MAI
27
Marília é sede do 1º Encontro do Ciclo de Formação “Territórios e Redes: Deficiência, Autonomia e Prevenção à Violência”
Quarta, 27/05/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Evento, promovido pelo Instituto Jô Clemente, reuniu profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social
Marília foi sede nesta terça-feira (26 de maio) do 1º Encontro do Ciclo de Formação “Territórios e Redes: Deficiência, Autonomia e Prevenção à Violência”, promovido pelo Instituto Jô Clemente, em parceria com o Condeca/SP (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo).
O evento, realizado no Univem, contou com a participação de profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social com o intuito de fortalecer a rede de proteção e ampliar o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência.
O objetivo principal do encontro foi capacitar profissionais da Rede de Defesa e Garantia de Direitos para identificar e intervir em situação de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
As representantes de Marília foram Fabiana Martins, responsável pelo Núcleo de Prevenção e Cuidado à Pessoa em Situação de Violência da Secretaria Municipal da Saúde de Marília; Cristina Kuabara, responsável pelo Núcleo Neurodivergente da Secretaria da Saúde; e Neide Leatti, assessora especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Elas deram as boas vindas aos presentes e participaram da articulação intersetorial, reforçando o compromisso de Marília com a construção de práticas integradas de cuidado, proteção e promoção de direitos das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
A programação contou com momentos de acolhimento, apresentação do projeto e atividades formativas voltadas à reflexão sobre deficiência, inclusão, autonomia e prevenção às violências.
Entre os destaques estiveram as exposições conduzidas pelas palestrantes Walleria Suri e Jennifer Pedrero, trazendo importantes contribuições sobre deficiência intelectual, atuação em rede e garantia de direitos.
O encontro também proporcionou espaço para diálogo, troca de experiências e fortalecimento das ações conjuntas entre os diferentes serviços da rede, destacando a importância da intersetorialidade entre saúde, educação e assistência social na prevenção das violências e na promoção da autonomia e inclusão.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou a importância do evento. “A realização desse encontro em nossa cidade representou um importante avanço no fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão, à autonomia e à proteção das pessoas com deficiência. O trabalho integrado, unindo saúde, assistência social, educação e toda a rede de apoio, ajuda a prevenir a violência e a garantir um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor à população.”
Já para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, falar sobre deficiência, autonomia e prevenção à violência é falar sobre dignidade humana, pertencimento e cuidado. “Este encontro fortalece a rede de proteção e amplia o olhar dos profissionais para uma atuação mais integrada, humana e comprometida com a garantia de direitos. Marília tem buscado avançar na construção de políticas públicas que promovam inclusão, acolhimento e respeito às diferenças.”
Fotos: Divulgação
Marília foi sede nesta terça-feira (26 de maio) do 1º Encontro do Ciclo de Formação “Territórios e Redes: Deficiência, Autonomia e Prevenção à Violência”, promovido pelo Instituto Jô Clemente, em parceria com o Condeca/SP (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo).
O evento, realizado no Univem, contou com a participação de profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social com o intuito de fortalecer a rede de proteção e ampliar o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência.
O objetivo principal do encontro foi capacitar profissionais da Rede de Defesa e Garantia de Direitos para identificar e intervir em situação de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
As representantes de Marília foram Fabiana Martins, responsável pelo Núcleo de Prevenção e Cuidado à Pessoa em Situação de Violência da Secretaria Municipal da Saúde de Marília; Cristina Kuabara, responsável pelo Núcleo Neurodivergente da Secretaria da Saúde; e Neide Leatti, assessora especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Elas deram as boas vindas aos presentes e participaram da articulação intersetorial, reforçando o compromisso de Marília com a construção de práticas integradas de cuidado, proteção e promoção de direitos das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
A programação contou com momentos de acolhimento, apresentação do projeto e atividades formativas voltadas à reflexão sobre deficiência, inclusão, autonomia e prevenção às violências.
Entre os destaques estiveram as exposições conduzidas pelas palestrantes Walleria Suri e Jennifer Pedrero, trazendo importantes contribuições sobre deficiência intelectual, atuação em rede e garantia de direitos.
O encontro também proporcionou espaço para diálogo, troca de experiências e fortalecimento das ações conjuntas entre os diferentes serviços da rede, destacando a importância da intersetorialidade entre saúde, educação e assistência social na prevenção das violências e na promoção da autonomia e inclusão.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou a importância do evento. “A realização desse encontro em nossa cidade representou um importante avanço no fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão, à autonomia e à proteção das pessoas com deficiência. O trabalho integrado, unindo saúde, assistência social, educação e toda a rede de apoio, ajuda a prevenir a violência e a garantir um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor à população.”
Já para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, falar sobre deficiência, autonomia e prevenção à violência é falar sobre dignidade humana, pertencimento e cuidado. “Este encontro fortalece a rede de proteção e amplia o olhar dos profissionais para uma atuação mais integrada, humana e comprometida com a garantia de direitos. Marília tem buscado avançar na construção de políticas públicas que promovam inclusão, acolhimento e respeito às diferenças.”
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...
SEGUNDA, 15 JUN 2026
Educação realiza Audiência Pública para debater a Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral
Encontro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, buscou coletar ideias e sugestões da comunidade e de especialistas, visando a consolidação de uma educação pública cada vez mais inclusiva, integrada e de qualidade
Na última sexta-feira (dia...