Secretaria Municipal de Educação leva alunos para espetáculo teatral sobre educação financeira promovido pelo Instituto SICOOB

Terça, 21/05/2024
Apresentação foi feita de forma lúdica e assertiva, colaborando para a formação global das crianças

A Prefeitura do Município de Marília, através da Secretaria Municipal de Educação, levou ao Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” 380 espectadores, entre alunos, professores e cuidadores, para assistirem o espetáculo teatral “Financinhas”.  Essa ação cultural promovida em parceria com o Instituto SICOOB (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) foi realizada na tarde de 17 de maio e envolveu os alunos de 1º a 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) “Prof. Amaury Pacheco” e “Profª Nicácia Garcia Gil”.

O espetáculo abordou conceitos sobre educação financeira fazendo uso de linguagem lúdica e acessível ao público infantil presente, sendo apresentadas reflexões que contribuem para a formação de gerações bem informadas e aptas a tomarem decisões conscientes, sustentáveis e derivadas de responsabilidade que o uso do dinheiro exerce nos processos relativos a finanças.

Visando à implementação da educação financeira ainda na infância, o Instituto SICOOB lançou o Programa Financinhas nas Escolas desde 2021 e vem percorrendo as escolas com peças teatrais inspiradas nos quatro livros que compõem a coleção: Caio achou uma moedinha; Margô e Davi foram ao mercadinho; Marina esqueceu de desligar a televisão; Miguel, Aninha e Dedé ganham um dinheirinho. A coleção pode ser adquirida gratuitamente por meio de download feito na página oficial do instituto: https://www.institutosicoob.org.br/programas/eixo-cidadania-financeira/programa-financinhas.html .

Segundo a Supervisora da Educação Básica, Rita Borguetti, facilitar o diálogo sobre finanças com o público infantil, apoiando os professores na abordagem desse tema, é o intuito dessa ação cultural, favorecendo a formação global dos alunos conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo oficial que norteia a educação brasileira.

O espetáculo teatral teve 60 minutos de duração, mantendo os alunos atentos e interessados nos enredos teatralizados, cumprindo com o objetivo previamente proposto.

fotos: Divulgação