Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
17

Prefeitura promove evento sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Terça, 17/05/2022
EMEF

Solenidade foi realizada na Emef Prof. Américo Capelozza e reuniu diversas autoridades

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos, Educação, Saúde e Assistência Social, promoveu nesta terça-feira, dia 17 de maio, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Américo Capelozza, no bairro Palmital, zona norte da cidade, um evento sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado desde o ano 2000 em 18 de maio.

Marília realizou um dia antes devido à inauguração da nova Emef “Sofia Teixeira Barbosa”, que acontecerá nesta quarta-feira (18), no bairro Montana, zona norte da cidade.

A solenidade desta terça-feira reuniu diversas autoridades, como o vice-prefeito Cícero do Ceasa, que representou o prefeito Daniel Alonso; os vereadores Vânia Ramos e Junior Moraes; e os secretários municipais Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos), Prof. Helter Bochi (Educação) e Coronel Marcos Boldrin (Administração).

Estiveram presentes também a supervisora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Luciana Caluz; e a encarregada técnica da Saúde da Criança, Dra. Vivian Tamiello Reverete; além de Raquel Ramos e Fabiana Matias, também da equipe da Saúde da Criança.

A diretora da Emef Prof. Américo Capelozza, Ana Paula Lopes Galante, recepcionou as autoridades, sendo que a cerimônia teve a participação de professores e alunos da escola, além de pais de alunos, com apresentações de dança.

“É um tema de extrema importância e só tenho que parabenizar a todos pela organização do evento. Peço também aos pais que fiquem atentos ao comportamento dos seus filhos e que denunciem qualquer tipo de abuso ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse o vice-prefeito Cícero do Ceasa.

A vereadora Vânia Ramos é autora do Projeto de Lei 110/21, como alerta a toda a sociedade, estabelecimentos de ensino público e privados, sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com apresentações de palestras de prevenção, painéis informativos e orientações necessárias sobre o tema.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, afirmou que o foco é fazer denúncia quando acontece qualquer tipo de abuso ou violação através do Disque 100. “Temos uma equipe pronta para atender e tomar as providências, inclusive colaborando para que esse indivíduo seja detido. O Disque 100 está à disposição de toda a população, com a identidade de quem fizer a denúncia sendo preservada.”

Já o secretário municipal da Educação, Prof. Helter Bochi, disse que o papel dos pais e educadores é saber ouvir as crianças. “Isso é fundamental para que possamos fazer sempre o que for melhor para elas. E só tenho que agradecer a todos os professores por tudo que fazem pelas nossas crianças da rede municipal de Ensino.”

Para denunciar qualquer tipo de violação aos direitos das crianças e dos adolescentes, Disque 100, 190 para Polícia Militar ou para o Conselho Tutelar de Marília pelo número (14) 3453-2665.


Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM