalmente correta dos materiais recebidos no Ecoponto Nova Marília. Uma experiência maravilhosa, que esperamos inspirar outras escolas a fazerem o mesmo, bastando apenas agendar para que recebamos com carinho essa turminha que cuidará do planeta daqui alguns anos.”

Participaram da visita monitorada a professora do Infantil 1-A Integral, Viviane Keiko Ueji, a coordenadora Maria Aparecida Zambom e a diretora Ellen Matsuchita, além dos alunos.

Informações sobre educação ambiental através de visitas monitoradas poderão ser obtidas pelo telefone 3408-6700.