Secretaria Municipal da Educação lança protocolo de seletividade alimentar para alunos do sistema municipal de ensino de Marília

Quarta, 12/06/2024
Medida é mais uma ferramenta de inclusão para os alunos com TEA

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lançou o Protocolo de Seletividade Alimentar para os alunos com TEA – Transtorno do Espectro Autista, que está sendo aplicado nas escolas do Sistema Municipal de Ensino.

A ação está embasada na Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Atualmente, o município de Marília conta com 9 nutricionistas em seu quadro técnico.

O Protocolo foi idealizado e construído pela Divisão de Alimentação Escolar, tendo em vista que a seletividade alimentar é uma característica comum entre alunos com TEA. No município de Marília, foi desenvolvido um protocolo específico para lidar com essa questão no ambiente escolar, promovendo uma melhor qualidade de vida e inclusão para esses alunos, atendendo assim a demanda das necessidades nutricionais em relação à alimentação escolar dos alunos nessas condições.

A aplicação do Protocolo de Seletividade Alimentar visa padronizar ações e promover diálogo entre a família, a Escola e a Divisão de Alimentação para que os estudantes sejam atendidos em suas especificidades, levando em consideração os alimentos aceitos e criando estratégias para auxílio do manejo da seletividade alimentar em ambiente escolar. A nutricionista responsável, Renata Vermelho Molon Carvalho, salientou “Esperamos que o Protocolo seja um instrumento de trabalho para que nutricionistas da Secretaria da Educação e gestores das escolas sejam auxiliados na tomada de decisões de cardápios especiais para o atendimento dos estudantes que necessitem.”

O Protocolo de Seletividade Alimentar para alunos com TEA no município de Marília representa um passo significativo na promoção da inclusão e bem-estar desses alunos. “A abordagem integrada, que envolve educadores, famílias e demais profissionais, garante que os alunos recebam o suporte necessário para desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e variados, contribuindo para seu desenvolvimento global e qualidade de vida”, afirma o Secretário da Educação, Helter Rogério Bochi.

12/06/2024