FEV
06
Ano letivo de 2024 começa para mais de 19.200 estudantes matriculados nas 42 Emeis e 21 Emefs da rede municipal de ensino de Marília
Terça, 06/02/2024
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Município conta ainda com salas de aulas no Centro de Educação Especial do Município (Cemaee). Número de alunos matriculados aumentou 4% na comparação com 2023
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília estão recebendo 19.220 estudantes matriculados para o ano letivo de 2024. As aulas tiveram início nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024. No Ensino Fundamental as atividades estão em sua plenitude (Emefs - Escolas Municipais de Ensino Fundamental), enquanto na Educação Infantil (Emeis - Escolas Municipais de Educação Infantil) o retorno é adotado de modo escalonado, justamente para que se estabeleça um período de inserção às crianças e alunos mais novos.
“Para a Educação Infantil o retorno precisa ser gradual porque as crianças ficaram alguns meses distantes do ambiente escolar. Então, essa primeira semana é um período de acolhimento, são atividades direcionadas para isto. Para os novos estudantes, este período é para que possam conhecer os novos amigos e a escola, já àqueles que eram alunos, o período serve para que possam reencontrar os amigos e o ambiente escolar”, explicou o secretário da Educação, Helter Rogério Bochi.
Nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o atendimento foi para os Níveis I e II, além do Infantil 1 e 2. Já nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, os estudantes que vão retornar serão do Maternal I. Na sequência, na quarta-feira, dia 7, será a vez dos estudantes do Material 2 estarem novamente no ambiente escolar.
A Secretaria Municipal da Educação de Marília orienta que os alunos não terão aula na semana do Carnaval, pois os professores, coordenadores e diretores realizarão o planejamento escolar após o feriado. As aulas voltam ao normal na segunda-feira, dia 19 de fevereiro, para todos os alunos da rede. A rede é composta por 42 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), 21 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 1 Centro de Educação Especial do Município.
Do total de 19.220 estudantes matriculados para este o ano letivo de 2024, 8.862 são do Ensino Fundamental e 10.358 referentes à Educação Infantil. Para o ano de 2024, a rede municipal de ensino recebeu 712 alunos a mais do que em 2023, um aumento de 4%.
Reconhecimento
O ano letivo de 2024 começa com uma boa notícia. De acordo com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, a Educação Municipal de Marília foi uma das poucas do Estado de São Paulo a atingir metas em 2023, para receber a complementação de recursos do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). O VAAR que é um indicador utilizado para medir a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas. Ele é calculado com base no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no número de alunos matriculados em cada escola. O valor desta complementação da União, visa a melhoria da aprendizagem e redução de desigualdades para as redes de ensino nas escolas públicas.
Ampliação da rede
O prefeito Daniel Alonso desejou a todos os estudantes, pais, familiares e a todos os professores, diretores e servidores da rede municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Educação um excelente início de ano letivo. “A educação, já dizia o líder sul-africano Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. E aqui em Marília estamos construindo um legado de progresso, de crescimento e de desenvolvimento, partindo, principalmente, pelos investimentos da educação, valorização dos servidores e garantia de uma alimentação escolar saudável”, afirmou.
Em dezembro, por exemplo, o prefeito Daniel Alonso inaugurou a 6ª escola da rede municipal de ensino dos últimos 7 anos, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ‘Professora Marly Mussi - Pedacinho do Céu’, avenida Antártica, n.º 917, no Jardim Vitória, zona Sul da cidade.
“Estamos construindo um legado de progresso, de crescimento e de desenvolvimento em todas as áreas de Marília. A Educação é uma delas. A Emei ‘Professora Marly Mussi - Pedacinho do Céu’ consistiu na 6ª escola que entregamos à população desde que assumimos a Prefeitura Municipal de Marília, no ano de 2017, quando do nosso primeiro mandato como chefe do Poder Executivo. Temos um trabalho voltado à qualidade do ensino e um amparo estruturado às nossas crianças, com alimentação nutritiva, saborosa e saudável. Nossas escolas são referências para o Brasil inteiro”, concluiu o prefeito Daniel Alonso. Houve a municipalização da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) 'Amaury Pacheco' e a construção da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) 'Flauta Mágica'.
Fotos: Divulgação
Fotos vinculadas
06/02/2024
Ano letivo de 2024 começa para mais de 19.200 estudantes matriculados nas 42 Emeis e 21 Emefs da rede municipal de ensino de Marília
Veja também
Mais notícias da categoria SME

SEGUNDA, 08 SET 2025
Alunos da EMEI Raio de Sol ajudam no preparo da merenda com alimentos saudáveis
Atividade faz parte do projeto vinculado à 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
Na última quinta-feira (dia 4), foi realizada na EMEI Raio de Sol – localizada na região Sul da cidade, uma atividade com foco na atuação da merendeira como...

SEGUNDA, 08 SET 2025
Conselho de Alimentação Escolar realiza a prestação de contas do primeiro semestre
Encontro apresentou também relatório referente à execução dos recursos destinados pelo PNAE
Representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) participaram no último dia 2 de setembro (terça-feira), na sede administrativa da Secretaria...

QUINTA, 04 SET 2025
Prefeitura autoriza reforma em duas escolas municipais com investimento de R$ 1,1 milhão
Ordem de serviço assinada pelo prefeito Vinicius Camarinha marca início das obras nas unidades Antônio Moral e Antônio Garcia Egéa
A Prefeitura de Marília oficializou, nesta quinta-feira (04), o início das reformas em duas escolas da rede...