MAI
21
EDUCAÇÃO - Professores coordenadores de bebês participam de encontro formativo na Secretaria Municipal
Quinta, 21/05/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Oficina Pedagógica reuniu os profissionais que trabalham com crianças de quatro meses a dois anos de idade
As reflexões sobre o trabalho pedagógico com os bebês foi tema do encontro formativo realizado nesta quinta-feira (21 de maio), na Oficina Pedagógica da SME (Secretaria Municipal da Educação).
O evento, que acontece mensalmente, reuniu professores coordenadores, diretores e docentes nas Escolas Municipais de Educação Infantil que atendem crianças de quatro meses a dois anos de idade.
As discussões deste momento formativo permearam reflexões que compreendem o aprofundamento no estudo de conceitos como “Tempo, espaço, relações e materiais” e foram conduzidas pela supervisora da Educação Básica, Profª. Izadora Maleski Serrano; pelos assistentes técnicos Alexis Matarazzo e Lizbeth Oliveira de Andrade; e contou ainda com a participação Prof. Marcelo Campos Pereira, coordenador da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Nossa Senhora da Glória.
“Ser professora e professor de bebês não é tarefa simples. Mas requer aprofundamento teórico, estudos, discussões e reflexões acerca das particularidades da faixa etária. Momentos como esse reiteram o compromisso da educação municipal em oferecer aos docentes e, consequentemente aos bebês, o que há de mais contemporâneo nos estudos e nas práticas pedagógicas com os pequeninos”, afirma o professor Marcelo.
Além das discussões referentes ao tema proposto, os docentes participantes puderam realizar uma atividade prática a partir de fotografias de atividades pedagógicas realizadas nas suas escolas e, a partir desta análise da prática baseada na teoria apresentada, favorecer um trabalho mais elaborado para ser implementado e consolidado nas unidades escolares.
“Toda transformação possível na Educação passa, primeiramente, pelas formações continuada, permanente e sólida. A cada encontro damos um passo à frente no percurso que nos foi proposto trilhar: oferecer aos pequeninos o que há de melhor na escola e o trabalho do professor, com certeza, é foco de atenção primordial”, disseram os técnicos da SME, juntamente com a supervisora das escolas de bebês.
O próximo encontro está previsto para o mês de junho e este contará, com a presença dos diretores, dos professores coordenadores e, também, com um docente de cada unidade escolar. A intenção é que este seja mais um multiplicador dos conceitos trabalhados na formação dentro de cada escola.
Fotos: Divulgação
As reflexões sobre o trabalho pedagógico com os bebês foi tema do encontro formativo realizado nesta quinta-feira (21 de maio), na Oficina Pedagógica da SME (Secretaria Municipal da Educação).
O evento, que acontece mensalmente, reuniu professores coordenadores, diretores e docentes nas Escolas Municipais de Educação Infantil que atendem crianças de quatro meses a dois anos de idade.
As discussões deste momento formativo permearam reflexões que compreendem o aprofundamento no estudo de conceitos como “Tempo, espaço, relações e materiais” e foram conduzidas pela supervisora da Educação Básica, Profª. Izadora Maleski Serrano; pelos assistentes técnicos Alexis Matarazzo e Lizbeth Oliveira de Andrade; e contou ainda com a participação Prof. Marcelo Campos Pereira, coordenador da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Nossa Senhora da Glória.
“Ser professora e professor de bebês não é tarefa simples. Mas requer aprofundamento teórico, estudos, discussões e reflexões acerca das particularidades da faixa etária. Momentos como esse reiteram o compromisso da educação municipal em oferecer aos docentes e, consequentemente aos bebês, o que há de mais contemporâneo nos estudos e nas práticas pedagógicas com os pequeninos”, afirma o professor Marcelo.
Além das discussões referentes ao tema proposto, os docentes participantes puderam realizar uma atividade prática a partir de fotografias de atividades pedagógicas realizadas nas suas escolas e, a partir desta análise da prática baseada na teoria apresentada, favorecer um trabalho mais elaborado para ser implementado e consolidado nas unidades escolares.
“Toda transformação possível na Educação passa, primeiramente, pelas formações continuada, permanente e sólida. A cada encontro damos um passo à frente no percurso que nos foi proposto trilhar: oferecer aos pequeninos o que há de melhor na escola e o trabalho do professor, com certeza, é foco de atenção primordial”, disseram os técnicos da SME, juntamente com a supervisora das escolas de bebês.
O próximo encontro está previsto para o mês de junho e este contará, com a presença dos diretores, dos professores coordenadores e, também, com um docente de cada unidade escolar. A intenção é que este seja mais um multiplicador dos conceitos trabalhados na formação dentro de cada escola.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...
SEGUNDA, 15 JUN 2026
Educação realiza Audiência Pública para debater a Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral
Encontro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, buscou coletar ideias e sugestões da comunidade e de especialistas, visando a consolidação de uma educação pública cada vez mais inclusiva, integrada e de qualidade
Na última sexta-feira (dia...