ABR
10
Marília é destaque em índice nacional de alfabetização, elaborado pelo Inep
Sexta, 10/04/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Segundo levantamento divulgado no início deste mês, o município superou a meta nacional, com 72% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental sendo considerados alfabetizados em 2025
Marília conquistou posição de destaque no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado na primeira semana de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão vinculado ao Governo Federal. Segundo o levantamento, com dados de 2025, o município superou a meta nacional, com 72% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental sendo considerados alfabetizados.
Os resultados obtidos por município no ICA é informado conforme as avaliações aplicadas pelos estados no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com foco na aprendizagem para alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Este índice é calculado com base em testes que avaliam se a criança é capaz de ler palavras, frases e textos curtos, além de localizar informações explícitas e inferir sentidos em textos que mesclam linguagem verbal e não verbal. A meta nacional alcançada para 2025 ficou em 66% de crianças alfabetizadas.
“A educação é prioridade no nosso município. Temos investido na contratação de novos profissionais, na aquisição de material escolar e uniformes, em melhorias no cardápio da alimentação escolar e em projetos de educação inclusiva. Tudo isso, para garantir um ensino de excelência e em nível de primeiro mundo. Ficamos felizes com este resultado e parabenizamos toda a nossa rede municipal de ensino por esta conquista”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.
De acordo com o Inep, os resultados apresentados pelos municípios são fundamentais pra acompanhar o avanço da alfabetização e o cumprimento das metas pactuadas pelos entes federativos. Permitem também que pesquisadores, gestores e demais interessados tenham acesso detalhado às informações coletadas, possibilitando análises mais aprofundadas sobre a realidade da alfabetização no país.
O Indicador Criança Alfabetizada é formado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O Inep cede um conjunto de itens que comporão os testes que serão aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação, e, posteriormente, o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados por essas avaliações.
Além de superar a meta prevista para 2025, Marília conseguiu atingir antecipadamente o índice previsto para 2027, que também está estipulado em 72%.
“Outro ponto importante foi a participação dos nossos estudantes nos processos de avaliação, que chegou a quase 90% de comparecimento – percentual adequado para assegurar a confiabilidade dos resultados. Agradecemos ao prefeito Vinicius por este olhar diferenciado com as nossas crianças e também a toda a nossa rede municipal de ensino pelo empenho e dedicação. Este resultado é uma grande conquista dos nossos alunos e de seus familiares”, concluiu a secretaria municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
Marília conquistou posição de destaque no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado na primeira semana de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão vinculado ao Governo Federal. Segundo o levantamento, com dados de 2025, o município superou a meta nacional, com 72% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental sendo considerados alfabetizados.
Os resultados obtidos por município no ICA é informado conforme as avaliações aplicadas pelos estados no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com foco na aprendizagem para alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Este índice é calculado com base em testes que avaliam se a criança é capaz de ler palavras, frases e textos curtos, além de localizar informações explícitas e inferir sentidos em textos que mesclam linguagem verbal e não verbal. A meta nacional alcançada para 2025 ficou em 66% de crianças alfabetizadas.
“A educação é prioridade no nosso município. Temos investido na contratação de novos profissionais, na aquisição de material escolar e uniformes, em melhorias no cardápio da alimentação escolar e em projetos de educação inclusiva. Tudo isso, para garantir um ensino de excelência e em nível de primeiro mundo. Ficamos felizes com este resultado e parabenizamos toda a nossa rede municipal de ensino por esta conquista”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.
De acordo com o Inep, os resultados apresentados pelos municípios são fundamentais pra acompanhar o avanço da alfabetização e o cumprimento das metas pactuadas pelos entes federativos. Permitem também que pesquisadores, gestores e demais interessados tenham acesso detalhado às informações coletadas, possibilitando análises mais aprofundadas sobre a realidade da alfabetização no país.
O Indicador Criança Alfabetizada é formado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O Inep cede um conjunto de itens que comporão os testes que serão aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação, e, posteriormente, o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados por essas avaliações.
Além de superar a meta prevista para 2025, Marília conseguiu atingir antecipadamente o índice previsto para 2027, que também está estipulado em 72%.
“Outro ponto importante foi a participação dos nossos estudantes nos processos de avaliação, que chegou a quase 90% de comparecimento – percentual adequado para assegurar a confiabilidade dos resultados. Agradecemos ao prefeito Vinicius por este olhar diferenciado com as nossas crianças e também a toda a nossa rede municipal de ensino pelo empenho e dedicação. Este resultado é uma grande conquista dos nossos alunos e de seus familiares”, concluiu a secretaria municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...
SEGUNDA, 15 JUN 2026
Educação realiza Audiência Pública para debater a Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral
Encontro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, buscou coletar ideias e sugestões da comunidade e de especialistas, visando a consolidação de uma educação pública cada vez mais inclusiva, integrada e de qualidade
Na última sexta-feira (dia...