MAI
07
SIPAT Educação 2026 promove palestras e reforça o cuidado com a saúde do trabalhador da Rede Municipal de Ensino
Quinta, 07/05/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Evento foi realizado entre os dias 28 e 30 de abril, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, e destacou a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais
O Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no bairro Higienópolis, na zona Oeste da cidade, sediou entre os dias 28 e 30 de abril a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Educação (Sipat Educação/2026).
O evento reuniu especialistas de diferentes áreas para discutir temas fundamentais relacionados à saúde e segurança dos profissionais da educação. Com o tema “A saúde do trabalhador no âmbito escolar”, a Sipat Educação 2026 destacou a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo momentos de reflexão e orientação para educadores e demais servidores da rede municipal.
A programação teve início no dia 28 de abril (terça-feira), com a realização da mesa de abertura, momento em que o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e diretor de escola, Fabio Borges dos Santos, apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela comissão ao longo do atual mandato, destacando avanços, desafios e encaminhamentos voltados à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis na rede municipal de ensino.
Na sequência, a fonoaudióloga Cristian Emanuele Soares Fioravanti, especialista em Audiologia Clínica e Saúde do Trabalhador, ministrou a palestra “Ruído no ambiente de trabalho e cuidados com a voz”. Em seguida, a fisioterapeuta Cristiane Iuri Okaw Fujinaga, especialista em Reeducação Postural Global e Ergonomia e Saúde Ocupacional, abordou o tema “Dores na coluna? Saiba como evitar”, trazendo orientações práticas para o dia a dia.
No dia 29 de abril (quarta-feira), no período da manhã, a programação foi marcada por reflexões aprofundadas voltadas à promoção da saúde integral do trabalhador. O médico Ricardo Gomes Beretta, proferiu a palestra “O paradigma entre a perícia médica e o cuidado dentro do Serviço Municipal da Saúde do Trabalhador”, abordando de forma esclarecedora a relação entre os processos periciais e a necessidade de um olhar mais humanizado no acompanhamento dos servidores. Em sua fala, destacou a importância de integrar os aspectos legais, clínicos e preventivos, visando não apenas a avaliação, mas também o cuidado contínuo com a saúde do trabalhador.
Na sequência, a professora Ana Paula de Souza, docente da Emef Prof. Antônio Ribeiro, com formação em Educação Física e Yoga, desenvolveu a atividade “Atividade laboral e oficina de prática integrativa”. O momento proporcionou a participação ativa do público, com a realização de exercícios de alongamento, respiração e relaxamento, evidenciando estratégias acessíveis que podem ser incorporadas à rotina de trabalho como forma de prevenção ao estresse e às tensões físicas.
Encerrando as atividades do dia 29, o especialista Celso Tavares, da Assessoria Jurídica da Secretaria da Educação de Marília, ministrou a palestra “Assédio moral: a importância da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho”. Em sua abordagem, enfatizou a relevância de práticas comunicativas éticas, do respeito mútuo e do fortalecimento das relações interpessoais como elementos fundamentais para a construção de um ambiente institucional saudável, prevenindo situações de conflito e assédio.
A programação da Sipat Educação/2026 foi concluída no dia 30 de abril (quinta-feira), com a palestra “Burnout na Educação”, proferida pelo psicólogo Gilson Cardoso, especialista em Psicologia Clínica e Institucional, que abordou os impactos do esgotamento profissional no contexto escolar. Na sequência, a enfermeira Luciana Caluz Carvalho Pereira ministrou a palestra “Práticas integrativas e complementares na prevenção de doenças e agravos à saúde”, e apresentou diferentes abordagens voltadas ao cuidado integral do servidor.
“A nossa Sipat Educação/2026 reafirmou o compromisso com a valorização dos profissionais da educação, fortalecendo a cultura de prevenção e incentivando práticas que contribuam para ambientes escolares mais seguros e saudáveis”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
O Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no bairro Higienópolis, na zona Oeste da cidade, sediou entre os dias 28 e 30 de abril a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Educação (Sipat Educação/2026).
O evento reuniu especialistas de diferentes áreas para discutir temas fundamentais relacionados à saúde e segurança dos profissionais da educação. Com o tema “A saúde do trabalhador no âmbito escolar”, a Sipat Educação 2026 destacou a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo momentos de reflexão e orientação para educadores e demais servidores da rede municipal.
