SET
11
Educação: Alunos da EJA em Marília recuperam a esperança para superar desafios
Quinta, 11/09/2025
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Programa melhora a autoestima e atende pessoas com 15 anos ou mais que não estudaram até o 5º ano do Ensino Fundamental
Alunos que frequentam a EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Marília estão recuperando a esperança para superar os seus desafios por meio dos estudos. “A EJA abre as portas para a gente, que não teve uma chance no passado”, afirma o aluno Cícero Roma da Silva Júnior, de 51 anos, que frequenta a EMEF Prof. Antônio Ribeiro, na zona Sul da cidade.
Outro aluno que está transformando o sonho em realidade é Ewerton José Fernandes Pereira, de 43 anos de idade. “Eu vim lá do Nordeste. Não tive oportunidade de estudar. Não gostava de estudar matemática. Hoje, estou amando a disciplina”, ressalta o aluno, que também assiste aulas na EMEF Antônio Ribeiro.
A EJA é uma iniciativa da Prefeitura de Marília, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, e atende pessoas com 15 anos ou mais de idade que não concluíram até o 5º ano do Ensino Fundamental.
“Meu sonho era aprender a ler. Essa é a primeira conquista que eu quero”, ressalta a aluna Valquiria Aparecida Gomes, de 51 anos de idade, que estuda na EMEF Prof. Olímpio Cruz, localizada na região Norte do município.
A aluna Aparecida Vitalino Garcia também destacou a importância de retomar os estudos para o seu crescimento pessoal. “Eu vim de Ocauçu para cá, fiquei viúva. O sonho da minha filha era me colocar na escola. Como ela não pode me ensinar, ela me matriculou na escola”, comentou a estudante de 70 anos de idade, que também frequenta a EMEF Olímpio Cruz.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com dois polos para o atendimento da Educação de Jovens e Adultos: EMEF “Professor Olímpio Cruz”, localizada na avenida Guiomar Novaes, 1.380 – Bairro Santa Antonieta, na zona Norte; e na EMEF “Prof. Antônio Ribeiro”, situada na rua Benedito Mendes Faria, 450 – Bairro Vila Hípica, na Zona Sul.
“Nunca é tarde para estudar e, mesmo diante das dificuldades, nossos alunos estão vindo pra escola. Isto nos emociona muito, pois são exemplos para toda a sociedade de que sempre é possível traçar e buscar novos desafios e realizar sonhos”, frisa a assistente técnica e responsável pela EJA na Secretaria da Educação, Maraísa Silva Colognese.
Pacto Nacional – A EJA faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
Segundo o Ministério da Educação, as finalidades do Pacto Nacional são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
“É um programa que temos o maior carinho com ele, pois está ajudando a transformar vidas e a concretizar os sonhos dos nossos alunos. Esperamos, ano a ano, aumentar o número de matrículas, atendendo às necessidades da comunidade”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Mais informações sobre o programa EJA podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação pelo telefone (14) 3402-6300.
Fotos: Divulgação
Alunos que frequentam a EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Marília estão recuperando a esperança para superar os seus desafios por meio dos estudos. “A EJA abre as portas para a gente, que não teve uma chance no passado”, afirma o aluno Cícero Roma da Silva Júnior, de 51 anos, que frequenta a EMEF Prof. Antônio Ribeiro, na zona Sul da cidade.
Outro aluno que está transformando o sonho em realidade é Ewerton José Fernandes Pereira, de 43 anos de idade. “Eu vim lá do Nordeste. Não tive oportunidade de estudar. Não gostava de estudar matemática. Hoje, estou amando a disciplina”, ressalta o aluno, que também assiste aulas na EMEF Antônio Ribeiro.
A EJA é uma iniciativa da Prefeitura de Marília, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, e atende pessoas com 15 anos ou mais de idade que não concluíram até o 5º ano do Ensino Fundamental.
“Meu sonho era aprender a ler. Essa é a primeira conquista que eu quero”, ressalta a aluna Valquiria Aparecida Gomes, de 51 anos de idade, que estuda na EMEF Prof. Olímpio Cruz, localizada na região Norte do município.
A aluna Aparecida Vitalino Garcia também destacou a importância de retomar os estudos para o seu crescimento pessoal. “Eu vim de Ocauçu para cá, fiquei viúva. O sonho da minha filha era me colocar na escola. Como ela não pode me ensinar, ela me matriculou na escola”, comentou a estudante de 70 anos de idade, que também frequenta a EMEF Olímpio Cruz.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com dois polos para o atendimento da Educação de Jovens e Adultos: EMEF “Professor Olímpio Cruz”, localizada na avenida Guiomar Novaes, 1.380 – Bairro Santa Antonieta, na zona Norte; e na EMEF “Prof. Antônio Ribeiro”, situada na rua Benedito Mendes Faria, 450 – Bairro Vila Hípica, na Zona Sul.
“Nunca é tarde para estudar e, mesmo diante das dificuldades, nossos alunos estão vindo pra escola. Isto nos emociona muito, pois são exemplos para toda a sociedade de que sempre é possível traçar e buscar novos desafios e realizar sonhos”, frisa a assistente técnica e responsável pela EJA na Secretaria da Educação, Maraísa Silva Colognese.
Pacto Nacional – A EJA faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
Segundo o Ministério da Educação, as finalidades do Pacto Nacional são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
“É um programa que temos o maior carinho com ele, pois está ajudando a transformar vidas e a concretizar os sonhos dos nossos alunos. Esperamos, ano a ano, aumentar o número de matrículas, atendendo às necessidades da comunidade”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Mais informações sobre o programa EJA podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação pelo telefone (14) 3402-6300.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
QUARTA, 03 JUN 2026
Prefeitura faz entrega de abafadores de ruído para estudantes da Rede Municipal com TEA
Equipamento vai beneficiar 447 alunos com autismo e que estão matriculados do 1º ao 5º do Ensino Fundamental
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (3 de junho), na EMEF...
QUARTA, 03 JUN 2026
Festas Juninas das escolas municipais terão início dia 11 de junho e vão até 22 de agosto
Serão 62 eventos no total, sendo 52 no mês de junho, oito em julho e dois em agosto
As festas juninas da Rede Municipal de Ensino de Marília terão início no próximo dia 11 de junho (quinta-feira) e terminarão apenas no dia 22 de agosto, de acordo...
SEXTA, 29 MAI 2026
8º Encontro de Formação Pacto EJA reúne profissionais de Marília e região na sede da Secretaria da Educação
Durante o evento, também foi possível fortalecer discussões sobre currículo, permanência escolar e valorização dos saberes construídos fora das unidades de ensino
No último dia 26 de maio (terça-feira), ocorreu o 8º Encontro de Formação do Pacto...