MAR
24
Projeto Guardiões da Água promove educação ambiental e protagonismo estudantil na rede municipal
Terça, 24/03/2026
SME
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Objetivo é ampliar a consciência sobre o uso racional da água, aprofundar a compreensão sobre o saneamento básico e estimular o engajamento de toda a comunidade
Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental e contribuir para a formação cidadã das novas gerações, a RIC Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lança o Projeto Guardiões da Água. A iniciativa é voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental e busca formar multiplicadores de boas práticas relacionadas ao uso consciente da água e à importância do saneamento.
Estruturado como uma ação contínua e integrada ao calendário ambiental do município, o projeto será desenvolvido entre a Semana da Água e a Semana do Meio Ambiente, envolvendo escolas de diferentes regiões da cidade para garantir ampla participação e representatividade. A proposta parte do entendimento de que a escola é um espaço estratégico para a construção de valores, promovendo consciência crítica e incentivando o protagonismo dos estudantes dentro e fora da sala de aula.
“Para a rede municipal de ensino, iniciativas como o Projeto Guardiões da Água são fundamentais, pois integram o currículo escolar a temas essenciais para a formação cidadã. Ao trabalhar a educação ambiental de forma prática e significativa, fortalecemos o protagonismo dos estudantes e contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com o futuro”, destaca a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
“O Projeto Guardiões da Água reflete o nosso compromisso em ir além da prestação de serviços, atuando diretamente na formação de uma cultura de responsabilidade ambiental. Ao envolver crianças, professores e famílias, conseguimos ampliar o alcance das ações e contribuir de forma concreta para o futuro sustentável da cidade”, destaca o engenheiro Julio Neves, superintendente comercial e de comunicação da RIC Ambiental.
A iniciativa contará com uma série de atividades educativas e práticas, incluindo apresentação institucional, reuniões de alinhamento com gestores e professores, além da entrega de materiais pedagógicos e suporte contínuo por meio de canais de comunicação direta. Entre os destaques, estão as visitas técnicas monitoradas às unidades operacionais da concessionária, onde os alunos poderão compreender, de forma didática, todo o percurso da água e a importância do tratamento adequado para a saúde pública e o meio ambiente.
“Quando os alunos vivenciam na prática como funciona o sistema de tratamento de água, o aprendizado se torna mais significativo. Eles passam a entender a complexidade do processo e a importância de cada etapa, o que contribui para o desenvolvimento de uma consciência mais responsável em relação ao uso da água”, ressalta a supervisora de tratamento de água da RIC Ambiental, Denise Alves.
Após essa etapa, os estudantes desenvolverão projetos interdisciplinares nas escolas, com orientação dos professores. As atividades incluem produções textuais, artes visuais, maquetes, apresentações culturais e campanhas internas de conscientização. A proposta valoriza a criatividade, o trabalho em equipe e o engajamento dos alunos como agentes de transformação em suas comunidades.
O encerramento do projeto acontecerá durante a Semana do Meio Ambiente, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos, ampliando a visibilidade das ações e reconhecendo o empenho das turmas participantes, que receberão certificação como “Guardiões da Água”.
Mais do que uma ação educativa, o projeto se propõe a deixar um legado duradouro ao fortalecer a educação ambiental, ampliar a consciência sobre o uso racional da água, aprofundar a compreensão sobre o saneamento básico e estimular o engajamento de toda a comunidade. Nesse contexto, a iniciativa reforça o compromisso da RIC Ambiental e da Secretaria da Educação com o desenvolvimento sustentável e com a educação como ferramenta essencial para a transformação social, contribuindo para a construção de um futuro mais consciente e responsável.
Fotos: Divulgação
Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental e contribuir para a formação cidadã das novas gerações, a RIC Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lança o Projeto Guardiões da Água. A iniciativa é voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental e busca formar multiplicadores de boas práticas relacionadas ao uso consciente da água e à importância do saneamento.
