Dinâmica dos Mediadores dos eixos temáticos
Discussão por eixos (08h30 – 12h00) – formato remoto (online)
Plenária Final (13h00 as 17h00) – Local: Anfiteatro da FAMEMA
Inscrições para participar das discussões
*Capacidade máxima para as salas virtuais: 99 participantes devidamente inscritos.
Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas |
||
EIXOS TEMÁTICOS |
COORDENAÇÃO |
AGENDA SALAS DE DISCUSSÃO |
I. Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
II. O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 - Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e as 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
IV. O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
V. O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
VI. O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
VII. O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
VIII. O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia.
IX. O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação |
||
EIXOS TEMÁTICOS |
EIXOS TEMÁTICOS |
EIXOS TEMÁTICOS |
I. O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância.
II. O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção |
||
EIXOS TEMÁTICOS |
EIXOS TEMÁTICOS |
EIXOS TEMÁTICOS |
I. O PNE 2024 – 2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação. |
1. Flávia Simone Rodolfo da Silveira (EMEF Nicácia Garcia Gil) - SME 2. Letice C. Neves – supervisora DE 3. Marcelo de Souza Fermino – pcnp/DE |
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
II. O PNE 2024 – 2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |
III. O PNE 2024 – 2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social. |
|
12/04/2022 08h30 as 12h00 |


