Marília realiza o 7º Encontro Regional da Undime e Secretaria Municipal da Educação participa do evento na Unimar

Quinta, 15/06/2023
Com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, realização da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo visou fortalecer a gestão educacional

O 7º Encontro Regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), realizado na quarta-feira, dia 14 de junho de 2023, no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar) contou com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e participação da Secretaria Municipal da Educação de Marília. “A finalidade do 7º Encontro da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - Giro São Paulo 2023 teve por finalidade fortalecer a gestão educacional nas redes municipais de ponta a ponta do Estado”, explicou o secretário municipal da Educação de Marília, professor Helter Bochi.

O evento promoveu a integração das diversas redes e gestores. O Giro São Paulo 2023, organizado pela seccional paulista da Undime, compõe uma extensa agenda de realizações voltadas para o fortalecimento da gestão. A abertura foi realizada pelo secretário municipal Helter Bochi, anfitrião do evento e representante do polo de Marília da Undime São Paulo. O encontro de quarta-feira, dia 14, reuniu secretários e dirigentes municipais da Educação da macrorregião 7 de Marília.

“Nós não trocamos experiências. Nós as socializamos, pois quando há uma troca cada qual termina com apenas uma experiência, aquela que foi trocada. Mas, quando socializamos, acrescentamos e enriquecemos nosso repertório”, pontuou o secretário municipal da Educação. A programação cultural contou com a apresentação das estudantes do 4º e 5º anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Célio Corradi’, alunos da professora Yara Aguilar, que interpretaram a música ‘Mulher e Cidade Marília’, de Moraes Moreira. A canção foi composta pelo músico em homenagem ao Município de Marília.

Conferências

Ao longo do 7º Encontro Regional da Undime - Giro São Paulo 2023 foram realizadas as conferências da doutora Sarita Perez, da assessoria jurídica da Undime São Paulo, que abordou o tema “Financiamento da Educação: ICMS Educacional e a complementação VAAR do Fundeb”, a do presidente da Undime São Paulo e dirigente municipal de Educação da cidade de Sud Mennucci, professor doutor Luiz Miguel Martins Garcia, que abordou a “Undime: compromisso com os municípios paulistas, ações da Undime São Paulo e pauta da Undime Nacional”, e a palestra da assessora pedagógica da Undime, professora doutora Maria Regina Passos, que discorreu sobre ‘A primeira infância e os desafios das redes municipais na primeira etapa da vida escolar’.

O evento contou com apoio da Universidade de Marília (Unimar), que cedeu a estrutura e o anfiteatro da reitoria. A Undime São Paulo é uma instituição, reconhecida pelas contribuições para o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade para todos. Alicerçada na missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender uma educação que seja prioridade para todas as sociedades.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, destacou o apoio do Município à consolidação das políticas educacionais e na constante formação dos gestores educacionais e dos educadores. “Apoiamos totalmente o encontro da Undime, principalmente porque Marília é um polo educacional que impulsiona pelo saber, pelas artes e pela educação todo o desenvolvimento da região”, concluiu o chefe do Poder Executivo.

Fotos Mauro Abreu