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Secretaria da Educação participa do 2º Seminário de Boas Práticas de Alfabetização

Segunda, 15/12/2025
SME
Evento na capital paulista contou com a presença do secretário estadual da Educação, Renato Feder, e de educadores de outras regiões do Estado de São Paulo

A Secretaria Municipal da Educação participou na última sexta-feira (dia 12) do 2º Seminário Estadual de Boas Práticas de Alfabetização, realizado na cidade de São Paulo. Na ocasião, o município foi representado pela supervisora de Ensino, Denise Oliveira Fontes, que acompanhou toda a programação, composta por palestras, apresentações de práticas de gestão e exposições de trabalhos de Língua Portuguesa e Matemática.

O encontro contou com a presença do secretário estadual da Educação, Renato Feder, além de educadores, gestores e especialistas de diversas regiões do Estado de São Paulo.

O Seminário Estadual, que integra o Programa Alfabetiza Juntos SP, teve o objetivo de compartilhar experiências bem-sucedidas e fortalecer políticas públicas voltadas à alfabetização e ao desenvolvimento da educação básica.

“A presença de Marília no evento estadual reforça o compromisso da Secretaria Municipal da Educação com a formação continuada, a valorização profissional e a implementação de ações que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos estudantes da Rede de Ensino”, destaca a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.

O programa Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa do Governo do Estado que abrange os 645 municípios paulistas e tem como meta que as crianças saibam ler e escrever até os 7 anos de idade.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc/SP) oferece estratégias como formação continuada para professores, apoio pedagógico e financeiro aos municípios, fornecimento de material didático, uso de tecnologia e avaliações para monitorar o desenvolvimento dos alunos. O objetivo é alcançar 90% das crianças leitoras ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental até o fim de 2026.

De acordo com a Seduc, o programa acaba de ganhar destaque internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por integrar o modelo CARE-KNOW-DO, desenvolvido pela pesquisadora doutora Alexandra Okada, da The Open University, no Reino Unido, no âmbito da iniciativa europeia CONNECT. 

Fotos: Divulgação