Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JUL
02

Prefeitura Municipal de Marília através da Secretaria Municipal de Educação realizam a segunda edição do Congresso de Educação ProDocência

Terça, 02/07/2024
SME
O evento tem objetivo de contribuir para a formação contínua dos educadores e, assim, promover a educação de qualidade na rede escolar

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Educação realizam nesta quinta-feira, dia 04 de julho de 2024, a segunda edição do Congresso de Educação ProDocência de Marília. O evento que acontece no Golden Palace Eventos, em Lácio, com o credenciamento dos participantes  a partir das 17h, tem o objetivo de contribuir para a formação contínua dos educadores e, assim, promover uma educação de qualidade. 

A programação do congresso, segundo informações da Secretaria de Educação, continua na sexta-feira, 05 de julho, das 8h às 17 horas, com atividades diferenciadas para os participantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os encontros da Educação Infantil estão agendados para acontecer no Anfiteatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, enquanto as atividades para o Ensino Fundamental serão realizadas na UNIMAR - Universidade de Marília.

O secretário municipal da Educação, Helter Bochi, explica que esse congresso visa promover debates e estudos sobre a formação continuada dos educadores, proporcionando um aprofundamento teórico-prático nas principais temáticas contemporâneas e refletindo sobre os avanços na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. "Renomados especialistas da área educacional, como Marcos Meier (palestrante de abertura), Bruna Ribeiro, Stela Barbieri, Emília Cipriano e Bruna Velasques, vão participar e enriquecer o evento", diz Bochi.

Foco na Educação infantil

As discussões sobre Educação Infantil estão focadas em torno da escola como um grande ateliê, um espaço de vida cotidiana e criação das culturas infantis, construindo novos sentidos e responsabilidades. Já para o Ensino Fundamental, as reflexões estão focadas na organização do planejamento do professor e no cotidiano pedagógico com alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O professor e secretário municipal, Helter Bochi, informa ainda que ao longo dos dias de discussões profundas, haverá trocas valiosas e aprendizado compartilhado, visto que: "A educação é um esforço coletivo. Precisamos trabalhar juntos, compartilhar nossas melhores práticas e aprender uns com os outros para alcançar nossos objetivos comuns”, assegurou Bochi. O evento conta ainda com a participação dos professores das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), além dos professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), Educação Física, Inglês e estagiários, que participam das atividades específicas organizadas para a sexta-feira, dia 05 de julho. Como resultado, as escolas da rede municipal de ensino não vão funcionar (abrir) nesta data.

Investir na educação é prioridade

O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL), destaca que nos últimos anos de administração pública, tem observado um crescimento significativo na qualidade da educação em nosso município e na infraestrutura criada, através da Cultura. “Nossos esforços em investir em infraestrutura escolar, capacitação de professores e programas de apoio aos alunos têm mostrado resultados promissores nas ações de educação de nossa cidade que atualmente ganha destaque nacional. Esse Congresso de Educação ProDocência exemplifica o esforço contínuo pelo aperfeiçoamento da educação em Marília", ressalta o chefe do executivo.

Fotos: Divulgação
Fotos vinculadas