Secretaria Municipal da Educação de Marília inaugura o Museu da EMEFEI “Prof Antônio Garcia Egéa”, em Amadeu Amaral

Quinta, 23/05/2024
O objetivo é preservar história e inspirar gerações

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou no dia 22 de maio de 2024 o Museu Escolar da EMEFEI Prof. Antônio Garcia Egéa, no distrito de Amadeu Amaral, um marco significativo para a comunidade da região. O projeto, idealizado pela professora Maitê Lopes, desenvolvido pelo diretor Anderson A. Paes e realizado com a colaboração de todos os funcionários e alunos, representa mais do que uma simples coleção de objetos e histórias: é um testemunho vivo do patrimônio cultural e educativo.

"Nossa equipe escolar, dedicada à educação e preocupada com a importância de valorizar e preservar a história local, mobilizou os alunos, e estes se tornaram verdadeiros responsáveis pela apresentação de nossa história", afirmou a professora Maitê Lopes.

Para o diretor Anderson Paes, cada peça doada e cada história contada foi cuidada por todos da equipe, “resultando em um acervo que reflete a rica formação da nossa comunidade rural e de nossa escola. O museu não é apenas um espaço físico, é um símbolo de união e esforço coletivo”.

Ao visitar o museu, é possível perceber que os alunos contribuíram para a montagem e explanação da exposição, aprenderam sobre o valor da história e desenvolveram um profundo senso de pertencimento e responsabilidade. Esse empreendimento conjunto fortaleceu os laços entre alunos, professores e a comunidade local, destacando a importância da colaboração e do trabalho em equipe.

A Subprefeita do distrito, Jaqueline Correia, destacou a importância do museu para Amadeu Amaral: "Com a inauguração do Museu Escolar, estamos proporcionando um ambiente onde a educação transcende as salas de aula, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender através da experiência e da conexão direta com o passado".

O museu servirá como um recurso educativo, estimulando a curiosidade e a busca da história local nas diferentes regiões da cidade. Um farol de conhecimento, orgulho e inspiração para todos nós, mantendo viva a nossa herança cultural e iluminando o caminho para um futuro de aprendizado e crescimento contínuo.