Educação realiza concurso “A procura de uma mascote para o Sarem”

Sexta, 10/06/2022

A Prefeitura de Marília através da Secretaria da Educação está promovendo o concurso “A procura de uma mascote para o Sarem”. A iniciativa para criação de uma mascote para a prova do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília) começou no último dia 30 e segue até o dia 8 de julho com a premiação do vencedor.

A ideia foi que na semana do dia 30 de maio a 03 de junho, os professores dos 4º e 5º anos das EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) promovessem com seus alunos atividades de exploração sobre o tema e estimularam que se inscrevesse no concurso.

Já no último sábado (4) os alunos inscritos foram até as escolas acompanhados dos familiares que os auxiliaram na criação, para desenhar a mascote criada e concorrer aos prêmios. As premiações serão para o aluno vencedor, familiares e a escola do aluno.

Essa será a 17ª Edição da prova, a primeira foi em 2003. Confira as etapas do concurso:

- Dia 04/06: Concurso na Escola
- Dia 08/06: Envio dos dois melhores trabalhos da escola para a Secretaria da Educação;
- Dias 09 a 19/06: Exposição na entrada da SE e no Site da Educação (educacao.marilia.sp.gov.br) para votação;
- Dia 08/07: Resultado e premiação.

O que é o Sarem?

Conforme explica o professor Joaquim Bento Feijão, Assessor Especial de Gestão Escolar, o objetivo da prova do Sarem é promover um diagnóstico do aprendizado em cada unidade, oferecendo à escola, inclusive a oportunidade de promover eventuais correções e retomar o ano – após as férias escolares – com novas estratégias para alavancar o rendimento.

A avaliação é preparada e corrigida pela Secretaria, com questões de português e matemática. Rapidamente, as escolas já recebem o feedback com o desempenho de cada estabelecimento, sem nenhuma necessidade de comparação entre escolas.

“A meta é sempre a superação, uma melhoria contínua, mas não temos nenhuma necessidade de comparar uma (escola) com a outra. O Sarem é um sistema municipal pioneiro. Foi criado há 19 anos e tem agradado a todos, é uma avaliação muito aguardada e serve como instrumento que qualifica ainda mais a nossa rede”, disse Feijão.