MAI
15
Aperfeiçoamento: Prefeitura promove formação técnica para professores coordenadores da Educação Infantil
Sexta, 15/05/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Encontro na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação debateu também o planejamento estratégico para a Semana Mundial do Brincar 2026
Na última quinta-feira (dia 14 de maio), os professores coordenadores da Educação Infantil se reuniram para uma formação técnica na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação. O encontro teve dois grandes pilares: o aprofundamento teórico sobre as Ações Investigativas na Educação Infantil e o planeamento estratégico para a Semana Mundial do Brincar (SMB) 2026.
Os coordenadores discutiram pontos importantes como o conceito de Ações Investigativas; Contextos investigativos; Aprendizagem e Desenvolvimento, fundamentando a ação docente com as crianças que impulsiona a pesquisa e fomenta a ação investigativa.
Durante a formação técnica, foi enfatizado que a investigação acontece quando há escuta sensível: o professor, atuando como parceiro e mediador de descobertas, observa as perguntas silenciosas dos bebês e as hipóteses das crianças, documentando esses processos e dando visibilidade ao desenvolvimento.
O segundo momento do encontro foi dedicado à organização da Semana Mundial do Brincar, que este ano será realizada entre os dias 23 e 31 de maio. Com o tema oficial “A Potência dos Encontros”, o Sistema de Ensino reafirma o brincar como um direito fundamental e uma experiência que se fortalece na relação com o outro e com o meio.
A campanha de 2026 destaca que a infância acontece nos encontros: entre gerações, entre culturas e entre a criança e o território onde vive. A proposta é celebrar o brincar como um espaço de convivência, onde o diálogo e o gesto partilhado criam ambientes férteis para proteger e nutrir os pequenos.
As ações reforçam que cuidar das infâncias é uma tarefa comum e coletiva.
A formação foi elaborada pelos assistentes técnicos: Fernanda Casagrande, Alexis Matarazzo e Jéssica Gomes Mariucio e pela supervisora de Educação Básica, Daniele Dayana Rodrigues de Souza, que reiteraram a presença do Brincar como eixo norteador do currículo da Educação Infantil.
“É por meio das interações e das brincadeiras que garantimos as crianças o direito ao encantamento e ao conhecimento de si e viabilizamos as descobertas dos saberes socialmente construídos”, destaca a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
De acordo com a coordenadora Jacqueline Mançano Scarano, da Emei Ciranda Cirandinha, “os diálogos e trocas realizados durante a formação possibilitaram compreender, de forma mais sensível e intencional, a importância de proporcionar às crianças experiências investigativas, respeitando seus interesses, curiosidades e protagonismo. Além disso, as discussões sobre a Semana do Brincar reforçaram o valor do brincar como linguagem essencial da infância e como potente instrumento de aprendizagem, interação e desenvolvimento”.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Na última quinta-feira (dia 14 de maio), os professores coordenadores da Educação Infantil se reuniram para uma formação técnica na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação. O encontro teve dois grandes pilares: o aprofundamento teórico sobre as Ações Investigativas na Educação Infantil e o planeamento estratégico para a Semana Mundial do Brincar (SMB) 2026.
Os coordenadores discutiram pontos importantes como o conceito de Ações Investigativas; Contextos investigativos; Aprendizagem e Desenvolvimento, fundamentando a ação docente com as crianças que impulsiona a pesquisa e fomenta a ação investigativa.
Durante a formação técnica, foi enfatizado que a investigação acontece quando há escuta sensível: o professor, atuando como parceiro e mediador de descobertas, observa as perguntas silenciosas dos bebês e as hipóteses das crianças, documentando esses processos e dando visibilidade ao desenvolvimento.
O segundo momento do encontro foi dedicado à organização da Semana Mundial do Brincar, que este ano será realizada entre os dias 23 e 31 de maio. Com o tema oficial “A Potência dos Encontros”, o Sistema de Ensino reafirma o brincar como um direito fundamental e uma experiência que se fortalece na relação com o outro e com o meio.
A campanha de 2026 destaca que a infância acontece nos encontros: entre gerações, entre culturas e entre a criança e o território onde vive. A proposta é celebrar o brincar como um espaço de convivência, onde o diálogo e o gesto partilhado criam ambientes férteis para proteger e nutrir os pequenos.
As ações reforçam que cuidar das infâncias é uma tarefa comum e coletiva.
A formação foi elaborada pelos assistentes técnicos: Fernanda Casagrande, Alexis Matarazzo e Jéssica Gomes Mariucio e pela supervisora de Educação Básica, Daniele Dayana Rodrigues de Souza, que reiteraram a presença do Brincar como eixo norteador do currículo da Educação Infantil.
“É por meio das interações e das brincadeiras que garantimos as crianças o direito ao encantamento e ao conhecimento de si e viabilizamos as descobertas dos saberes socialmente construídos”, destaca a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
De acordo com a coordenadora Jacqueline Mançano Scarano, da Emei Ciranda Cirandinha, “os diálogos e trocas realizados durante a formação possibilitaram compreender, de forma mais sensível e intencional, a importância de proporcionar às crianças experiências investigativas, respeitando seus interesses, curiosidades e protagonismo. Além disso, as discussões sobre a Semana do Brincar reforçaram o valor do brincar como linguagem essencial da infância e como potente instrumento de aprendizagem, interação e desenvolvimento”.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...
SEGUNDA, 15 JUN 2026
Educação realiza Audiência Pública para debater a Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral
Encontro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, buscou coletar ideias e sugestões da comunidade e de especialistas, visando a consolidação de uma educação pública cada vez mais inclusiva, integrada e de qualidade
Na última sexta-feira (dia...