Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
FEV
03

Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo de 2026 para aproximadamente 19 mil alunos

Terça, 03/02/2026
SME
Aulas começam nos dias 05, 06, 09 e 10 de fevereiro e haverá reunião de pais nesta quarta (04) e quinta-feira (05)

A Rede Municipal de Ensino, composta por 65 escolas – 21 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 44 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), incluindo as duas escolas parceiras Lar da Criança e Amélie Boudet -, inicia, esta semana, o ano letivo de 2026 para aproximadamente 19 mil alunos - 10 mil nas Emeis e 09 mil nas Emefs.
 
As aulas terão início a partir desta quinta-feira (05 de fevereiro), sendo que entre esta quarta (04) e quinta (05) serão realizadas também a reunião de pais nas unidades escolares do município.
 
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal da Educação, o início das aulas nas Emeis ficou assim: Nível I (bebês) – dia 5 de fevereiro; Nível II (crianças de 01 ano) – dia 6 de fevereiro; Maternal I (crianças de 02 anos) – dia 6 de fevereiro; Maternal II (crianças de 03 anos) – dia 10 de fevereiro; Infantil I (crianças de 04 anos) – dia 6 de fevereiro; e Infantil II (crianças de 05 anos) – dia 5 de fevereiro. Essas últimas fazem parte das turmas de escolarização obrigatória.
 
Já o começo das aulas nas Emefs acontece nesta quinta-feira (dia 5 de fevereiro) para alunos dos 3º, 4º e 5º anos; e na próxima segunda-feira (dia 9) para os alunos de 1º e 2º ano.
 
É importante ressaltar que nos primeiros dias na Educação Infantil são realizados horários especiais, como afirma a secretária municipal da Educação, Profª. Rosemeire Frazon, o chamado período de inserção.
 
“O período de inserção e os horários especiais acontecem em virtude da idade e das necessidades de adaptação das crianças à escola. Pedimos que os pais fiquem atentos aos horários, já que a própria escola informará o cronograma de cada turma. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem ligar para a própria escola para mais esclarecimentos”, disse a secretária.
 
Com relação aos uniformes e materiais escolares, os mesmos serão entregues diretamente nas escolas e, no máximo, até o início do mês de março.
 
ATENDIMENTO DE FÉRIAS
 
A Secretaria Municipal da Educação informou ainda que durante as férias foram realizados cerca de 1.500 atendimentos entre os dias 5 e 30 de janeiro, nos quatro polos: Emei 1, 2, Feijão com Arroz, Emei Príncipe Mikasa, Emei Marina Betti César e Emei Bem Te Vi.
 
O objetivo desses polos foi atender os alunos do período integral da Educação Infantil cujas famílias comprovassem a necessidade da permanência das crianças na escola durante as férias escolares, oferecendo refeições, repouso e atividades de recreação com a supervisão de professores, auxiliares de desenvolvimento escolar e estagiários de Pedagogia, além da equipe gestora dessas unidades.
 
Fotos: Divulgação