Museu Histórico Pedagógico de Amadeu Amaral é aberto para visitação pública

Quinta, 13/06/2024
Espaço fica na EMEFEI Antônio Garcia Egéa para incentivar o turismo cultural

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação anuncia a abertura do Museu Histórico Pedagógico na zona rural do distrito de Amadeu Amaral para visitação de toda a população.

O projeto do Museu Histórico Pedagógico foi idealizado e construído com a participação de toda a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil – EMEFEI Antônio Garcia Egéa, e tem como principal objetivo a preservação da história e da memória da construção e formação da comunidade de Amadeu Amaral.

Trata-se de uma importante ferramenta educacional, proporcionando aos alunos e à comunidade em geral um espaço de aprendizagem e valorização das raízes culturais e históricas. Cada espaço foi projetado para que os alunos e os visitantes possam aprender sobre o passado, entendendo os processos históricos e sociais que moldaram a região do distrito de Amadeu Amaral, destacando a importância das tradições e culturas, promovendo um senso de identidade e pertencimento.

A equipe da Escola, juntamente com a equipe da Secretaria da Educação, está organizando os agendamentos para a programação de visitas das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, bem como grupos organizados. As visitas são monitoradas e acompanhadas pelos alunos da própria unidade escolar, que recebem os visitantes e apresentam o museu e os projetos desenvolvidos na escola. Os grupos são organizados de acordo com a faixa etária da turma visitante, focando em habilidades compatíveis com o ano de escolaridade.

O cronograma de visitação teve início no dia 16 de junho com a turma do Infantil II da EMEI Walt Disney, acompanhados da professora Gabriela da Motta e a diretora Patrícia Ocanha dos Santos.
Para o diretor Anderson Paes, a expectativa é de que o museu se torne um ponto de referência cultural e educacional na região, “promovendo o conhecimento histórico, a participação da comunidade, a preservação do patrimônio local e o incentivo ao turismo cultural, com o objetivo de construirmos juntos um futuro melhor para todos”, pontuou.

Mais informações e orientações sobre o agendamento podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6314.