Professora da rede municipal de Marília, Ariane Bagatini, docente da Emef Professor Antônio Ribeiro, ganha intercâmbio para estudar por período de seis semanas nos Estados Unidos

Quarta, 05/06/2024
A professora de inglês vai realizar o sonho de aprimorar o idioma que ensina aos estudantes do Ensino Fundamental de Marília

A educadora Ariane de Souza Costa Bagatini vai realizar o sonho de aprimorar o inglês, idioma que ensina aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Professor Antônio Ribeiro, na zona Sul de Marília, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América (EUA). Ela embarca no dia 27 de junho e volta em 8 de agosto de 2024, com muito mais conhecimentos, vivências e histórias para continuar encantando e educando seus alunos.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e orgulho dos colegas de trabalho, a professora Ariane Bagatini dentre milhares inscritas no Programa de  Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão Fulbright, foi selecionada e contemplada com uma bolsa para curso intensivo de seis semanas na universidade de Michigan, nos EUA. “É a realização de um sonho porque sempre quis viajar, realizar um intercâmbio, para aprimorar o inglês e as técnicas de ensino”, comentou a professora emocionada.

A professora informa que este programa estimula e investe na formação de professores de Língua Inglesa com o objetivo de melhorar o ensino do idioma nas escolas públicas brasileiras. “A Fulbright é parceira do governo dos EUA, por isso, desde 1957 mantêm ações que conectam Brasil e Estados Unidos pela ciência e dessa vez eu vou representar a escola, meus alunos e a cidade neste intercâmbio”.

Para participar no rigoroso processo seletivo e das provas do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI) é necessário ter nacionalidade brasileira, ser residente no Brasil, ser professor concursado e com estágio probatório concluído e estar ministrando aulas. Na inscrição até a implementação da bolsa, tem que estar ministrando aulas de Língua Inglesa na rede pública estadual, municipal ou distrital de Educação Básica. Depois da inscrição é necessário participar de teste de avaliação de nível de proficiência em Língua Inglesa; não estar recebendo bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas e passar nas avaliações escrita e pessoal.

Um orgulho para cidade e para escola

Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Antônio Ribeiro, Idelma Pires de Freitas, a dedicação da professora Ariane Bagatini, é evidente, sobretudo, pela didática e o carinho que tem com os alunos. “Motivo de orgulho de todos nós. Esse intercâmbio vai contribuir muito porque serve de inspiração para os estudantes e demais professores que sonham em viajar e realizar o sonho de aprimorar seu ofício. Parabéns a professora Ariane Bagatini por essa conquista”, ressaltou a diretora da unidade de ensino da rede municipal.

Fotos: Mauro Abreu e Mariano Rocha
05/06/2024