Estruturado como uma ação contínua e integrada ao calendário ambiental do município, o projeto será desenvolvido entre a Semana da Água e a Semana do Meio Ambiente, envolvendo escolas de diferentes regiões da cidade para garantir ampla participação e representatividade. A proposta parte do entendimento de que a escola é um espaço estratégico para a construção de valores, promovendo consciência crítica e incentivando o protagonismo dos estudantes dentro e fora da sala de aula.
“Para a rede municipal de ensino, iniciativas como o Projeto Guardiões da Água são fundamentais, pois integram o currículo escolar a temas essenciais para a formação cidadã. Ao trabalhar a educação ambiental de forma prática e significativa, fortalecemos o protagonismo dos estudantes e contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com o futuro”, destaca a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
“O Projeto Guardiões da Água reflete o nosso compromisso em ir além da prestação de serviços, atuando diretamente na formação de uma cultura de responsabilidade ambiental. Ao envolver crianças, professores e famílias, conseguimos ampliar o alcance das ações e contribuir de forma concreta para o futuro sustentável da cidade”, destaca o engenheiro Julio Neves, superintendente comercial e de comunicação da RIC Ambiental.
A iniciativa contará com uma série de atividades educativas e práticas, incluindo apresentação institucional, reuniões de alinhamento com gestores e professores, além da entrega de materiais pedagógicos e suporte contínuo por meio de canais de comunicação direta. Entre os destaques, estão as visitas técnicas monitoradas às unidades operacionais da concessionária, onde os alunos poderão compreender, de forma didática, todo o percurso da água e a importância do tratamento adequado para a saúde pública e o meio ambiente.
“Quando os alunos vivenciam na prática como funciona o sistema de tratamento de água, o aprendizado se torna mais significativo. Eles passam a entender a complexidade do processo e a importância de cada etapa, o que contribui para o desenvolvimento de uma consciência mais responsável em relação ao uso da água”, ressalta a supervisora de tratamento de água da RIC Ambiental, Denise Alves.
Após essa etapa, os estudantes desenvolverão projetos interdisciplinares nas escolas, com orientação dos professores. As atividades incluem produções textuais, artes visuais, maquetes, apresentações culturais e campanhas internas de conscientização. A proposta valoriza a criatividade, o trabalho em equipe e o engajamento dos alunos como agentes de transformação em suas comunidades.
O encerramento do projeto acontecerá durante a Semana do Meio Ambiente, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos, ampliando a visibilidade das ações e reconhecendo o empenho das turmas participantes, que receberão certificação como “Guardiões da Água”.
Mais do que uma ação educativa, o projeto se propõe a deixar um legado duradouro ao fortalecer a educação ambiental, ampliar a consciência sobre o uso racional da água, aprofundar a compreensão sobre o saneamento básico e estimular o engajamento de toda a comunidade. Nesse contexto, a iniciativa reforça o compromisso da RIC Ambiental e da Secretaria da Educação com o desenvolvimento sustentável e com a educação como ferramenta essencial para a transformação social, contribuindo para a construção de um futuro mais consciente e responsável.
Fotos: Divulgação
Veja também
Mais notícias da categoria SME
QUINTA, 25 JUN 2026
PARCERIA - Secretarias de Educação e Cultura se alinham para ampliar oportunidades culturais na Rede Municipal de Ensino
Objetivo é fortalecer o diálogo intersetorial e planejar ações conjuntas para o enriquecimento das experiências educacionais dos estudantes
Na manhã desta terça-feira, dia 23 de junho, representantes da equipe de Ensino Fundamental (EMEF) da...
SEXTA, 19 JUN 2026
Prefeitura promove encontro sobre a implementação do Currículo Computacional de Educação Digital e Midiática
Atividade realizada na Secretaria Municipal da Educação teve o objetivo de aprofundar saberes e articular a teoria com a prática, que vão subsidiar o trabalho docente nas unidades escolares
No último dia 16 de junho (terça-feira), a Prefeitura de...
QUINTA, 18 JUN 2026
EMEF “Roberto Caetano Cimino” recebe doação de livros do Rotary Club Marília Tradição
Cerca de 150 exemplares passarão a integrar o acervo da escola e serão utilizados pelos alunos em atividades que envolvem a leitura
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Roberto Caetano Cimino” realizou, durante esta semana, uma...