Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal da Educação realizam Maio Laranja no enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Segunda, 27/05/2024
Ação de prevenção realizada na Emef ‘Geralda César Vilardi’ teve apoio do Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Com o apoio das Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos, a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal da Educação estão desenvolvendo nas escolas da rede municipal de ensino o Maio Laranja. A iniciativa, que tem amparo do Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, contou com solenidade realizada na terça-feira, 21 de maio de 2024, na Emef (Escola Municpal de Ensino Fundamental) ‘Professora Geralda César Vilardi’, no Jardim Teruel, zona Oeste da cidade.

A cerimônia contou com as presenças de autoridades municipais, a exemplo do vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), que na ocasião representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL), vereadores Marcos Rezende (PSD) e Vânia Ramos (Republicanos), educador Joaquim Bento Feijão,  que na oportunidade representou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, e a diretora Vanessa Bataus, além de moradores do bairro, mães e pais de alunos.

Desde 2000 o Brasil determinou o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e Adolescente. Anualmente, entidades governamentais, entidades não-governamentais e representantes da sociedade civil aproveitam essa data para, além de formulação de políticas públicas, promover reflexões e debates em todo o tema. Em Marília, as Secretarias Municipais da Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, com incentivo do Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, organizam ações para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A proposta é tirar o tema da invisibilidade, informando, sensibilizando, mobilizando e convocando toda a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos da criança e adolescentes, garantindo o seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Durante a solenidade que marcou a campanha Maio Laranja na rede educacional de Marília, realizada terça-feira, dia 21 de maio na Emef Professora Geralda Vilar - escola de turno parcial, com turmas nos períodos da manhã e tarde, do 1º ao 5º ano - discursaram sobre a relevância do enfrentamento e da prevenção a diretora Vanessa Bataus, a presidente do Rotary Club Marília-Leste, Ingrid Demori Doro, os vereadores Vânia Ramos e Marcos Rezende, o educador Joaquim Bento Feijão e o vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa. A vereadora Vânia levou o teatro da prevenção protagonizado pela personagem Emília.

Além do teatro da prevenção com a boneca Emília, estudantes da Geralda Vilar - atualmente a unidade possui 18 turmas, 450 estudantes e um corpo docente com quase 25 professores - interpretaram a música ‘O seu corpo é um tesourinho’, que traz orientações e dicas de prevenção.

Fotos: Ramon Barbosa Franco