Secretaria Municipal da Educação de Marília desenvolve atividade pedagógica inspirada na Semana Mundial do Brincar

Terça, 06/06/2023
‘A natureza no brincar’ consistiu no tema das atividades que vieram compreender a essência do ato de brincar

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Educação promoveram com entusiasmo a participação de todos os estudantes das escolas municipais na ‘Semana Mundial do Brincar’ que aconteceu nos dias 22 a 28 de maio. Com o tema: “A natureza no Brincar”, as atividades desenvolvidas intencionaram compreender a essência do brincar, desemparedar a infância e contemplar a natureza com muita aventura e diversão.

Ao longo da semana as unidades escolares elaboraram sua programação vivenciando o poder do brincar na natureza, apreciando suas paisagens, sons, cheiros e elementos naturais. O brincar livre permite que a criança perceba seus limites e possibilidades, se relacione e se expresse, garantindo ricos momentos para brincar longe das telas, como pontuou a supervisora da Educação Básica Karina Carrião.

“Para mobilizar as experiências ao longo do ano de 2023, trazemos como inspirações o naturalizar, queremos colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança", conforme ressalta o movimento internacional Aliança pela Infância.

O secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, destacou a relevância das intenções propostas nessa semana, que partem da concepção de criança que conduz as práticas educativas dos professores e professoras, garantindo o brincar como um direito universal e fundamental. “Temos o dever de assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação do direito de brincar”, salientou o professor Bochi.