Prefeitura de Marília e Secretarias Municipais da Educação e do Esporte apresentam a mascote do Campeonato Esportivo Interescolar 2024

Sexta, 03/05/2024
A ação cultural envolveu todos os alunos de 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Tempo Integral

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio das Secretarias Municipais da Educação e do Esporte, promoveu nos meses de março e abril o concurso “À procura de uma mascote para o Campeonato Esportivo Interescolar”.

A ação cultural envolveu todos os alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Tempo Integral que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília.

O desenho da mascote foi escolhido por votos populares. O trabalho intitulado ‘Tartadama’ tem o objetivo de representar o Campeonato Esportivo Interescolar que ocorrerá durante o ano letivo, tornando-se a identidade visual do evento que será encerrado em outubro de 2024.

Durante as aulas das Oficinas de Enriquecimento Curricular “Expressões Artísticas” e “Recreação, Jogos e Brincadeiras” os estudantes participantes foram munidos de informações e orientações diversas para o cumprimento da tarefa que envolvia informações sobre a história das mascotes nos eventos esportivos, pesquisas sobre os tipos já existentes e dicas para criação, entre outras atividades.

“Um trabalho representativo da Unidade Escolar foi selecionado por cada comissão julgadora escolar composta por alunos, pais, professores, funcionários, coordenador e diretor. A votação foi aberta ao público nos dias 29 e 30 de abril e ocorreu por meio do site oficial da Secretaria Municipal da Educação”, comentou o professor Helter Bochi, secretário municipal de Educação de Marília.

Com 46,7% dos votos populares, o trabalho vencedor foi a “Tartadama”, mascote criada pelo aluno Arthur Almeida Kauffman, do 5º ano A da Emef  “Professor Amaury Pacheco”. O campeão será contemplado com certificado de Honra ao Mérito e um kit de materiais esportivos composto por bola de Basquete e de Futebol Society, jogo de Frescobol e de Tacobol, peteca, corda e kit com raquete e bola de tênis de mesa, informou o secretário municipal de Educação, professor Helter.

Campeonato Esportivo Interescolar

Essa é uma ação desenvolvida em regime de colaboração entre as Secretarias Municipais da Educação e do Esporte, com o intuito de fazer uso das práticas esportivas enquanto ferramenta pedagógica capaz de promover a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

O Campeonato Esportivo Interescolar é direcionado aos alunos de 5º ano das Emefs de Tempo Integral, envolvendo a modalidade “Dama” no 1º semestre e “Voleibol adaptado” no 2º semestre. Toda orientação técnica está sendo realizada pelo professor de Educação Física das turmas envolvidas, sendo as atividades propostas durante as aulas da Oficina de Enriquecimento Curricular destinada à Recreação, Jogos e Brincadeiras.

De acordo com o calendário definido pelas Secretarias Municipais envolvidas, as equipes que representarão cada escola participarão dos jogos classificatórios e semifinais durante o mês de setembro, sendo a grande final das duas modalidades esportivas disputadas em 18 de outubro, no Ginásio de Esportes “Professora Neusa Galetti”.