A programação teve início no dia 28 de abril (terça-feira), com a realização da mesa de abertura, momento em que o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e diretor de escola, Fabio Borges dos Santos, apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela comissão ao longo do atual mandato, destacando avanços, desafios e encaminhamentos voltados à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis na rede municipal de ensino.
Na sequência, a fonoaudióloga Cristian Emanuele Soares Fioravanti, especialista em Audiologia Clínica e Saúde do Trabalhador, ministrou a palestra “Ruído no ambiente de trabalho e cuidados com a voz”. Em seguida, a fisioterapeuta Cristiane Iuri Okaw Fujinaga, especialista em Reeducação Postural Global e Ergonomia e Saúde Ocupacional, abordou o tema “Dores na coluna? Saiba como evitar”, trazendo orientações práticas para o dia a dia.
No dia 29 de abril (quarta-feira), no período da manhã, a programação foi marcada por reflexões aprofundadas voltadas à promoção da saúde integral do trabalhador. O médico Ricardo Gomes Beretta, proferiu a palestra “O paradigma entre a perícia médica e o cuidado dentro do Serviço Municipal da Saúde do Trabalhador”, abordando de forma esclarecedora a relação entre os processos periciais e a necessidade de um olhar mais humanizado no acompanhamento dos servidores. Em sua fala, destacou a importância de integrar os aspectos legais, clínicos e preventivos, visando não apenas a avaliação, mas também o cuidado contínuo com a saúde do trabalhador.
Na sequência, a professora Ana Paula de Souza, docente da Emef Prof. Antônio Ribeiro, com formação em Educação Física e Yoga, desenvolveu a atividade “Atividade laboral e oficina de prática integrativa”. O momento proporcionou a participação ativa do público, com a realização de exercícios de alongamento, respiração e relaxamento, evidenciando estratégias acessíveis que podem ser incorporadas à rotina de trabalho como forma de prevenção ao estresse e às tensões físicas.
Encerrando as atividades do dia 29, o especialista Celso Tavares, da Assessoria Jurídica da Secretaria da Educação de Marília, ministrou a palestra “Assédio moral: a importância da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho”. Em sua abordagem, enfatizou a relevância de práticas comunicativas éticas, do respeito mútuo e do fortalecimento das relações interpessoais como elementos fundamentais para a construção de um ambiente institucional saudável, prevenindo situações de conflito e assédio.
A programação da Sipat Educação/2026 foi concluída no dia 30 de abril (quinta-feira), com a palestra “Burnout na Educação”, proferida pelo psicólogo Gilson Cardoso, especialista em Psicologia Clínica e Institucional, que abordou os impactos do esgotamento profissional no contexto escolar. Na sequência, a enfermeira Luciana Caluz Carvalho Pereira ministrou a palestra “Práticas integrativas e complementares na prevenção de doenças e agravos à saúde”, e apresentou diferentes abordagens voltadas ao cuidado integral do servidor.
“A nossa Sipat Educação/2026 reafirmou o compromisso com a valorização dos profissionais da educação, fortalecendo a cultura de prevenção e incentivando práticas que contribuam para ambientes escolares mais seguros e saudáveis”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
QUARTA, 03 JUN 2026
Festas Juninas das escolas municipais terão início dia 11 de junho e vão até 22 de agosto
Serão 62 eventos no total, sendo 52 no mês de junho, oito em julho e dois em agosto
As festas juninas da Rede Municipal de Ensino de Marília terão início no próximo dia 11 de junho (quinta-feira) e terminarão apenas no dia 22 de agosto, de acordo...
QUARTA, 03 JUN 2026
Prefeitura faz entrega de abafadores de ruído para estudantes da Rede Municipal com TEA
Equipamento vai beneficiar 447 alunos com autismo e que estão matriculados do 1º ao 5º do Ensino Fundamental
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (3 de junho), na EMEF...
SEXTA, 29 MAI 2026
Marília sediou o Seminário “Desenhos de Políticas Públicas de Educação Integral em Tempo Integral em Municípios Paulistas”
Evento teve a participação da Secretaria Municipal da Educação e debateu temas importantes, como: gestão escolar; currículo; parcerias intersetoriais; financiamento e jornada docente.
Nos dias 26 e 27 de maio (terça e quarta-feira), a Unesp de...