MAI
28
Secretaria da Educação promove encontro para formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos
Quinta, 28/05/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Evento reuniu coordenadores pedagógicos e ofereceu subsídios práticos e teóricos para que as orientações didáticas cheguem com precisão à sala de aula
A equipe técnica dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal da Educação realizou neste mês um novo encontro para divulgação do Módulo 3 da formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos – promovido em parceria com o Governo de São Paulo.
O programa em Marília está em consonância com as metas de elevação dos índices de alfabetização e proficiência matemática, e a Secretaria Municipal da Educação mantém uma estrutura de formação continuada do Alfabetiza Juntos, com atuação em regime de progressão qualificada.
Mensalmente, as técnicas de área dos Anos Iniciais, professoras Marisa Xavier e Maraísa Colognhese, participam ativamente das imersões e estudos teóricos promovidos no Polo de Bauru. Munidas desse repertório de excelência, as formadoras assumem a responsabilidade técnica de planejar, contextualizar e conduzir a replicabilidade das pautas formativas junto aos coordenadores pedagógicos de todas as unidades escolares do município.
Nos dias 19 e 20 de maio, foi realizado um encontro na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação para a replicabilidade do conteúdo do Módulo 3 aos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Este encontro consolidou o fluxo, oferecendo aos coordenadores subsídios práticos e teóricos estruturados para que as orientações didáticas cheguem com precisão à sala de aula.
O objetivo final é otimizar as práticas docentes e instigar reflexões pedagógicas profundas com os professores da rede, impactando diretamente o desempenho e a aprendizagem real das crianças de 1º ao 5º ano.
Pilares fundamentais
De acordo com a equipe técnica dos Anos Iniciais, o Módulo 3 foi intencionalmente desenhado para romper com o ativismo desprovido de reflexão e com o ensino puramente mecânico, dividindo-se em três pilares fundamentais: Eixo Leitura: Fluência, Estética e Construção do Sentido; Eixo Matemática: Desconstrução de Padrões e Estímulo à Criatividade;
e Pílula ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais) - a formação incorporou de forma transversal a pílula formativa de ERER como um disparador reflexivo essencial para a expansão do repertório profissional e a desconstrução de vieses no ambiente escolar.
A replicabilidade contínua realizada pelas professoras Marisa Xavier e Maraísa Colognhese asseguram o alinhamento de toda a Rede Municipal às mais modernas evidências de letramento literário e numérico. Ao capacitar os coordenadores pedagógicos com pautas repletas de "modelizações" práticas, a Secretaria Municipal da Educação garante que o planejamento escolar nas unidades seja focado em intervenções pedagógicas assertivas.
“Espera-se que as reflexões pedagógicas consolidadas neste estudo do módulo 3 transformem o fazer cotidiano das salas de aula, promovendo ambientes de aprendizagem que valorizem o pensamento crítico, a equidade racial, a fluência de leitura e o raciocínio matemático autônomo. Como consequência direta dessa qualificação das práticas docentes, a Rede Municipal projeta uma evolução sustentada nos indicadores de desempenho dos estudantes nas avaliações internas e externas, chancelando o compromisso de Marília com os padrões de excelência exigidos pelo Selo Ouro”, finaliza a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
A equipe técnica dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal da Educação realizou neste mês um novo encontro para divulgação do Módulo 3 da formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos – promovido em parceria com o Governo de São Paulo.
O programa em Marília está em consonância com as metas de elevação dos índices de alfabetização e proficiência matemática, e a Secretaria Municipal da Educação mantém uma estrutura de formação continuada do Alfabetiza Juntos, com atuação em regime de progressão qualificada.
Mensalmente, as técnicas de área dos Anos Iniciais, professoras Marisa Xavier e Maraísa Colognhese, participam ativamente das imersões e estudos teóricos promovidos no Polo de Bauru. Munidas desse repertório de excelência, as formadoras assumem a responsabilidade técnica de planejar, contextualizar e conduzir a replicabilidade das pautas formativas junto aos coordenadores pedagógicos de todas as unidades escolares do município.
Nos dias 19 e 20 de maio, foi realizado um encontro na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação para a replicabilidade do conteúdo do Módulo 3 aos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Este encontro consolidou o fluxo, oferecendo aos coordenadores subsídios práticos e teóricos estruturados para que as orientações didáticas cheguem com precisão à sala de aula.
O objetivo final é otimizar as práticas docentes e instigar reflexões pedagógicas profundas com os professores da rede, impactando diretamente o desempenho e a aprendizagem real das crianças de 1º ao 5º ano.
Pilares fundamentais
De acordo com a equipe técnica dos Anos Iniciais, o Módulo 3 foi intencionalmente desenhado para romper com o ativismo desprovido de reflexão e com o ensino puramente mecânico, dividindo-se em três pilares fundamentais: Eixo Leitura: Fluência, Estética e Construção do Sentido; Eixo Matemática: Desconstrução de Padrões e Estímulo à Criatividade;
e Pílula ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais) - a formação incorporou de forma transversal a pílula formativa de ERER como um disparador reflexivo essencial para a expansão do repertório profissional e a desconstrução de vieses no ambiente escolar.
A replicabilidade contínua realizada pelas professoras Marisa Xavier e Maraísa Colognhese asseguram o alinhamento de toda a Rede Municipal às mais modernas evidências de letramento literário e numérico. Ao capacitar os coordenadores pedagógicos com pautas repletas de "modelizações" práticas, a Secretaria Municipal da Educação garante que o planejamento escolar nas unidades seja focado em intervenções pedagógicas assertivas.
“Espera-se que as reflexões pedagógicas consolidadas neste estudo do módulo 3 transformem o fazer cotidiano das salas de aula, promovendo ambientes de aprendizagem que valorizem o pensamento crítico, a equidade racial, a fluência de leitura e o raciocínio matemático autônomo. Como consequência direta dessa qualificação das práticas docentes, a Rede Municipal projeta uma evolução sustentada nos indicadores de desempenho dos estudantes nas avaliações internas e externas, chancelando o compromisso de Marília com os padrões de excelência exigidos pelo Selo Ouro”, finaliza a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
QUINTA, 25 JUN 2026
PARCERIA - Secretarias de Educação e Cultura se alinham para ampliar oportunidades culturais na Rede Municipal de Ensino
Objetivo é fortalecer o diálogo intersetorial e planejar ações conjuntas para o enriquecimento das experiências educacionais dos estudantes
Na manhã desta terça-feira, dia 23 de junho, representantes da equipe de Ensino Fundamental (EMEF) da...
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...